Afinal, qual é a melhor solução entre o Google Workspace e o Microsoft 365?

6 minutos para ler

Google Workspace ou Microsoft 365? São dois conjuntos distintos de recursos desenvolvidos para uso profissional ou acadêmico, ambos voltados para armazenamento de arquivos, colaboração e gestão de tarefas. As ferramentas facilitam a execução das atividades empresariais com aplicações específicas para várias demandas.

Cada conjunto de ferramentas pode oferecer respostas diferenciadas às necessidades de uma empresa ao permitir a realização de tarefas na nuvem por meio de um dispositivo móvel ou computador. Mas essas plataformas são bem diferentes uma da outra.

Neste artigo, vamos apresentar um comparativo entre as duas plataformas para que você consiga escolher se prefere o Google Workspace ou Microsoft 365 para a sua organização. Quer saber quais são os recursos de cada uma? Siga em frente!

Qual é a melhor solução para empresas: Google Workspace ou o Microsoft 365?

Os profissionais podem utilizar os recursos dessas plataformas para gerenciar calendários e arquivos, enviar e-mails, fazer videoconferências, criar planilhas, documentos e apresentações. O Google Workspace traz a possibilidade de uso dos seus recursos de maneira offline, sem precisar de acesso à Internet para a realização de diversas tarefas, por exemplo, modificar um documento.

O Microsoft 365, por sua vez, oferece alguns aplicativos de desktop ou programas que podem ser usados no computador sem ter que acessar a web. Mas o Google Workspace é considerado a melhor alternativa para novos negócios que aderiram ao trabalho híbrido ou home-office e trabalham muito online. Os seus recursos oferecem agilidade e rapidez como um dos principais diferenciais.

As ferramentas colaborativas do Google na versão gratuita já fazem parte da realidade de muitas pessoas. Desse modo, a transição para o Google Workspace tende a ser bastante natural para os colaboradores da maioria dos departamentos. A plataforma oferece serviços altamente necessários e robustos, ferramentas de produtividade e comunicação para profissionais de várias áreas.

Quais são os principais fatores relacionados ao Google Workspace ou o Microsoft 365?

Os recursos das plataformas podem ter semelhanças, no entanto, compreender as suas diferenças é fundamental para fazer uma escolha certeira. Quem busca facilidade de integração e uso 100% web pode optar pelo Google Workspace, pois existem detalhes que inviabilizam o uso do Microsoft 365 para alguns usuários. Veja, adiante, os aspectos mais relevantes das plataformas!

Armazenamento

O armazenamento do Microsoft 365 pode ser feito offline e salvo de forma física, enquanto o Google Workspace disponibiliza todos os recursos online e os arquivos são salvos na nuvem. Nesse caso, o usuário salva o arquivo no Drive e, depois, poderá baixá-lo em um dispositivo, se for necessário. Além disso, os arquivos economizam espaço.

Sincronização

A possibilidade de sincronização de arquivos é um recurso oferecido pelas duas plataformas. O Google Workspace utiliza um mecanismo inteligente para oferecer acessibilidade e oportunidade de edição dos documentos sem precisar usar o HD das máquinas. Com esse recurso, várias contas podem ser sincronizadas em um dispositivo e os serviços de cloud computing permitem a fácil expansão do espaço.

O programa Drive for Desktop do Google Workspace favorece, ainda, a sincronização entre dispositivos. Os arquivos do Google Drive, que pode ser instalado no computador, permanecem visíveis e acessíveis por meio do explorador de arquivos da máquina, embora não estejam fisicamente baixados. O recurso faz streaming dos arquivos, que podem ser normalmente abertos, editados e salvos novamente.

Ferramentas e recursos

Ambos os serviços disponibilizam ferramentas de comunicação para os colaboradores da empresa, parceiros e clientes. Elas favorecem a produtividade dos profissionais ao permitir a realização de videoconferências em tempo real. O Microsoft 365 utiliza o Teams para as reuniões de áudio e vídeo e fornece uma plataforma de chat para manter o time dos parceiros alinhados.

Já o Google Workspace disponibiliza o Google Meet para a realização das reuniões de videoconferência. A ferramenta permite a criação de um link que precisa ser enviado para as pessoas que vão participar da reunião. O encontro pode ser acessado em computadores, notebooks, smartphones, tablets e outros dispositivos. Esse recurso pode ser integrado a outras plataformas, como Cisco ou Skype.

O usuário do Google Meet pode criar um número telefônico temporário para a realização de ligações pelos participantes ou usar a plataforma de chat para as conversas em grupo ou particulares. O Google Chat é integrado ao Google Drive para facilitar o envio e o armazenamento de documentos. O serviço também oferece lista de distribuição de e-mails.

Aplicativos mobile

As duas plataformas contam com aplicativos para tablets e smartphones que ajudam a realizar qualquer tarefa sem ter que acessar um computador. O Microsoft 365 disponibiliza apps dos seus principais programas: Excel, Word, One Drive, e PowerPoint. Diante disso, os arquivos podem ser acessados e editados diretamente na conta do usuário.

O Google Workspace oferece os aplicativos Planilhas, Documentos, Drive, Apresentações, e outros. Com eles, é possível editar, compartilhar, localizar e salvar arquivos existentes nas contas dos usuários por meio de dispositivos móveis. Os aplicativos do Gmail, do Google Meet e do Google Chat são utilizados para comunicação, enquanto o Google Admin facilita o gerenciamento das funcionalidades e dos usuários.

Os aplicativos do Google são os mesmos usados nas contas gratuitas, e basta fazer o login no Google Workspace para que eles fiquem disponíveis para a empresa. A usabilidade desses apps poderosos é intuitiva e simplificada para assegurar o sucesso das equipes. Os colaboradores se adaptam a eles com bastante facilidade e motivação.

Recursos avançados

O Google Workspace oferece funcionalidades interessantes, como definição de política de senhas, verificação em duas etapas, controle de usuários, gerenciamento dos dispositivos móveis, etc. A empresa pode criar regras para uso de programas, grupos de usuários com permissões distintas, acessar registros de auditoria integrada, pesquisa de dados e serviços de retenção com o Google Vault.

Descobriu qual é a melhor solução entre o Google Workspace ou Microsoft 365? O Google Workspace se destaca pelas integrações e pela praticidade de uso dos seus recursos de colaboração. A Multiedro é uma empresa que atua na área de serviços de TI e se tornou uma parceira das soluções do Google por reconhecer as suas vantagens.

Deseja descobrir como ter acesso ao suporte necessário para começar a usufruir dos benefícios do Google Workspace? Entre em contato!

Posts relacionados

Um comentário em “Afinal, qual é a melhor solução entre o Google Workspace e o Microsoft 365?

  1. Incrivelmente esclarecedor.
    Um caminho excelente de orientações para nossas abordagens comerciais.
    Muitíssimo agradecido.

    Espero que venham outras comunicações com este nível. Parabéns.

Deixe um comentário

Share This