Você já ouviu falar em criptografia de dados? Se acha que isso é coisa de filme de ficção científica, saiba que a criptografia está — ou, pelo menos, deveria estar — mais perto do que você imagina.
A criptografia de dados é o processo utilizado para reduzir e, até mesmo, eliminar as chances de terceiros terem acesso às informações que são compartilhadas na sua empresa. Ela é uma forma de codificar dados e mensagens de forma que apenas quem possui a chave certa seja capaz de entendê-la. Com isso, mesmo que haja uma invasão, sem a chave não é possível acessar as informações do seu negócio ou clientes.
Quer saber para que serve e como funciona a criptografia de dados? Então continue a leitura e entenda mais sobre o assunto agora mesmo!
Como funciona a criptografia de dados?
A criptografia de dados é feita com a utilização de um software específico. Esse software capta as mensagens e as codifica, permitindo que apenas quem possui uma chave seja capaz de lê-las.
Para entender melhor, imagine o sistema de comunicação dentro da sua empresa. Dois colaboradores estão conversando, na plataforma de comunicação que a organização utiliza, sobre questões financeiras da empresa. Essa conversa é necessária para a realização das atividades, mas se cair nas mãos de pessoas mal intencionadas, pode trazer uma série de prejuízos para o negócio.
É aí que a criptografia atua como uma aliada. Antes de enviar a mensagem, o software a codifica de forma que, caso seja interceptada, não seja possível compreendê-la. Apenas o destinatário correto possui a chave para a tradução, o que significa que só ele será capaz de ler a mensagem.
Para que serve a criptografia de dados?
A criptografia de dados tem como principal função a proteção da sua empresa. Afinal, ela é uma ótima forma de garantir o sigilo das informações do negócio, evitando que elas sejam acessadas por pessoas sem autorização.
Dessa forma, ela serve para aumentar a segurança da informação do negócio. Com isso, evita perdas financeiras e, até mesmo, prejuízos na reputação da empresa. Isso também pode ajudar a sua empresa a cumprir com as exigências da LGPD, evitando multas e outras punições para a sua empresa.
Quais são as aplicações da criptografia de dados?
Agora que você já sabe o que é, como funciona e para que serve a criptografia de dados, que tal entender um pouco mais sobre onde ela pode ser usada. Veja algumas das principais aplicações dessa metodologia:
- comunicação interna da empresa;
- transações financeiras;
- acesso a dados de projetos;
- acesso a relatórios organizacionais;
- login de usuários.
Como você pode perceber, a criptografia de dados é essencial para garantir a segurança da informação na sua empresa. Portanto, comece a repensar a forma como você armazena e troca dados na organização, investindo em criptografia para proteger a empresa, clientes e colaboradores. Você pode usá-la para evitar a divulgação de relatórios, dados de projetos, mensagens e, inclusive, informações financeiras do negócio.
Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar um relato? Então aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário.