Você acha que seu time ainda não atingiu um nível satisfatório de produtividade? Talvez o próximo passo para o seu negócio seja investir em ferramentas de vendas. Mas o que são essas ferramentas? Elas servem para otimizar recursos de marketing de uma empresa, como a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), gestão de projetos, comunicação interna e com cliente, dentre muitas outras funcionalidades.
Agrupar os dados mais relevantes às vendas em uma única plataforma permite que sua equipe tenha mais foco nos reais objetivos da empresa, em vez de se dispersar em tarefas cotidianas que podem ser automatizadas.
Continue lendo este artigo para conhecer cinco dessas ferramentas que serão muito úteis ao seu negócio.
1. Google Keep e Docs
São duas criações gratuitas da Google que podem ser usadas de forma integrada. Enquanto o Google Docs permite criar documentos online e compartilháveis entre diversos usuários, o Keep salva textos e imagens em forma de notas.
Com a junção dessas duas ferramentas, é possível fazer anotações dentro de qualquer documento e ainda visualizar qual usuário fez cada alteração.
2. Trello
É uma ferramenta de gerenciamento de projetos, que pode ser acessada tanto pelos principais navegadores de internet quanto como aplicativo em celular. Sua interface é toda em forma de listas que se dividem entre vários assuntos na forma de quadros, de maneira bem intuitiva.
Nela, é possível adicionar comentários, fotos, anexos e até mesmo prazos para o cumprimento de tarefas, também de forma compartilhada entre vários usuários. Ou seja, é mais voltada para gerir tarefas cotidianas dentro da rotina corporativa.
3. Slack
Se você sente que a comunicação da sua equipe está falha, essa pode ser uma ótima solução para o seu problema.
O Slack é uma plataforma que permite o compartilhamento interno de informações. Além de mensagens, também é possível enviar PDFs, imagens, vídeos e até mesmo fazer a integração com outras ferramentas como o Trello, Google Drive e Dropbox.
A organização é feita por meio de canais que podem ser divididos em qualquer temática, de acordo com as suas necessidades. Além disso, também é possível criar canais de discussão entre a sua empresa e seus parceiros comerciais.
4. CircleBack
Toda empresa depende de um networking sólido para se manter firme no mercado. Por isso, uma ferramenta de vendas especializada no gerenciamento de seus contatos pode fazer toda a diferença.
O CircleBack opera de maneira semiautomática. Ele avisa quando há atualizações de seus contatos na agenda, como mudança de número, e-mail e endereço, além de alertar sobre possíveis contatos duplicados. Você apenas escolhe quais atualizações gostaria de aplicar.
O aplicativo também utiliza fontes do Google, Twitter, Facebook e Outlook para indicar contatos que talvez sejam de seu interesse.
5. Multiedro
Talvez você não esteja em busca de uma única ferramenta, mas sim de uma solução que englobe mais de uma ferramenta de vendas que atenda a sua necessidade de uma vez só. A grande vantagem da Multiedro é que essas ferramentas ficam disponíveis para você acessá-las de qualquer lugar, pois ela usa a tecnologia de armazenamento em nuvem.
Dentre os serviços oferecidos está o G Suite, que permite o acesso às versões empresariais das principais ferramentas Google (Gmail, Documentos, Drive e Agenda) e o GCP (Google Cloud Platform), que oferece soluções dentro da nuvem. Você também pode contar com acesso ao suporte Google e um serviço de gerenciamento de segurança para proteger suas informações.
Hoje em dia, o sucesso de uma empresa depende muito de como ela é capaz de usar as tecnologias a seu favor. Com este artigo, você pôde perceber como é essencial investir em ferramentas de vendas para aumentar a produtividade e o engajamento do seu time e ainda estreitar o relacionamento com suas empresas parceiras.
Agora que você já aprendeu um pouco sobre as ferramentas de vendas, que tal conhecer também sobre a importância da colaboração e integração de vendas?