O sonho de todo gerente de vendas é ter uma equipe 100% produtiva e motivada o tempo todo, não é mesmo? Infelizmente, alcançar esse nível de perfeição é um grande desafio.

Entretanto, existem maneiras muito eficientes de motivar seus colaboradores de modo que a produtividade seja constantemente desenvolvida entre a sua equipe. A produtividade em vendas é um dos principais indicativos de sucesso de uma empresa. Além disso, ela pode ser responsável por alavancar o crescimento e o lucro da companhia.

Neste post, você vai conhecer algumas opções interessantes para você estimular sua equipe de vendas a ser mais produtiva e funcional. Acompanhe o texto!

Utilize ferramentas facilitadoras para o trabalho

Algumas ferramentas de vendas podem ser utilizadas para otimizar os processos, trazendo praticidade e celeridade. Há opções para todos os gostos — ferramentas para o gerenciamento de e-mails, para o monitoramento do comportamento de leads e até mesmo para a gestão de relacionamento com os clientes.

Esses recursos permitem, inclusive, que os gerentes acumulem dados para avaliar a performance de sua equipe de vendas. Ao interpretar essas informações de maneira correta, você poderá descobrir em quais processos seus colaboradores investem mais tempo e pensar em novas soluções para aumentar a produtividade.

Existem opções de ferramentas pagas, de baixo custo e gratuitas. Vale a pena pesquisar qual é a melhor opção para o seu negócio.

Mantenha as equipes de vendas e de marketing alinhadas

Quando as equipes de marketing e vendas trabalham alinhadas, percebe-se um crescimento significativo na produtividade de vendas. Os vendedores podem, por exemplo, determinar quais leads são mais promissores.

A partir disso, a área de marketing pode elaborar estratégias mais direcionadas a esses perfis específicos, atraindo um público qualificado. Dessa forma, os dois times juntos poderão fechar mais negócios, o que é um ótimo plano!

Uma alternativa para alinhar o trabalho das duas equipes é fazer com que definam o funil de vendas juntas. Concordando com o que acontece em cada estágio do funil, todos saberão qual é seu papel e trabalharão mais seguros e engajados.

Saiba valorizar seus colaboradores

A produtividade da sua equipe depende, em grande parte, de quanto seus colaboradores sentem-se valorizados. Para isso, é importante que seja dada atenção individualizada a eles, de modo que saibam que são importantes para a empresa.

O reconhecimento das habilidades de cada um, por exemplo, é um grande propulsor da motivação. Além disso, feedbacks constantes e diretos são importantes formas de suporte aos funcionários.

Outra opção para manter os colaboradores motivados é a implementação de treinamentos. As equipes que recebem treinamentos têm mais chances de maximizar seu potencial e de produzir mais. Além disso, os colaboradores vão se sentir mais seguros, pois estarão bem treinados e mais confiantes sobre suas habilidades e potencialidades.

Estimule a comunicação e a cooperação

Para que a equipe de vendas seja produtiva, é muito importante que haja uma comunicação clara sobre as prioridades e expectativas. Como gerente de vendas, você deve fazer com que os colaboradores se sintam confortáveis para terem um diálogo aberto com você.

Além disso, é importante ajudá-los a priorizar tarefas e a alocar seu tempo e recursos. Mantê-los atualizados sobre o progresso rumo ao alcance das metas também faz com que eles se sintam incluídos. Com a percepção de que são parte importante de todo o processo de vendas, os colaboradores se empenharão ainda mais em aumentar sua produtividade.

Se você acha que essas dicas foram úteis ao seu trabalho e que você já está pronto para aumentar a produtividade em vendas de sua empresa, compartilhe este post em suas redes sociais! Certamente seus colegas também vão achar nossas sugestões interessantes. Vamos lá?