Google Cloud Platform: o que é e quais as suas vantagens?

17 minutos para ler

A cloud computing inaugurou uma era da revolução digital. Isso porque tal recurso trouxe um acesso facilitado e proteção ao armazenamento e uso de aplicações, fatores que pesam muito na estratégia de um negócio atualmente. E nesse sentido, saber como funciona a Google Cloud Platform pode ser sinônimo de melhores soluções.

Os diferenciais da plataforma da gigante da tecnologia são a velocidade, segurança e escalabilidade. Assim, as aplicações alcançam um melhor desempenho, o que ajuda as organizações na disputa pela atenção dos consumidores (cada vez mais dispersos e sem tempo).

E a razão é simples: haverá mais condições de competitividade no nicho virtual e no mobile commerce — que está em acelerada ascensão.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, veja os benefícios que o Google Cloud Platform pode trazer às suas operações corporativas!

O que é Google Cloud Platform?

Google Cloud Platform (GCP) é um grupo de soluções e aplicações da empresa norte-americana de mesmo nome que ajuda a executar blocos de serviços em nuvem. Nela, há elevado desempenho, proteção e rapidez.

Cloud storage

É possível aumentar o controle no gerenciamento das operações, bem como obter saídas completas e protegidas para a cloud storage. Isso vale inclusive para armazenamentos customizados às necessidades de cada cliente.

Spotify

O aplicativo de música Spotify utiliza o GCP para ofertar uma alta disponibilidade a seus usuários. Esse investimento permitiu um suporte informático que reúne atributos como eficácia, agilidade e exatidão de informações.

São encontrados três estilos de serviços no GCP, sobre os quais falaremos a seguir. Acompanhe!

Quais são os estilos de serviços no GCP?

A maioria das organizações está migrando a sua infraestrutura local para o ambiente cloud ou utilizando um modelo híbrido. Uma das melhores opções do mercado da computação em nuvem pública são os serviços do GCP que oferece muitas soluções e aplicativos. Veja a seguir os principais serviços fornecidos por um dos melhores provedores do mundo inteiro! 

SaaS

O SaaS (Software as a Service ou Software como Serviços) é um grupo de aplicações terceirizadas acessíveis por meio dos navegadores, como o Google Workspace. Nessa faixa de recursos, estão o Gmail e os softwares CRMs (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), como o Pipedrive e o Salesforce.

O sistema SaaS é econômico, já que não é necessário adquirir todas as licenças. O cliente pode pagar uma mensalidade, escolhendo apenas os instrumentos tecnológicos que forem úteis a ele.

PaaS

Já a camada PaaS (Platform as a Service ou Plataforma como Serviço) oferece componentes de softwares aos desenvolvedores. Assim, a empresa consegue trabalhar com base em códigos de aplicação pré-configurados, o que reduz o número de codificações necessárias à produção de um app próprio. Aliás, essa camada serve justamente para companhias que preferem aplicações exclusivas.

A PaaS oferece, ainda, as diversas qualidades dos sistemas cloud, como escalabilidade, acessibilidade e funcionalidades diversas. Um ganho importante é o serviço de Business Intelligence, que ajuda a transformar dados desordenados em informações ricas para a estratégia do negócio.

IaaS

IaaS (Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço) é um nível associado à infraestrutura. As aplicações e o banco de dados são rodados nele, o que evita despesas muito altas com a gestão de servidores físicos privativos, como os data centers próprios.

Trata-se de uma modalidade de serviços cloud voltada às empresas que não se interessam em manter seus próprios hardwares. Assim, os custos com as máquinas, como energia e climatização, são arcados pela Google, que cobra das companhias apenas a parte dos recursos do GCP que realmente for usufruída.

Com a IaaS, cada recurso é disponibilizado como um elemento isolado. Dessa forma, o provedor de serviços de cloud computing faz o gerenciamento da infraestrutura, enquanto as contratantes instalam, configuram e operam seus softwares próprios, como sistemas operacionais, apps e middlewares.

Quais as vantagens?

As soluções do Google Cloud Platform proporcionam uma melhor supervisão do sistema de cloud computing. Isso se deve à sua alta escalabilidade, calcada na maior e mais completa infraestrutura de data centers do mundo.

Assim, é possível fazer adequações de forma simples e rápida sempre que uma empresa quiser aumentar a capacidade computacional de seus arquivos, apps e demais recursos de TI. Veja a seguir mais detalhes sobre os principais benefícios do GCP.

Escalabilidade

A alta escalabilidade é uma aliada na hora de enfrentar a concorrência. Isso porque ela permite que a companhia se adapte mais rapidamente às alterações de comportamento de seu público-consumidor.

