Entenda o que é o custo total de propriedade e saiba qual a sua importância

4 minutos para ler

O custo total de propriedade é conhecido pela sigla TCO, que por sua vez é originada dos termos da língua inglesa Total Cost of Ownership. Trata-se de uma análise que engloba todos os custos da aquisição de uma solução ou serviço para uma empresa. Ela abarca todos os gastos necessários para manter esses recursos ou sistemas em pleno funcionamento.

A análise pode ser realizada com diversos objetivos, por exemplo, averiguar se os resultados decorrentes de um investimento serão realmente positivos para os negócios. Por esse motivo, é utilizada por gestores ou administradores de empresas para embasar suas tomadas de decisões, economizar recursos financeiros e obter uma série de benefícios.

Gostaria de compreender melhor o que é o custo total de propriedade? Acompanhe a leitura!

Saiba o que é custo total de propriedade e sua finalidade

TCO é uma métrica apropriada para descobrir os custos de compra e de vida útil de um ativo, sistema ou produto. Nesse cálculo estão incluídos todos os custos de operação para identificar o preço total de uma propriedade ou para ter uma visão mais ampla de determinada solução, suas despesas de manutenção e seus benefícios.

Portanto, o custo total de propriedade pode motivar as decisões de compra dos gestores que compreendem os custos em longo prazo. Essa maneira de avaliar os gastos é fundamental para o balanço dos negócios, aquisição de equipamentos, máquinas, programas, dispositivos e muito mais. O cálculo revela o custo do ciclo de vida das mais variadas aquisições.

Confira as variáveis que são utilizadas no cálculo do TCO

Para fazer o cálculo corretamente é importante considerar certos aspectos e incluí-los na avaliação. Suas principais variáveis são os custos de aquisição que representam o preço da compra, bem como os custos de planejamento, desenvolvimento, pesquisa etc.

Já os custos de implementação dependem da empresa, mas normalmente abrangem custos de fabricação, instalação, configurações de sistemas e contratação de consultores. Observe os custos decorrentes da implementação de um software:

  • compra ou licenciamento;
  • instalação e infraestrutura;
  • customização e integração;
  • migração e treinamento;
  • manutenção e suporte.

Os custos de manutenção contabilizam os recursos que contribuem para manter o serviço ou solução adquirida pela empresa. Os principais exemplos são: funcionalidades ou sistemas, instalação de plataformas logísticas, licenças, garantias, atualizações, recursos humanos, descarte do produto e contratações de fornecedores externos.

Compreenda a importância do custo total de propriedade

As empresas utilizam o TCO para avaliar os negócios, enquanto as pessoas podem fazer uso dele para a avaliação de suas compras. Essa métrica permite a atribuição de importância às soluções ou serviços e é ótima quando essas compras se repetem no decorrer do tempo. A seguir, veja por que o custo total de propriedade é importante!

Determinar o custo de um investimento

Com o cálculo do TCO, você conseguirá definir o custo de seus investimentos em médio e longo prazo. Para saber se os resultados serão positivos, compare o montante obtido com o Benefício Total de Propriedade (TBO). Dessa forma será mais fácil descobrir o valor que será agregado ao negócio por meio da aquisição.

Avaliar a viabilidade do investimento

A análise dos itens do TCO é fundamental para a escolha do negócio mais benéfico para uma organização. Nessa avaliação, inclua todos os custos diretos e indiretos, compreenda os riscos associados e a flexibilidade da solução, bem como calcule o retorno sobre investimento (ROI) antes de tomar uma decisão.

Realizar o ajuste de recursos

Um dos principais benefícios de identificar o custo total de propriedade é a possibilidade de criar um modelo que poderá ser usado no futuro. Por meio dele, o gestor poderá fazer cortes e ajustes de recursos, obter vantagens competitivas, fazer comparações entre produtos etc.

Entendeu o que é o custo total de propriedade e sua importância? Como você pode ver, há muitas vantagens originadas pelo uso do TCO na análise de investimento e na definição das melhores alternativas de aplicação. Por isso, antes de realizar uma compra, analise todas as variáveis, faça um planejamento e evite arrependimentos.

Deseja obter mais informações relevantes? Então, assine nossa newsletter e acompanhe diariamente a sua caixa de entrada!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This