O investimento em tecnologias são essenciais para as empresas se manterem relevantes no cenário atual. Conseguir atender às expectativas dos clientes é indispensável para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Os bots são ferramentas capazes de auxiliar em diferentes níveis, trazendo ótimos benefícios para as organizações.
Além de facilitar o trabalho dos colaboradores, eles são muito importantes para alcançar um público cada vez mais exigente. Eles facilitam a comunicação com a empresa, auxiliam na jornada de compra e muito mais. Continue acompanhando e entenda a importância dos bots para o seu negócio!
O que são bots?
Vindo da abreviação da palavra “robot” em inglês, os bots são robôs virtuais programados para exercerem tarefas em diferentes graus de complexidade. Eles são capazes de automatizar os processos, além de realizar diversos tipos de atividades em um curto período.
Eles também são capazes de atender dúvidas dos consumidores, realizar pesquisas e várias outras tarefas, sem a necessidade de uma intervenção humana. Os bots podem ser programados com inteligência artificial. Isso significa que eles aprendem a lidar com as atividades propostas de acordo com o seu nível de uso.
Esses robôs virtuais já existem há um bom tempo. Eles surgiram em 1950, em que o matemático Alan Turing desenvolveu um teste programado com bots para alcançar o seu objetivo. Porém, eles começaram a se popularizar mais recentemente, com o advento da internet.
Quais são seus benefícios para as empresas?
Um dos principais benefícios do uso de bots é a sua praticidade. Eles são bem simples de programar e contam com um baixo custo de investimento. O seu uso permite disponibilizar centrais de atendimento 24 horas para o seu público, dispensando a necessidade de contratar um operador exclusivo para essa atividade.
Além disso, eles permitem automatizar diversas tarefas, reduzindo o esforço e maximizando o tempo dos seus colaboradores. O investimento em bots é extremamente benéfico para quem quer potencializar os seus resultados e se destacar no mercado.
Seu uso também é bastante comum para analisar o comportamento do público, coletando dados valiosos sobre o seu comportamento e objetivos. Isso ajuda a alinhar os esforços da empresa em relação às expectativas dos clientes, melhorando o seu sucesso.
Onde eles podem ser usados?
Os bots são bastante usados no mercado como chatbots. Eles servem como forma de atendimento ao consumidor, disponibilizando uma central de comunicação online 24 horas por dia. Essa função se mostra bastante eficiente, capaz de atender diversos tipos de demandas sem a necessidade de um operador tomando conta da ferramenta.
Outro uso dos bots que traz ótimos resultados é na automação de processos. Os robôs virtuais conseguem substituir diversas tarefas repetitivas e facilitar a execução de diferentes processos.
Eles também são usados para facilitar a qualificação de leads para os empreendimentos. Os bots conseguem direcionar os clientes para outras etapas do funil ou até mesmo encaminhá-los para a conversão.
O investimento em bots é uma alternativa barata e eficiente para quem quer alcançar resultados mais expressivos. O uso de tecnologia nas empresas é essencial para otimizar o desempenho e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Gostou de aprender sobre a importância dos bots? Assine a nossa newsletter e acompanhe mais tendências para aprimorar o seu empreendimento!