Você pode ampliar ou reduzir o uso de espaço na plataforma conforme a sazonalidade do mercado ou então para alguma ação específica, tudo sempre de forma rápida e prática, pagando apenas por aquilo que usar.

Rotinas aprimoradas

Dessa forma, a Google Cloud Platform permite uma melhora significativa em suas rotinas operacionais. Como consequência, o departamento de TI (Tecnologia da Informação) não precisa se preocupar em atualizar as condições dos sistemas cloud, efetuar backups e tampouco administrar as redes.

Como resultado, a equipe de TI fica livre para se dedicar a projetos mais decisivos do negócio. Afinal, sem o peso da manutenção da infraestrutura de cloud, esses profissionais têm mais tempo para acompanhar as principais tendências de tecnologia. Além disso, a empresa obtém um aumento em sua capacidade competitiva e seu poder de inovação.

Redução de custos com TI

Os serviços da plataforma em nuvem da Google acabam contribuindo para a diminuição das despesas com TI. Como é possível alugar os servidores e hardwares, não há mais gastos com a conservação desses sistemas.

Os recursos das máquinas virtuais incluem uma lista muito ampla para combater vírus e outras vulnerabilidades da internet. Também existe uma economia com o uso de ferramentas de Big Data e Machine Learning, já que a Google Cloud Platform conta com um alto desempenho a preços acessíveis.

Outra vantagem é que você não precisará ter uma equipe interna para cuidar exclusivamente dos data centers ou servidores, já que toda essa operação passará a ser feita diretamente pela Google. Ou seja, você terá mais economia com a adoção dessa fantástica ferramenta.

Segurança

O GCP também é referência no quesito segurança, pois tem mais de 15 anos de experiência em preservar dados de clientes seguros em aplicativos de escala mundial (como Gmail e Search). Assim, os recursos tecnológicos e as informações baseadas nessa interface conquistam o mesmo padrão de alto nível de proteção do acervo corporativo.

opções avançadas de defesa tecnológica, como a autenticação de dois fatores — com camadas extras de proteção —, o gerenciamento estruturado dos acessos e a permanente pesquisa nos sistemas à procura de falhas ou instabilidades.

Isso é fundamental para aumentar o controle sobre a guarda de documentos e informes, além de reduzir o Shadow It. Afinal, com segurança e alta velocidade, não há razão para adotar sistemas de tecnologia periféricos ou informais.

Acessibilidade

O uso do Google Cloud Platform proporciona, também, segurança online extra aos seus arquivos, pois, além de evitar que eles sejam acessados por alguém sem autorização, garante que estejam hospedados na nuvem, evitando que se percam em caso de problemas com computadores ou data centers.

É necessário, ainda, considerar que, em caso de troca de computadores, automaticamente qualquer arquivo possa ser acessado, usando para isso as credenciais necessárias para acesso.

Suporte

A melhor e mais importante vantagem do GCP é poder utilizar a estrutura da Google para guardar os dados e criar aplicações em nuvem. Por essa razão, uma das maneiras mais proveitosas de acessar tais serviços é por meio de um suporte de empresas especializadas em integração e desenvolvimento de soluções da marca.

Custo-benefício

Como você acompanhou até aqui, usar o Google Cloud Platform traz uma série de benefícios, sem contar que você deixa de se preocupar com a instalação de servidores físicos ou investir em novos data centers e toda a estrutura necessária para seu funcionamento. De forma geral, é possível afirmar que adotando a ferramenta você terá uma economia considerável em curto, médio e longo prazo.

E com sua escalabilidade, a plataforma se adapta às suas necessidades de forma rápida e prática, basta requerer o aumento ou redução das quantidades de armazenamento.

E o melhor disso tudo é que você pagará apenas por aquilo que usar, contando com um serviço de excelência, segurança e tendo uma equipe técnica qualificada para dar todo o suporte necessário.

Vantagem competitiva

Adquirindo os planos do Google Cloud Platform você passará a contar com uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, já que terá mais agilidade e controle de todos os processos.

Os profissionais de TI da sua empresa poderão se dedicar ao aperfeiçoamento dos processos, em vez de terem que resolver problemas com servidores, acessos à rede e ter a preocupação constante com os backups, para que nenhuma informação da empresa seja perdida. Com o Google Cloud Platform, todos esses processos tornam-se automáticos e praticamente imunes a erros.

Vale destacar ainda a incrível velocidade de processamento de dados que a plataforma oferece. Essa agilidade e fluidez permite que os projetos possam ser desenvolvidos de forma mais eficiente e dinâmica. Em contrapartida, há significativa redução de tempo para entrega dos trabalhos, o que otimiza os custos produtivos da empresa.

Quais são os recursos disponíveis?

Para aproveitar todos os recursos que o Cloud Platform da Google tem a oferecer, a empresa deve explorar os serviços que oferecem soluções práticas e inovadoras. Veja quais são.

Google App Engine

Esse segmento da plataforma permite que os desenvolvedores tenham acesso a hospedagens escalonáveis da Google, uma vez que as ferramentas de desenvolvimento de softwares podem ser utilizadas para criar no próprio App Engine.

Google Compute Engine

Esse serviço permite aos usuários a hospedagem de workloads.

Google Kubernetes Engine

Com essa ferramenta, é possível gerir containers dockers executados dentro da própria plataforma de Cloud da Google. O Kubernetes Engine é baseado na tecnologia container Google Kubernetes.

Google Cloud Storage

Projetada para o armazenamento específico de grandes volumes de dados, a Cloud Storage fornece aos usuários muitas opções de armazenamento de bancos de dados, como o Cloud SQL para fully-relational MySQL, o Cloud Datastore para NoSQL, armazenamento não relacional, entre outros.

Por que o GCP é melhor que outros serviços na web?

A plataforma GCP é mais aprimorada do que outras existentes na Rede Mundial de Computadores por diversas razões. O principal motivo são os serviços e recursos de segurança que são muito avançados. Além disso, o Google Cloud Platform tem integração com o Google Identity-Aware Proxy, Google Cloud Armor e outros produtos. Observe abaixo outros aspectos! 

Controle

Da mesma forma que plataformas como a Amazon AWS, a Cloud Platform da Google oferece aos gestores de TI um amplo controle da sua infraestrutura de cloud computing. Todos os controles de segurança são amplos, com backups programados. Além disso, o nível de escalabilidade é ampliado a partir de uma infraestrutura de data centers espalhada em todo o planeta.

Escalabilidade

A plataforma GCP disponibiliza serviços de bancos de dados com segurança, escalabilidade e alta disponibilidade. Ela é superior aos seus concorrentes em vários fatores, conta com soluções nativas de nuvem, é poderosa e completamente gerenciada. O seu desempenho é elevado e a sua capacidade escalável para grandes conjuntos de informações.

Devido a sua escalabilidade, o GCP consegue fazer o processamento de enormes grupos de dados com o auxílio do Bigtable, integração com o Haddop e outros produtos de Big Data. Essa plataforma oferece mais poder e excelente suporte técnico otimizado para as operações dos usuários, tirar dúvidas, resolver problemas e indicar novas soluções.

O GCP é a melhor escolha para a empresa que prefere pagar valores fixos para utilizar todos os serviços que precisa, pois é uma das alternativas mais baratas. Ele é perfeito para quem está disposto a se comprometer a fazer uso de suas soluções durante um período predefinido. Por outro lado, permite ao usuário escalar sob demanda.  

Integração

Atualmente, serviços como o Spotify já fazem uso do Google Cloud Platform para armazenarem seus dados. Eles contam com um bom suporte ao usuário. Outro ponto de destaque dessa ferramenta é a integração com outros serviços da Google, permitindo uma maior integração com o Google Workspace, além de outras ferramentas da empresa.

Suporte

Como você pôde notar, com o Google Cloud Platform, é possível facilitar os processos de vendas e promover o acesso a todos os dados dos clientes de forma segura, rápida e veloz. O suporte de empresas com know-how em TI permite intensificar todas as vantagens da computação em nuvem.

Lembre-se, ainda, de que, ao aderir à plataforma, você passará a contar com os serviços de uma das principais empresas da área tecnológica do mundo, que hoje é sinônimo de qualidade e confiança no armazenamento de dados na nuvem.

Para garantir o máximo de qualidade e eficiência, conte ainda com o suporte de uma empresa como a Multiedro, que é especialista em fornecer as melhores soluções para sua empresa.

Como migrar para Google Cloud Platform?

Google Cloud Platform disponibiliza as melhores soluções de nuvem, suporte de máquinas virtuais, cargas de trabalho modernas em contêineres. A plataforma executa modelos de aprendizado de máquina de modo bastante eficiente. A sua rede global privada oferece interconectividade rápida e direta entre os Data Centers. Confira adiante como fazer a migração! 

Avalie a infraestrutura atual

O primeiro passo para dar início ao processo de migração para o Google Cloud Platform é fazer uma avaliação sobre a sua infraestrutura atual, as suas cargas de trabalho e a adequação dos aplicativos. Inicialmente, é fundamental considerar o desempenho e os hardwares, as informações sobre licenciamento, número de usuário e conformidade.

Avalie também a dependência entre aplicativos e verifique se o GCP tem todas as ferramentas necessárias para as suas atividades de rotina. Depois disso, você pode fazer uma seleção das aplicações utilizadas e distribuí-las em categorias como soluções que não podem ser movidas, recursos difíceis de mover e ferramentas que poderão ser facilmente migradas. 

Crie um planejamento para iniciar a migração e comece com uma ou duas aplicações que estão inseridas na categoria mais fácil de mover. Inicie o processo executando os aplicativos, monitore o tempo e o desempenho da plataforma. Após compreender esses detalhes, você conseguirá aumentar as cargas de trabalho, adicionar aplicativos e planejar a reversão para o local se houver falha.  

Planeje a migração

É importante planejar como os dados serão movidos fisicamente para depois iniciar qualquer procedimento. A migração deve ser planejada com antecedência para evitar a perda de informações ou arquivos importantes. Inicie movendo todos os dados da empresa para a nuvem e em seguida poderá mover o resto dos aplicativos utilizados pelos times.

Você poderá mover por meio de streaming para discos permanentes, transferência online de dados ou envio de um disco offline para o Data Center do GCP, entre outras opções. Mas antes, confira os níveis de armazenamento disponíveis no Google Cloud Storage, SSDs, serviços de bancos de dados como Bigtable, Datastore, Google Cloud SQL etc.  

Execute a migração

É indicado fazer a migração direta dos aplicativos da sua empresa para o Google Cloud. Uma boa alternativa é criar uma máquina virtual local para representar a sua carga de trabalho e depois importá-la como uma Virtual Machine do Google ou realizar um backup das aplicações no GCP.

Com isso, você vai criar de modo automático uma cópia da máquina virtual no ambiente cloud. Caso isso não seja possível de executar, será necessário iniciar a recriação dos aplicativos na nuvem combinando serviços de infraestrutura Google Cloud Platform com máquinas virtuais personalizadas.  

Teste e monitore a nova infraestrutura

Depois que os aplicativos estiverem sendo executados na nuvem, saiba que é possível aprimorá-los no GCP tornando-os disponíveis no seu painel. Utilize o Google Cloud Backup para fazer configurações para a recuperação de desastres aproveitando a elasticidade dos grupos de escalonamento automático. Faça a configuração do monitoramento das cargas de trabalho e mova ativos estáticos.

Conte com o auxílio da Multiedro

Um dos serviços da Multiedro é atuar como uma empresa integradora e desenvolvedora cloud das soluções Google, que atua especialmente com o GCP, o Google Workspace e o CRM da Salesforce. Trata-se de uma instituição brasileira focada em Tecnologia da Informação (TI) cujo principal objetivo é alavancar as vantagens de cloud computing.

Essa parceira acelera a migração para o GCP, a adoção de soluções em cloud, atendendo aos requisitos fundamentais de disponibilidade e segurança. A empresa tem um histórico extenso e comprovado de ter implementado projetos de missão crítica e entregado soluções com elevado valor agregado. Trabalhamos com tecnologias avançadas na nuvem. Observe alguns de nossos serviços:

  • desenvolvimento e implementação de soluções na nuvem;
  • suporte e acompanhamento do uso e do desempenho das soluções disponibilizadas;
  • comunicação e colaboração com outras empresas para utilização de ferramentas online;
  • melhorias nas rotinas operacionais de suas parceiras que adotam soluções em nuvem;
  • desenvolvimento do que as empresas precisam dentro das soluções do Google Cloud Platform em ambiente cloud;
  • fornecimento de ferramentas que auxiliam no relacionamento das empresas com os seus clientes;
  • auxílio para uma gestão de vendas simplificada, geração de oportunidades e leads;
  • fornecimento de mobilidade e possibilidade de obtenção de relatórios detalhados para a alavancagem dos negócios.

Com a ajuda da Multiedro, o processo de migração de suas soluções para o GCP se torna muito mais fácil. Essa parceria é ideal para empresas que preferem deixar alguns processos aos cuidados de profissionais especializados enquanto focam no seu portfólio para melhor atender os seus clientes. Assim, ajudamos a manter a produtividade, segurança e engajamento.

Em nosso artigo, procuramos tirar todas as suas dúvidas de como funciona a Google Cloud Platform. Se você gostou deste conteúdo e deseja obter mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco!

Posts relacionados

Um comentário em “Google Cloud Platform: o que é e quais as suas vantagens?

Deixe um comentário

Share This