O que é Business Process Management e quais os seus benefícios para área de TI?

3 minutos para ler

Todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, possuem processos internos. Pode-se dizer que eles são os pilares centrais da organização dos empreendimentos. Logo, compreender, avaliar e otimizar os processos é fundamental para o sucesso dos negócios. Nesse contexto, você já deve ter ouvido falar de BPM.

Se está se questionando sobre o que é business process management, chegou ao lugar certo. O BPM é uma ferramenta tecnológica que auxilia na gestão, aprimoramento e automação dos processos. Esse mecanismo garante que as empresas funcionem com eficiência ao longo dos anos e acompanha a evolução empresarial.

Quer saber mais sobre o BPM? Continue a sua leitura!

O que é BPM?

O BPM, sigla em inglês para Business Process Management, nada mais é que o gerenciamento de processos de negócio ou a gestão de processos de negócio. Pode-se dizer que é um conceito que une a gestão de negócios à tecnologia da informação.

As duas áreas têm foco na otimização dos resultados empresariais por meio da melhoria dos processos.

O BPM se inicia com a identificação dos processos centrais de um negócio. Depois, é feita uma análise de como é possível melhorar esses processos. São vistas e implementadas as mudanças e, na sequência, são medidos os resultados.

Em palavras mais simples, o BPM consiste em uma tecnologia que é capaz de unir gestão organizacional e a tecnologia. Tudo isso para melhorar os processos.

Quais os benefícios na gestão de projetos de TI?

O gerenciamento e automação dos processos faz com que a área de TI consiga identificar e mapear quais são as melhorias que podem impulsionar as operações empresariais. Além disso, o BPM traz muitos benefícios para a área de tecnologia da informação. Confira!

Economia

Com processos mais eficientes, podem ser economizadas horas de trabalho, que antes eram necessárias para que a pessoa conseguisse realizar a mesma tarefa.

Redução de erros

O BPM ajuda o pessoal da área de TI a encontrar maneiras de tornar os processos empresariais mais confiáveis. Os riscos de erros que poderiam ser causados por supervisão humana ou pela complexidade das tarefas ficam bem menores.

Satisfação de colaboradores

Com processos de negócio mais eficientes, são diminuídas as quantidades de tarefas repetitivas. Isso resulta em uma experiência de trabalho muito mais agradável e menos tediosa para toda a equipe.

Mais agilidade

Com processos mais transparentes, as áreas de TI conseguem ver com mais facilidade o que precisa ser mudado ou aprimorado e podem agir com mais rapidez, melhorando a gestão de tempo.

Como o BPM pode ser aplicado para otimizar sistemas e processos de TI?

O BPM permite a automação e o monitoramento da execução de tarefas por meio de recursos como:

  • formulários eletrônicos;
  • definição de regras do negócio;
  • integração com outros sistemas;
  • elaboração de relatórios diversos.

Tudo isso para que todas as pessoas envolvidas nos processos empresariais consigam trabalhar em conjunto, na busca de atingir os mesmos objetivos organizacionais.

Então, agora que você já sabe o que é business process management, não deixe de implementar essa valiosa ferramenta no setor de TI de sua empresa. Isso fará toda a diferença no sucesso de seus negócios.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário para que saibamos a sua opinião sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This