Qual a diferença entre CRM e ERP? Descubra agora!

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Todos os dias surgem novas ferramentas para auxiliar no gerenciamento dos negócios. Entre essas soluções está o Enterprise Resource Planning (ERP), um sistema de gestão integrada, e um software de vendas, o Customer Relationship Management (CRM).

Um ERP assegura excelente controle interno das empresas a custos menores, bem como mais efetividade para as áreas de recursos humanos e finanças. Mais tradicional, o CRM ajuda a organizar as ações de vendas de uma companhia e torna os contatos com os clientes mais acertados. Portanto, há diferenças entre esses sistemas.

Deseja compreender as principais características e a diferença entre CRM e ERP para escolher a melhor opção? Continue a leitura!

O que é CRM e ERP e como eles funcionam?

ERP é um software básico de gestão utilizado por empresas de todos os portes e segmentos. Esse sistema ajuda a fazer o controle fiscal, financeiro e contábil de um negócio. Ele integra todas as informações sobre recebimento de receitas e pagamento de despesas, considera o custo dos tributos de todas as operações e auxilia na criação de novas estratégias.

O CRM, por sua vez, é um software que se refere à gestão do relacionamento com o cliente. O sistema é utilizado pelos gestores para cuidar da base de consumidores de uma empresa. Essa opção protege os dados comerciais, possibilita a descoberta de planos de ação mais assertivos, o gerenciamento das metas, a avaliação dos vendedores e o aumento das vendas.

Quais são suas funcionalidades?

As funcionalidades de um ERP aumentam a eficiência na distribuição de dados estratégicos e das informações do negócio. Elas reduzem o retrabalho porque a gestão das atividades é aprimorada, por integrar todos os setores, tornando os processos organizacionais mais fluidos. Por outro lado, dão maior agilidade às equipes e eliminam gargalos burocráticos.

Já o CRM conta com diversas ferramentas que permitem registrar e acompanhar os diálogos com cada cliente para a formação de conhecimento teórico e prático do público consumidor. Ele forma o histórico com um registro fiel das interações entre os colaboradores e os clientes da empresa, sendo fundamental para a criação de estratégias de venda e marketing.

Quais são as principais diferenças entre eles?

Antes de implementar uma dessas ferramentas é importante entender como se diferem. Ambas podem ser usadas nas empresas, não importa qual seja seu tempo de atuação no mercado. Elas são simples de usar e a adaptação dos usuários ocorre com rapidez em função da sua simplicidade. Veja a seguir algumas diferenças entre ERP e CRM!

Objetivos

O principal objetivo de um ERP é aumentar a produtividade, bem como reduzir os prazos de entrega dos pedidos. A solução evita erros, desperdícios, custos com mão de obra e Tecnologia da Informação (TI). Essa tecnologia melhora a gestão tributária e evita multas, assim como facilita a compra e venda de mercadorias e a gestão do estoque.

Os objetivos do CRM são distintos, já que ele aumenta as vendas, economiza o tempo dos vendedores e possibilita organizar facilmente as informações. O software diminui os gastos com papel, facilita o treinamento das equipes e diminui a necessidade de procurar documentos físicos. Os dados ficam acessíveis e são localizados com maior agilidade.

Destinação

O CRM é útil para o setor de vendas e de marketing, razão pela qual sua destinação é para os setores comerciais de uma empresa. Com ele são criados planejamentos para atingir as metas de faturamento. O foco do ERP é interno e voltado para o gerenciamento dos custos e das informações internas de maneira automatizada.

Integração

A integração de um software de ERP com uma solução de CRM é fundamental para profissionalizar de uma vez uma empresa. Esse processo possibilita estruturar, padronizar e otimizar os procedimentos, ao mesmo tempo que cria o ambiente perfeito para manter os relacionamentos com os clientes e potenciais clientes. Integrar as ferramentas ajuda a realizar uma gestão mais estratégica.

Agora você já compreende a diferença entre CRM e ERP? Escolha a melhor alternativa tendo como base as necessidades da sua empresa: otimização das vendas ou dos processos internos. Analise se é mais importante controlar os clientes, monitorar o setor financeiro ou aperfeiçoar a gestão do negócio de modo integral.

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