Estabelecer metas de vendas nada mais é que planejar um cronograma de ações para atingir as expectativas de um negócio. Existem muitas maneiras de fazer esse desenho, que é imprescindível para aumentar a produtividade comercial.

Com um projeto bem programado dos escopos, você consegue definir claramente o trajeto, o prazo e os recursos que serão empregados para alcançar cada um deles. Ficou interessado? Quer saber mais? A seguir, acompanhe quatro passos para estabelecer seus objetivos de gestão.

1. Use a metodologia S.M.A.R.T

A metodologia S.M.A.R.T. é uma abreviação, em inglês, das palavras Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Achievable (Atingível), Realistic (Realista) e Time-based (Limitada ao tempo). Assim, quando você definir as suas metas de vendas, faça com que elas tenham todas essas qualidades.

Quanto mais específicos forem os seus intuitos, maior será o seu conhecimento sobre o que é necessário para chegar a eles. Desse modo, em vez de dizer apenas “quero comprar um terreno”, diga “quero comprar um terreno de dois mil metros quadrados no bairro X em no máximo dois anos”.

Sobre as características “atingível” e “realista”, a dica é que os objetivos sejam praticáveis. Metas de vendas surreais fracassam e desanimam seu time.

Também é fundamental ter prazos. Esse limite vai ajudar a perceber se os resultados foram alcançados. Por fim, é preciso medir o desempenho. Planilhas, softwares de gestão e plataformas baseadas na nuvem são muito úteis nisso. 

2. Faça uma análise de mercado

Os propósitos de um empreendimento têm que estar alinhados ao seu contexto. Por isso, ao estabelecer as suas metas de vendas, não se esqueça de levar em conta essas peculiaridades. 

Assim, se a empresa fabrica guarda-chuvas, ela deve se antever aos problemas de queda nas vendas que virão nos períodos de estiagem. É possível fazer isso ao criar promoções, lançar novas linhas ou explorar mercados externos inéditos, por exemplo.

Da mesma forma, é fundamental realizar uma avaliação minuciosa da concorrência. Desse modo, a rede consegue visualizar qual é a sua posição de mercado. 

3. Aplique a técnica do funil de marketing na distribuição das metas

Distribuir as metas de vendas por meio da técnica do funil de marketing é outra iniciativa bastante eficaz. Nesse mecanismo, cada negócio mapeia um cone imaginário pelo qual deve acontecer a jornada de compras.

 Essa figura deve ser divida em três: topo (parte mais larga, onde estão todos os interessados), o meio (onde ficam os leads, que já admitiram que podem ter um problema solucionado por seu negócio) e o fundo (fração mais estreita, onde ficam os clientes em potencial).

Desse modo, além das vendas do dia a dia, a empresa consegue criar objetivos específicos de estímulo ao consumo passível de vir à tona, aquele que ainda não surgiu, mas pode aparecer se houver metas de vendas inteligentes. É isso que vai dar as condições necessárias para a expansão.

4. Adote soluções de sales cloud

Existem respostas tecnológicas modernas para melhorar o relacionamento com os clientes. São programas de marketing baseados em cloud computing.

É o que acontece, por exemplo, com os softwares de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Eles têm robustas ferramentas para gerenciar e analisar as interações com seus usuários.

Essas aplicações são flexíveis, ou seja, podem ser adaptadas para qualquer ramo. Elas também fazem a automação de tarefas, deixando o trabalho pesado a cargo da informática.

Trata-se de softwares que oferecem estrutura completa e intuitiva para a gestão de vendas. Veja abaixo algumas dessas funcionalidades:

  • armazena informações de clientes atuais e potenciais: nome, endereço, número de telefone;
  • gera histórico das atividades desses usuários, como visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails etc;
  • ajuda na criação de leads;
  • integra vários departamentos;
  • identifica novas chances de venda em uma única interface.

Criar metas de vendas estruturadas é, portanto, indispensável para um negócio expandir. Por meio delas, você descobre tudo o que é crucial para chegar aos objetivos com agilidade e sucesso.

Nessa missão, a tecnologia pode ser a força que faltava para colocar isso tudo em prática. Afinal, com ela, torna-se viável acessar os dados dos clientes de forma imediata em única interface. E aí, o que achou do nosso post? Quer saber mais? Assine a nossa newsletter e receba nossas novidades!