Os bons resultados de um negócio estão diretamente ligados à gestão da equipe de vendas e a todos os recursos utilizados por ela para melhorar a performance de abordagem e comercialização.

Adotar estratégias e soluções integradas pode ser um caminho favorável ao aumento da produtividade e ao crescimento do faturamento da empresa, além de promover maior integração entre o time de vendas e os demais setores.

Neste post vamos falar sobre o uso do CRM na gestão de equipe de vendas, explicando sobre o seu funcionamento, como ele pode ser usado e de que forma impacta os resultados da empresa como um todo.

Como implementar o CRM de forma eficiente na gestão de vendas?

Ao analisar o CRM (Customer Relationship Management), que em tradução literal quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente, será possível perceber que a ferramenta tem absoluta conexão com a equipe de vendas e os meios utilizados para melhorar o relacionamento.

Além de pensar a ferramenta como uma estratégia eficiente de gestão é preciso enxergar que as soluções tecnológicas são aliadas dos processos de vendas e acompanhamento do ciclo de vida do cliente.

O que parece burocratização, nada mais é que a organização da tramitação de informações sobre o cliente, o que só tende a valorizar a empresa pela eficiência no atendimento e acompanhamento a partir da localização imediata do seu histórico.

A centralização da informação torna o atendimento mais ágil e transparente, melhorando a experiência de compras do cliente. Ao perceber que não precisará informar novamente dados básicos para efetuar uma transação, ele se sentirá acolhido e confortável em sua empresa.

Conhecendo a volatilidade do consumidor da atualidade, há uma infinidade de ofertas similares no mercado. O relacionamento precisa de um contato mais direto com o real interesse do cliente para corresponder às expectativas e incentivar a fidelização.

Isso requer que a base de dados e as informações dispostas sobre o cliente dentro do ambiente de consulta estejam atualizadas facilitando a abordagem e a conversão, garantindo que ele seja mais bem atendido na sua empresa de forma ágil e precisa, sem tempo para comparações com a concorrência.

Como o sistema pode ser usado?

A integração dos departamentos é uma medida inteligente para a empresa que deseja melhorar o atendimento ao cliente, pois o diálogo interno facilita a venda, o grau de satisfação do cliente, o tempo de resposta a uma possível reclamação ou uma ação de retorno a um elogio.

A partir do acesso integrado, a equipe de vendas enxergará em tempo real as previsões de vendas, e a gestão poderá emitir relatórios consistentes que embasem a tomada de decisão sobre as investidas do time para melhorar e fortalecer as negociações.

Quais são os benefícios de contar com o CRM na gestão da equipe de vendas?

A inovação tecnológica tem o propósito de centralizar e unificar as informações a fim de que a linguagem das empresas seja única para todos os profissionais envolvidos, independentemente, dos setores a que estejam alocados.

Dessa forma, ao parametrizar e alimentar o sistema com todas as informações dos clientes, desde o cadastro até as últimas compras, caberá à gestão fazer um bom uso de todo material informativo e assim, traçar estratégias de marketing e vendas mais bem elaboradas e personalizadas.

Com um sistema CRM implantado, a equipe de vendas contará com uma solução de agendamento da rotina — reuniões, visitas, treinamentos, contatos — sem perder tempo com buscas descentralizadas ou falhas por esquecimentos involuntários.

A união da força de trabalho entre os principais departamentos — normalmente, vendas, marketing, SAC — por meio de uma solução tecnológica de integração, deve ser percebida como um colaborativo interno, onde o cliente se transforma no centro das atenções, sem, contudo, desapropriar o mérito de cada um.

Como uma solução como o CRM favorece a gestão?

Nem sempre o gestor de uma área de vendas consegue acompanhar de perto a equipe de forma individualizada para identificar as dificuldades pessoais e profissionais em apresentar resultados.

Com a rotina diária e a carteira de clientes distribuída entre os membros da equipe, a mensuração dos resultados é limitada aos relatórios mensais de vendas, com apontamentos sobre o percentual conquistado por cada um.

Ao lançar mão de um sistema CRM, as informações em tempo real darão maior dimensão da retenção de clientes, do rendimento e das investidas da equipe de vendas para gerar melhores resultado.

Não só o coletivo se tornará alvo de análise, mas também a produtividade individual diária, com elementos significativos para interferências e ações corretivas, a fim de imprimir maior autoridade sobre a equipe e promover incentivos para o alcance das metas estabelecidas.

Outro aspecto favorável para a gestão da equipe de vendas é que um sistema integrado possibilita conhecer às preferências do cliente e municiar o profissional de vendas quanto aos argumentos para convencê-lo sobre os ganhos na aquisição de um mix de produtos ou serviços.

Um bom sistema de CRM não apenas auxilia na gestão da informação, mas na profissionalização do atendimento e fortalecimento da marca no mercado, conferindo à empresa um status de referência em atendimento de excelência, aumentando a força de vendas e o faturamento em função da grande procura.

A Multiedro é uma empresa de serviços de Tecnologia da Informação, com perfil integrador e desenvolvedor cloud, além de ter histórico comprovado de implementações bem-sucedidas de projetos com missão crítica e entrega de soluções de alto valor agregado.

As diversas tecnologias em nuvem (cloud conputing) utilizadas — Google Cloud, Microsoft Office 365 e Azure, Amazon Web Services, Salesforce e Freshdesk — são o potencial de atendimento da empresa, que pretende acelerar a adoção corporativa dessas soluções com total segurança e disponibilidade.

A Multiedro participa desde o desenvolvimento e implementação, passando por suporte e acompanhamento do uso e desempenho das soluções, prestando total assessoria para que os clientes façam um bom uso dos recursos oferecidos pelos sistemas.

Você percebeu como pode melhorar sua gestão de equipe de vendas ao adotar um sistema integrado de CRM como base informativa sobre o ciclo de vida dos clientes? Para conhecer melhor a ferramenta e todos os recursos que ela oferece, entre em contato conosco. Ficaremos contentes em demonstrar toda a eficiência disponível.