Fique por dentro da metodologia ITIL e como ela ajuda sua empresa

3 minutos para ler

Dentro de uma empresa, há muitos processos que apresentam grandes falhas por não terem sido desenvolvidos com a tecnologia correta. Para evitar isso, basta uma simples prática, o uso da metodologia ITIL.

Ela reúne e destaca as melhores ferramentas para o técnico de TI trabalhar, tanto em relação ao desenvolvimento de processos internos da empresa, como produção e organização, quanto aos externos, referente à comunicação com o cliente.

Contudo, para conhecer um pouco mais sobre a ITIL, é necessário falar de sua origem e seu real significado. Confira!

Início da metodologia ITIL

O projeto da metodologia ITIL foi criado nos anos 80, pelo governo inglês, com o objetivo de construir uma biblioteca virtual referente às técnicas e tecnologias de TI utilizadas. Dando assim origem ao seu nome, Information Technology Infrastructure Library, que traduzindo fica: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Ou seja, a ITIL apresenta um conceito simples, uma biblioteca da área de TI. Entretanto, na prática, o ITIL não apenas reúne informação, mas mostra para o técnico qual a melhor tecnologia e método a ser usado para realização de uma tarefa do setor de TI. Criando assim um padrão que, segundo seu objetivo, deve ser seguido por empresas do mundo inteiro.

Vantagens de aderir a essa metodologia

Se o objetivo da metodologia é ser seguida por empresas de todo o mundo, claramente seu uso deve apresentar vantagens para o técnico e para sua empresa. Veja algumas delas a seguir!

Melhora na qualidade da comunicação com o cliente

Como já mencionado, essa metodologia apresenta vantagens para processos externos, isto é, que dialogam com o cliente. Sendo assim, é possível consultar, por meio da ITIL, técnicas de suporte e desenvolvimento para melhoria da comunicação entre empresa e cliente.

Aumento na qualidade dos serviços

Assim como a melhoria nos processos externos, é possível também otimizar os internos com o uso da ITIL. Dessa forma, o técnico de TI pode utilizar da metodologia para melhorar os processos de produção e desenvolvimento do produto fornecido pela empresa.

Redução de riscos

A metodologia ITIL apresenta as melhores tecnologias a serem usadas em conjunto com as melhores técnicas para realização de um processo, fazendo com que diminua a chance dessa operação dar errado ou apresentar problemas no futuro. Com isso, haverá uma grande redução de riscos e imprevistos nos processos internos e externos da empresa.

Funcionamento da ITIL

Essa metodologia apresenta um passo a passo para o técnico de TI, que caso seja seguido fielmente apresentará os resultados para o processo realizado.

Para deixar mais claro, supondo que o técnico busque como realizar uma gestão de incidentes. Assim, ele vai buscar na ITIL sobre o tópico mais recente sobre o assunto — visto que as técnicas estão sempre em atualização dentro da metodologia — e seguirá seu passo a passo para obter o resultado desejado. Sendo que dentro dessa biblioteca estará como e com qual ferramenta é possível realizar cada ação.

Depois de aprender sobre a metodologia ITIL e ver as vantagens que ela tem a oferecer, além de seu funcionamento, você já está pronto para botar em prática aquilo que foi lido e alavancar os processos da sua empresa.

Para melhorar ainda mais a produtividade de sua empresa, veja também essas ótimas 5 ferramentas de venda que vão ajudar no processo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This