Saiba como fazer análise preditiva na sua empresa e alcance bons resultados!

6 minutos para ler

“Prever o futuro” parece um assunto que se refere a filmes de ficção científica, não é mesmo? Afinal, não é possível determinar, com exatidão, quais são as próximas tendências e cenários com os quais as empresas e sociedade irão se deparar em 5 ou 10 anos.

Porém, o que você ainda não sabe é que, apesar de não ser possível realizar previsões 100% corretas, é possível, sim, utilizar dados para determinar alguns cenários com maior possibilidade de se concretizarem. Esse é o objetivo da análise preditiva.

Quer saber o que é e como fazer a análise preditiva na sua empresa? Então, continue a leitura e descubra mais sobre esse assunto agora mesmo!

O que é análise preditiva?

A análise preditiva é um processo que utiliza conceitos e técnicas de matemática e estatística, alinhados à tecnologias capazes de analisar uma grande quantidade de dados, para fazer previsões sobre cenários futuros.

Para ficar mais claro, imagine que uma empresa deseja lançar um novo produto no mercado. Para reduzir os riscos e entender qual o melhor protótipo a ser lançado, que melhor se adequa aos desejos e necessidades dos clientes, essa organização decide realizar uma análise preditiva.

Isso significa que ela irá reunir uma grande quantidade de dados, dos mais diversos tipos e das mais diversas fontes. A partir disso, a empresa é capaz de rodar análises complexas de forma a prever cenários possíveis para cada um dos protótipos desenvolvidos. Além disso, a empresa também é capaz de prever diversos resultados possíveis, riscos, oportunidades, ameaças, entre outros elementos.

Dessa forma, a análise preditiva permite que você entenda quais são as possibilidades diante das condições do ambiente externo e interno que são colocadas para a sua organização. Também, é possível prever riscos ou ameaças e, com isso, se preparar para as possibilidades futuras, potencializando os resultados da sua organização.

Como fazer análise preditiva na sua empresa?

Diante da importância da análise preditiva para os resultados e, inclusive, a manutenção da empresa ao longo dos anos, é hora de entender como colocar esse processo em prática. Continue a leitura e descubra algumas dicas para fazer análise preditiva na sua empresa.

Determine o objetivo

A análise preditiva pode ser realizada para diversas finalidades. Você pode usá-la para identificar oportunidades, entender as tendências de mercado para os próximos anos, diagnosticar riscos, reduzir custos, entre outros. Dessa forma, antes mesmo de iniciar o processo, é essencial que você determine quais são os objetivos da análise preditiva a ser realizada.

Para isso, vale revisar o planejamento estratégico da sua organização e realizar um diagnóstico da empresa. Tente entender o que é mais importante e, com isso, descubra os focos a serem determinados nesse primeiro momento.

Determine as fontes de dados

A base da análise preditiva são os dados. Eles podem ser coletados nas mais diversas fontes, utilizando informações que você já possui ou outros insumos disponíveis em ambiente virtual. Também é possível criar uma pesquisa específica para coletar dados para a realização da sua análise preditiva.

Diante dessas possibilidades, é essencial que você estipule todas as fontes de dados. Revise seus objetivos e descubra quais fontes podem fornecer dados ricos e relevantes para que você realize sua análise da melhor forma possível.

Colete e analise dados

Após determinar a fonte dos dados que será utilizada, é hora de coletar essas informações a fim de criar o banco de dados para as análises. Para isso, é importante que você reconheça a melhor forma de coletar esses dados e armazená-los, evitando perdas ou comprometimento da confiabilidade das informações, assim como exposição de dados sigilosos.

Vale lembrar que dados sem análise não têm efeito prático para a empresa. Dessa forma, com os dados em mãos, escolha metodologias adequadas de acordo com o tipo de informação coletada para realizar sua análise preditiva. Ao final, crie um relatório contendo os resultados obtidos, de forma clara e de simples entendimento.

Crie modelos e utilize a análise na tomada de decisão

Ao final da análise preditiva, o ideal é que você crie modelos estatísticos confiáveis para as mais diversas situações determinadas pela análise. Refaça as análises criando diferentes modelos e busque entender quais as probabilidades de que cada um dos cenários possíveis se concretize.

A partir disso, você tem em mãos informações valiosas sobre o cenário interno e externo da empresa. A partir disso, é possível que você tome decisões acerca do futuro do seu negócio. Com esses modelos, você é capaz de criar planos de ação para reduzir os riscos, identificar oportunidades e determinar o melhor caminho para a empresa diante da situação que é apresentada atualmente.

Portanto, não guarde os resultados na gaveta! Aproveite a oportunidade para transformá-los em informações úteis, capazes de embasar a tomada de decisão na organização.

Quais ferramentas e metodologias podem ser usadas na análise preditiva?

Como você percebe, a análise preditiva exige que você utilize ferramentas e metodologias adequadas. Para isso, algumas das ferramentas que você pode utilizar são o Machine Learning, Big Data, Data Analytics, Business Intelligence, entre diversas outras que podem trazer metodologias importantes para que você desenvolva suas análises com qualidade e confiabilidade.

Nesse aspecto, uma empresa especializada pode ser a sua maior aliada. Isso porque você pode contar com profissionais experientes para auxiliar na hora de determinar quais as melhores metodologias e ferramentas podem ser utilizadas para realizar a sua análise preditiva. Além disso, a empresa especializada também pode auxiliar na organização e análise dos seus bancos de dados e em questões relacionadas à segurança da informação, garantindo que seus dados ficarão protegidos ao longo do tempo.

Como você pode perceber, a análise preditiva pode ser uma ferramenta estratégica para que sua empresa determine os melhores caminhos para atingir os objetivos estabelecidos. Afinal, com esse processo, você é capaz de identificar oportunidades e riscos para o negócio, encontrando soluções eficientes que potencializem os resultados e o sucesso da organização como um todo.

Uma empresa especializada pode ser sua maior aliada nesse momento. Portanto, entre em contato com a Multiedro e descubra como podemos ajudar sua empresa nesse e outros processos!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This