O que é reCAPTCHA, como funciona e quais os principais tipos?

4 minutos para ler

ReCAPTCHA é um serviço gratuito oferecido pelo Google para proteger sites e aplicativos contra abusos ou spam. A tecnologia é uma versão mais avançada do sistema CAPTCHA tradicional, que serve para distinguir os bots automatizados dos usuários humanos. Ela se diferencia por utilizar análise de risco avançada e aprendizado de máquina.

O método consegue determinar se computadores estão executando comportamentos semelhantes às ações humanas. O reCAPTCHA funciona para evitar abusos por meio de uma caixa de seleção ou do uso de imagens reais. Neste post, vamos explicar como funcionam os diferentes tipos de testes e como cada um deles funciona nos sites.

Quer compreender o conceito, benefícios e usos práticos do reCAPTCHA? Continue a leitura e descubra a sua relevância para a segurança digital!

O que é o reCAPTCHA?

O reCAPTCHA é a solução projetada por especialistas para diferenciar atividades humanas da atuação de bots. Trata-se de um teste público completamente automatizado que diferencia computadores de pessoas. Ele é fácil de resolver pelos usuários, no entanto, não pode ser realizado por softwares maliciosos. Ele impede que robôs acessem páginas na Internet automaticamente para o envio de spam, firewalls e ataques virtuais.

Como funciona?

Esse processo de verificação utiliza a Inteligência Artificial (IA) para identificar comportamentos humanos que os bots não conseguem executar. Os testes funcionam, não importa a idade, idioma ou educação do usuário que precisará resolver a questão. Eles estão em constante evolução, já que os softwares maliciosos estão se tornando cada vez mais avançados.

Antes de permitir o acesso a um ambiente virtual, o reCAPTCHA utiliza números e letras aleatórios que podem ser distorcidos para não haver o reconhecimento pelos programas automatizados. Os bots não reconhecem os caracteres distorcidos, embora seja possível que alguns já estejam sendo treinados para reconhecer padrões. Com isso, os testes estão se tornando mais complexos.

Quais os tipos?

Inicialmente, os testes reCAPTCHA utilizavam uma palavra, imagens de artigos de notícias ou livros antigos. No entanto, esta versão foi considerada fácil para os bots e complicada para os internautas. Em seguida, surgiram as opções de marcar uma caixa do lado de um texto que informava: “Não sou um robô”. Veja a seguir os principais tipos existentes!

Caixa de seleção reCAPTCHA

Esse reCAPTCHA requer a escolha de uma caixa de seleção ou emblema invisível. Trata-se da opção mais fácil de solucionar, o teste fornece ao usuário a possibilidade de marcar o espaço com um clique. Se o internauta acertar, conseguirá acessar o site. Caso contrário, precisará resolver um desafio de áudio, texto ou imagem.

Selo reCAPTCHA invisível

Essa é outra opção de reCAPTCHA cujo emblema é invisível. Não é necessário clicar em caixa de seleção, pois o site tem um botão existente que serve para essa função. Nessa modalidade, o retorno é um pouco mais lento, porém ela é menos intrusiva e você perceberá a informação do teste perto do botão que precisa ser clicado.

Imagem reCAPTCHA

O teste de reconhecimento de imagem reCAPTCHA utiliza entre 9 a 16 imagens do cotidiano para requerer a análise das fotos inseridas em quadrados. Para a resolução dessa alternativa, o usuário encontra instruções acima das imagens, as quais indicam quais seções devem ser selecionadas. Por exemplo, a orientação pode exigir que os usuários escolham hidrantes ou faixas de pedestres.

Entendeu o que é reCAPTCHA, como funciona e quais os principais tipos? O usuário passará no teste se a sua resposta corresponder aos resultados da maioria dos outros usuários. Há opções em versão de áudio para oferecer segurança e acessibilidade às pessoas com deficiência visual, que precisarão ouvir a mensagem de voz e responder em forma de texto.

Achou interessante? Então siga-nos nas redes sociais, acompanhe as postagens e tenha acesso a outros conteúdos relevantes! Estamos no Facebook e LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This