Os bancos de dados são ferramentas indispensáveis para empresas que atuam no mercado atualmente. Com o auxílio da computação em nuvem, muitos profissionais passaram a usar uma forma de armazenamento distribuído, na qual as informações podem ser replicadas em vários sistemas independentes na mesma rede. Essas soluções oferecem formas eficazes de acessar e armazenar dados confidenciais e informações sigilosas.
É claro que ainda existem alguns desafios para esses sistemas, os quais estão associados à movimentação de informações em ambiente digital. Porém, o banco de dados na nuvem disponibiliza diversas vantagens que os tornam bastante atrativos para as organizações empresariais. Neste post, explicaremos o que significa esse conceito e seus principais benefícios para os negócios.
Deseja entender como o banco de dados na nuvem atende às necessidades de uma empresa? Continue a leitura e fique por dentro!
O que é um banco de dados na nuvem?
Banco de dados na nuvem é uma solução construída, implantada e acessada em um ambiente cloud, que pode ter estrutura privada, híbrida ou pública. Esses bancos ficam hospedados e são gerenciados nas nuvens para serem acessados pela Internet a qualquer momento e a partir de qualquer local: basta ter um dispositivo conectado.
Eles dispensam a necessidade de adquirir um servidor físico local e são perfeitos para empresas que trabalham com equipes remotas ou colaboradores em home office, que precisam do acesso aos dados em trânsito. Além disso, as soluções são configuradas de forma rápida e podem ser facilmente reduzidas ou ampliadas para atender à eventual mudança organizacional.
Quais os benefícios de utilizar um banco de dados na nuvem?
Os bancos de dados na nuvem têm como vantagem a escalabilidade e flexibilidade, ou seja, eles podem ser dimensionados para lidar com um aumento de tráfego ou informações.
Isso significa que pode ocorrer a adição de mais servidores ao banco para atender mais solicitações ou o uso de mais recursos para aumentar a sua capacidade. Veja outras vantagens!
Segurança aprimorada
Bancos de dados em nuvem oferecem várias opções para reduzir riscos de ataques em todas as empresas. Os provedores cloud usam criptografia e controle de acesso para proteger as informações armazenadas na solução online.
Quem fornece os serviços pode usar a automação para aplicar as melhores práticas e utilizar recursos de segurança que reduzam as probabilidades de erro humano.
Custos otimizados
As empresas que usam bancos de dados em cloud diminuem despesas, já que eliminam a necessidade de compra de hardware e infraestrutura de TI.
Os modelos de assinatura de pagamento permitem que os usuários configurem para o estado estacionário, ou aumentem a demanda de pico durante períodos de maior movimento, conforme o uso.
Alta confiabilidade
Os provedores de serviços na nuvem usam replicação e balanceamento de carga, que distribui solicitações entre vários servidores. Consequentemente, as informações podem ser copiadas entre vários servidores e estarão sempre disponíveis para quem trabalha um grande volume de solicitações.
A criptografia garante que os dados sejam protegidos e o controle de acesso garante que apenas usuários autorizados visualizem conteúdos.
Compreendeu por que vale a pena utilizar um banco de dados na nuvem? Essas soluções podem ser configuradas e desativadas rapidamente, além de serem fáceis de testar, validar e operacionalizar. Ao usar esses serviços, não há necessidade de comprar equipamentos ou perder tempo aguardando remessas, instalação e configuração de rede.
Gostaria de receber mais novidades na caixa de entrada do seu e-mail? Então assine a newsletter e receberá atualizações constantes!