Saiba o que é a blockchain e como funciona essa tecnologia!

4 minutos para ler

Blockchain é um banco de dados distribuído entre uma rede de computadores. Tornou-se bastante conhecido por desempenhar um papel crucial nos sistemas de compra e venda de criptomoedas. Sua função é manter um registro seguro e descentralizado de transações, e hoje não se limita ao uso de moedas virtuais.

Na atualidade, blockchains podem ser usados ​​para tornar os dados imutáveis em qualquer empresa, portanto, esse termo é usado para descrever sua impossibilidade de ser alterado. Eles reduzem a necessidade de contratar auditores ou mão de obra especializada, os quais agregam custos aos negócios. Neste post, vamos explicar o que é blockchain e como funciona essa tecnologia.

Gostaria de conhecer as principais características do blockchain? Acompanhe a leitura!

Saiba o que é blockchain

Blockchain é uma espécie de banco de dados compartilhado que difere de um sistema convencional no seu modo de armazenar as informações. Os blockchains armazenam diferentes tipos de dados em blocos vinculados por meio de criptografia, motivo pelo qual o seu uso é muito comum nas transações que envolvem a utilização da web.

No caso das criptomoedas, por exemplo, o blockchain é descentralizado para que nenhum usuário ou grupo tenha controle integral. Em vez disso, todos os interessados mantêm o controle coletivamente. Os dados inseridos nos blockchains são irreversíveis, ou seja, são imutáveis. No Bitcoin, as operações são registradas de modo permanente e podem ser visualizadas por qualquer usuário.

Veja como funciona

Um blockchain é semelhante às planilhas ou bancos de dados, onde as informações são registradas e armazenadas. Mas ele se diferencia pela maneira como cada informação é estruturada e acessada. Por serem programas chamados scripts, eles conduzem as atividades de inserção e acesso salvando cópias em diversas máquinas.

O blockchain é o responsável por coletar as informações de cada transação e as inserir em um bloco. Uma vez que os blocos estejam cheios, os dados passam por um algoritmo de criptografia e, consequentemente, é criado um número hexadecimal chamado hash. O hash permite a criação de uma série de blocos que são encadeados.

Confira alguns exemplos do uso dessa tecnologia

O uso do blockchain é dinâmico e está revolucionando as indústrias em todo o mundo. O potencial dessa tecnologia ainda vai causar muitas mudanças em vários setores em um futuro próximo, mas os seus impactos já são visíveis. Veja a seguir os principais exemplos e os benefícios dos blockchains em diferentes áreas!

Emissão de tokens de governança

A emissão de tokens de governança é um exemplo inovador de aplicação de blockchains, na prática. Trata-se de um ativo digital que é utilizado por organizações empresariais emergentes que contam com uma estrutura de descentralização autogovernada. Essas instituições são regidas por contratos inteligentes invioláveis e conhecidas como Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs).

Registros de assistência médica

As aplicações blockchain na área da saúde são essenciais porque esse setor exige a privacidade dos dados dos pacientes. Diante disso, a tecnologia é aplicável aos registros de assistência médica que requerem maior segurança por estarem sendo alvo de hackers. Essa solução traz uma camada adicional de proteção aos dados médicos salvos no sistema.

Utilização na cadeia de suprimentos

A tecnologia blockchain também pode ser aplicada na logística da cadeia de suprimentos para auxiliar no rastreio do movimento das mercadorias a nível global. Um registro transparente das informações relacionadas à movimentação de produtos permite que todas as partes envolvidas saibam o ponto exato de seus pedidos e realizem uma gestão eficaz.

Entendeu o que é a blockchain e como funciona essa tecnologia? A importância do blockchain se baseia no fato de que se trata de uma tecnologia disruptiva e com grande potencial de transformação em diversos setores. Ela se aplica às finanças, contabilidade, modelo de negócios, sustentabilidade ambiental, área governamental, educação e muito mais.

Quer receber mais informações relevantes? Assine a newsletter e acompanhe sua caixa de entrada!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This