Como funciona o DLP do Google Workspace? Saiba tudo sobre essa solução

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Você já parou para pensar na quantidade de informações que são trocadas no seu e-mail todos os dias? Imagine que elas sejam roubadas ou deletadas de uma hora para outra. Provavelmente, não é só você que ficaria perdido, mas sim toda a empresa sofreria sem os dados necessários para realizar as atividades ou temendo o mal uso por parte de quem roubou as informações.

É aí que o DLP do Google Workspace se mostra como uma ferramenta essencial. Essa é a sigla para Data Loss Prevention que, em tradução literal, significa Prevenção de Perda de Dados. Dessa forma, o DLP é uma ferramenta que protege as informações da sua empresa, seja no e-mail ou Google Drive, evitando que elas se percam ou sejam roubadas.

Quer saber mais sobre essa solução? Continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é o DLP do Google Workspace?

O DLP é uma ferramenta do Google Workspace que tem como objetivo a prevenção da perda e transferência de dados da conta do Google da sua empresa. Isso significa que a ferramenta monitora as transferências e arquivos de dados da conta, de forma a identificar qualquer situação anormal ou possível desvio.

Com isso, caso identifique uma situação que coloca os seus dados em risco, seja de perda, seja de transferência para pessoas não autorizadas, a ferramenta é capaz de impedir esse processo. Dessa forma, evita que a situação indesejada seja concluída.

Quais são os principais recursos do DLP?

Para garantir a proteção das suas informações, o DLP do Google Workspace conta com alguns recursos importantes. Conheça os principais deles!

Gerenciamento de dados

Uma das principais funções dessa ferramenta é o gerenciamento de dados, incluindo downloads, transferência e compartilhamento de arquivos e exclusões. Dessa forma, ele evita que arquivos cheguem a pessoas não autorizadas e monitora todo o processo de troca e compartilhamento. Também evita que documentos importantes sejam deletados.

Criação de regras específicas

Cada empresa está sujeita a determinados riscos específicos, dependendo dos tipos de dados e compartilhamentos que ocorrem dentro do negócio. Dessa forma, o DLP permite que você gerencie esse processo de acordo com as necessidades do negócio, criando regras para bloqueios e auditorias específicas, de acordo com a realidade do negócio.

Gerenciamento de incidentes

O DLP também é capaz de detectar possíveis vulnerabilidades e incidentes, notificando as pessoas e recursos envolvidos de forma ágil. Você recebe um alerta e é capaz de tomar as ações necessárias rapidamente, antes que esse incidente possa causar maiores danos para a organização.

Quais são as vantagens do DLP do Google Workspace?

Agora que você já entende mais sobre o DLP do Google Workspacee os recursos dele, é hora de entender quais são as principais vantagens que ele oferece:

  • evita a perda de dados;
  • auxilia no cumprimento da LGPD;
  • protege a empresa contra pessoas mal intencionadas;
  • ajuda na segurança da informação do negócio.

Com esse artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o Data Loss Prevention, o DLP do Google Workspace. Descobriucomo essa ferramenta funciona, assim como alguns dos recursos dela, entendendo como ela contribui para a proteção dos dados da sua empresa e com a segurança da informação.

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