ERP e CRM: qual opção escolher para a minha empresa?

7 minutos para ler

As empresas estão cada vez mais atentas ao avanço da tecnologia. Afinal, nos últimos anos, foram desenvolvidas inúmeras ferramentas, como softwares e plataformas, capazes de otimizar o trabalho das mais diversas áreas e agregar valor ao negócio. Entre essas ferramentas, estão o ERP e CRM.

Tanto o ERP (Enterprise Resource Planning) quanto o CRM (Customer Relationship Management) são softwares de gestão integrada. Porém, existem algumas diferenças entre eles que podem ser um diferencial para você decidir pela opção mais conveniente.

Quer saber quais são as principais características de cada um e como escolher entre ERP e CRM na sua empresa? Então, continue com a leitura!

O que é ERP e CRM?

Antes de entender as diferenças entre os softwares, é necessário que você saiba o que é cada um e conheça suas principais funcionalidades.

O Enterprise Resource Planning (ERP) — traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais — é um software de gestão que integra em um único sistema as atividades vitais de uma organização. Com isso, ele auxilia no gerenciamento da empresa como um todo, incluindo módulos de contabilidade, gerenciamento de projetos, finanças, cadeia de suprimentos, dentre outros.

As principais funcionalidades dos ERPs incluem o gerenciamento de:

  • recursos humanos, como salários, contratações, controle de expedientes, alocação de funcionários etc.;
  • finanças, como contabilidade, contas a pagar e a receber, menores custos de compras etc.;
  • estoques;
  • cadeia de suprimentos;
  • estratégias empresariais;
  • relacionamento com o cliente.

Já o Customer Relationship Management (CRM) ­— traduzido como Gestão de Relacionamentos com o Cliente ­— é uma ferramenta voltada para atividades de interação com clientes. Apesar de também ser considerado como um software de gestão integrada, ele é mais específico, auxiliando no gerenciamento do relacionamento do cliente. Assim, é possível monitorar o ciclo de vida do cliente com a empresa, além de manter seus dados atualizados automaticamente e gerenciar suas contas.

Os CRMs contam com as seguintes funcionalidades:

  • otimização de campanhas de marketing;
  • análise de hábitos dos consumidores, como histórico de compras, ticket médio, métodos de pagamento etc.;
  • aumento na qualidade do suporte ao cliente;
  • gerenciamento de contatos;
  • gerenciamento de clientes em potencial.

Vale destacar que ambos os softwares analisam informações coletadas de múltiplas fontes, garantindo a integridade e centralização dos dados para seu acesso facilitado entre os setores da empresa.

Quais as diferenças entre ERP e CRM?

Como você pode perceber, tanto o ERP quanto o CRM servem para otimizar o fluxo de trabalho dentro das organizações, mas com diferentes abordagens. Enquanto os ERPs visam à eficiência para redução de custos operacionais, os CRMs destinam-se ao aumento das vendas com a melhora da interação com os clientes.

Dessa forma, a principal diferença entre eles está no foco dado por cada um desses softwares. Enquanto o ERP tem como objetivo atuar na organização como um todo, facilitando e otimizando o gerenciamento de todas as áreas de backoffice do negócio, o CRM tem o foco direcionado para o cliente e lida apenas com essa questão.

Sendo assim, é importante destacar que um software não é mais limitado que o outro. Cada um deles possui funcionalidades e objetivos diferentes. Dessa forma, não existe um software mais eficiente no geral, mas, sim, o mais adequado para cumprir determinados papéis dentro de uma empresa.

Existem desvantagens em ERPs e CRMs?

Infelizmente, nenhum sistema está livre de problemas. As principais desvantagens de ambos os softwares estão relacionadas aos custos de aquisição e dificuldades de implementação.

Isso significa que, na hora de implementar o ERP ou CRM, você pode se deparar com valores elevados para a aquisição do sistema. Isso é comum quando se fala em inovações tecnológicas ou soluções de TI complexas, como é o caso de ambos os sistemas. Porém, é preciso levar em conta que esses investimentos podem ser recuperados com a economia gerada em longo prazo. Além do mais, muitos dos softwares no mercado utilizam a tecnologia em nuvem, o que minimiza significativamente os custos.

Outro ponto a se destacar é que muitos funcionários se demonstram relutantes a essas novas tecnologias, em razão de sua complexidade. Dessa forma, esse pode ser um problema na hora de adquirir e implementar qualquer uma dessas opções. Porém, com a capacitação correta, é possível contornar essa resistência e garantir uma implementação completa do software à empresa.

ERP ou CRM, em qual devo investir?

Apesar de ambos os softwares terem em comum o objetivo de aumentar os lucros, cada um traz resultados distintos dentro das organizações. Tendo isso em mente, a escolha dependerá principalmente do que sua empresa mais precisa no momento.

ERPs fornecem melhores soluções para negócios de maior complexidade, em que vários setores operam sem muita integração entre suas equipes. Também, empresas em fase de expansão se beneficiam desse software, já que precisam lidar com múltiplas atividades ao mesmo tempo.

Por outro lado, um CRM é a escolha certa para quem não enfrenta as dificuldades acima, mas procura melhorar sua retenção de clientes ou lidar com atividades de vendas mais complexas. Ainda que os ERPs apresentem algumas funcionalidades de CRM, eles não contam com a gama de funções presente em um CRM completo.

O que levar em conta na hora de escolher entre o ERP ou CRM para a empresa?

Se você ainda tem dúvidas sobre qual dos softwares é a melhor opção para a sua organização, é hora de entender o que levar em conta na hora de tomar a decisão. Continue a leitura e confira, agora mesmo, nossas dicas de ouro nesse aspecto:

  • faça um levantamento dos principais problemas e dificuldades que sua empresa enfrenta no momento;
  • revise seu planejamento estratégico para compreender principais objetivos de curto, médio e longo prazos;
  • pense em qual status sua empresa quer alcançar nos próximos anos;
  • entenda quais são seus objetivos com a implementação de um novo software;
  • consulte as ferramentas que você já usa e verifique se alguma delas pode cumprir a função do novo software;
  • converse com os colaboradores para entender qual a demanda mais urgente nesse momento;
  • pense no orçamento disponível para a aquisição e implementação do software.

É possível implementar ambos os softwares na empresa?

Uma dúvida muito comum quando se fala em ERP e CRM é quanto à possibilidade de implementação de ambas as soluções. E a boa notícia é que, sim, é possível combinar as duas.

Isso porque, independentemente de suas necessidades, toda empresa precisa ter um volume de vendas consistente e manter o máximo de eficiência em suas atividades. Logo, a junção de ambos os softwares é a escolha ideal para potencializar o crescimento de uma empresa ao máximo. Afinal, com os objetivos distintos apresentados por cada uma das opções, elas podem se complementar e, portanto, potencializar o trabalho da sua organização.

Com este artigo, você entendeu as diferenças entre ERP e CRM e o que considerar na hora de escolher uma solução desse tipo. Também viu que é possível conciliar as ferramentas para potencializar os benefícios de cada uma delas. Vale lembrar que a implementação de um novo software requer um planejamento cuidadoso. Além de estudar a capacidade financeira, é preciso lembrar que investimentos em capacitação de funcionários também são necessários. Por essa razão, escolha o software ideal e planeje com cuidado a transformação.

Gostou deste artigo sobre ERP e CRM? Quer saber mais sobre essas inovações tecnológicas? Então, assine nossa newsletter e receba notícias diretamente no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This