Entenda o que é a modernização de aplicações, sua importância e como implementar na empresa

7 minutos para ler

As aplicações e soluções tecnológicas formam a espinha dorsal de muitas organizações. Entretanto, algumas ainda estão impedindo as empresas de alavancar novas tecnologias digitais, por exemplo, dispositivos móveis, nuvem e Internet das Coisas (IoT). Essas tendências são essenciais para criar experiências modernas para fornecedores, clientes, colaboradores parceiros, investidores e outros stakeholders.

A modernização das aplicações continua sendo um desafio para os times de Tecnologia da Informação (TI), que buscam formas de conectar os sistemas com aplicativos modernos de forma rápida e eficiente. Esses profissionais precisam minimizar as interrupções ou falhas das soluções tecnológicas que podem levar à queda do sistema e gerar prejuízos para os negócios.

Quer entender o que é a modernização de aplicações e a sua importância nos negócios? Siga em frente e descubra como realizar esse processo!

Saiba o que é a modernização de aplicações

Modernização de aplicações é um processo que tem como objetivo modernizar os recursos, atualizar a infraestrutura de plataforma de aplicativos legados existentes e a sua arquitetura interna. Ao migrar esses apps, as empresas agregam valor comercial a partir de soluções antigas, atualizando-as com capacidades modernas e bem alinhadas com o sistema já utilizado.

Desse modo, a modernização de aplicações é o reaproveitamento, a consolidação ou a alteração dos programas ou dos códigos de softwares para a criação de valores, bem como para alinhar a solução tecnológica conforme as necessidades atuais de um negócio. Existem abordagens que se concentram somente em trazer novos aplicativos para a arquitetura da nuvem.

Contudo, apenas adquirir novos padrões ou lançamentos do mercado pode não ser a melhor escolha. Manter e atualizar as suas aplicações por meio de processos de desenvolvimento de software pode trazer economia de recursos, embora seja uma etapa crítica e mais complexa. O desafio pode ser ainda maior se os softwares estão desatualizados há muito tempo.

Compreenda a importância da modernização de aplicações

As alternativas ofertadas pelos serviços de modernização de aplicações incluem rearquitetura, interoperabilidade, recodificação, nova hospedagem, reengenharia, substituição, desativação e re-plataformas. Eles trazem mais esclarecimentos sobre arquitetura e atualização de softwares para garantir o sucesso das empresas. Veja a seguir os principais benefícios de realizar esse processo e modernizar a sua infraestrutura!

Excelência no desempenho

A utilização de novas aplicações e recursos oferece agilidade e melhora o desempenho dos sistemas e dos colaboradores, que ganham produtividade em suas rotinas. O enfrentamento dos desafios para modernizar a arquitetura integra funcionalidades inovadoras às soluções usadas pelos times, oferece informações valiosas e permite a substituição estratégica de alguns aplicativos na nuvem para ganho de escalabilidade.

Redução de custos

Modernizar as suas aplicações diminui o tempo necessário para a constante atualização e reduz os custos operacionais em geral. A modernização oferece continuamente experiências otimizadas aos usuários finais, às equipes de trabalho e aos gestores da organização, independentemente da troca das soluções tecnológicas ao longo do tempo, que nem sempre precisará ser efetuada.

Mais eficiência

A modernização das aplicações aprimora as atividades e impacta positivamente a produtividade dos talentos. Permite que os integrantes de uma equipe atendam com mais eficiência os clientes ou parceiros acessando a tecnologia nativa do ambiente cloud. Com isso, novas oportunidades de negócios podem surgir, já que os sistemas são reformulados e implantados de modo orientado por procedimentos.

Conheça os principais desafios da modernização de aplicações

Há muitos desafios inerentes às estratégias de modernização de aplicações. Cada um deles envolve a busca por fornecedores ideais de aplicativos para uma empresa específica. Isso gera dependência de um único fornecedor no decorrer dos anos e, consequentemente, as necessidades de modernizar as soluções tecnológicas aumentam juntamente com os gastos que não foram planejados.

Outro desafio se faz presente quando uma empresa utiliza aplicações difíceis de alterar por serem versões mais antigas e projetadas para serem inalteráveis. Por exemplo, aplicativos de gestão empresarial SAP, que foram projetados com configurações de segurança e rede fortemente acoplados à infraestrutura subjacente. Essa ligação é capaz de dificultar a modernização dos sistemas.

A equipe de TI também pode enfrentar desafios para a modernização se tiver que fazer a gestão de um portfólio diversificado de aplicações. Nesse caso, as ferramentas utilizadas podem ser específicas para uma aplicação ou infraestrutura. Isso dificulta a análise de todos os pontos dos produtos que estão sobrepostos e dos contratos dos fornecedores.

Confira dicas de como realizar o processo de modernização

Você pode iniciar a modernização das aplicações adotando um modelo de computação nativa em nuvem que executa funções fora das estruturas físicas da empresa. Ele não eliminará a necessidade de usar um servidor, mas vai terceirizar o código dos softwares para o provedor cloud. Observe abaixo outras dicas para começar a modernizar os aplicativos!

Crie um roteiro

Inicie o processo criando um roteiro de modernização de aplicações e inclua nele todos os detalhes inerentes. Por exemplo, especifique a estrutura organizacional pretendida, configurações de rede e de armazenamento, servidores e o modo como os aplicativos serão implantados ou atualizados nos servidores. Registre todos os componentes envolvidos e modele as suas arquiteturas.

Separe aplicações da infraestrutura

Simplifique a criação de um ambiente de aplicações virtualizadas utilizando ferramentas adequadas e softwares livres, como APIs de nuvem e contêineres para permitir a implementação de novas abordagens em escala. Separe os aplicativos corporativos da infraestrutura subjacente, as fontes de dados e as configurações de segurança para que sejam executados em qualquer lugar.

Projete novas versões

Utilize diferentes combinações de infraestrutura para alcançar total portabilidade e romper certos bloqueios inseridos pelos fornecedores. As aplicações de terceiros têm um clico de vida e são alvo de diversas atualizações. Catalogue esses aplicativos como componentes essenciais e projete novas versões, faça testes de migração, integração e desempenho para acelerar o processo de modernização.

Incorpore segurança às aplicações

Desde o início do projeto de modernização, incorpore segurança às aplicações e tenha em mente que todo o serviço precisa ser planejado. Reflita sobre o ciclo de vida dos aplicativos e mantenha-os seguros desde que sejam implantados à infraestrutura da empresa. Aposte na visão modular e permita que a organização gerencie as soluções em nível individual.

Entendeu o que é a modernização de aplicações, sua importância e como implementar na empresa? Um bom desenvolvedor projeta aplicativos flexíveis, escaláveis e consistentes que funcionam em uma variedade de ambientes. As empresas que atuam especificamente como desenvolvedoras e integradoras de TI aceleram a adoção de soluções em cloud, confere segurança e disponibilidade às soluções tecnológicas.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então registre o seu comentário ou sugestão que em breve retornaremos!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This