Nesta era digital, um dos grandes desafios das empresas é lidar com o acúmulo de dados e saber aproveitá-los da melhor forma. Afinal, o volume de informações disponíveis só aumenta, mas isso não vale de nada se a gestão não puder utilizá-lo a seu favor. A boa notícia é que, hoje, há formas de otimizar todo esse processo e garantir o máximo proveito para as empresas.
O data mining serve para extrair uma quantidade enorme de informações com padrões consistentes que são úteis para a geração de insights preciosos. A tradução dos termos de origem inglesa significa “mineração de dados”, contudo, a solução é aplicada no contexto empresarial para o desenvolvimento saudável das empresas.
Quer saber mais? Continue lendo este post e confira o que é data mining e como ele pode se aplicar ao seu negócio!
O que é data mining e como ele funciona?
Ao pé da letra, esse termo significa “mineração de dados”, como dito. Trata-se de uma estratégia voltada para organizar dados para que eles possam ser utilizados de maneira prática e útil para a empresa.
Para entender isso melhor, imagine uma companhia que vende diferentes categorias de produtos aos seus clientes, coletando os seus dados durante o processo. Utilizando o data mining, ela pode buscar padrões e descobrir, por exemplo, que determinado perfil de consumidor consome mais produtos das categorias “x” e “y” durante o primeiro semestre do ano.
Assim, o vendedor pode aproveitar essa informação para direcionar melhor ações que envolvam as categorias nessa época, já sabendo qual grupo de clientes terá uma tendência maior de comprar.
Por que utilizá-lo no seu negócio?
Após aprender o conceito e ter uma noção de como ele funciona, já dá para notar que o data mining traz muitos benefícios, certo? Afinal, ele permite que a empresa faça um uso eficiente do seu patrimônio digital referente aos clientes.
Em outras palavras, com ele, você consegue analisar padrões, como faixa etária, gostos, bons pagadores e possíveis devedores, dentre outras informações do seu público. Por outro lado, como dissemos no início, não basta ter essas informações — é preciso saber utilizá-las a seu favor.
No geral, isso dependerá do formato da sua empresa, mas podemos citar alguns usos comuns dessa ferramenta:
- separação dos clientes pelo pagamento — com o data mining, é possível fazer listas separando os consumidores que pagam sempre, daqueles que enrolam e dos que não pagam nunca;
- análise de venda de produto — selecionando um produto e analisando os dados dos seus compradores, é possível saber a quem ele interessa mais: aos jovens, às mães, aos solteiros, aos casados ou a quaisquer outros grupos;
- direcionamento de propagandas — sabendo a qual grupo de pessoas um produto é mais interessante, você pode direcionar as suas propagandas a esse público específico, aumentando consideravelmente a sua taxa de sucesso.
Para que serve o data mining?
O data mining ajuda a conhecer melhor os clientes, pois captura os dados relacionados ao seu público-alvo referentes ao perfil, ao comportamento e às necessidades. Ele também ajuda a compreender os seus padrões de consumo, mostra os produtos e as marcas mais vendidos e quais são as principais motivações dos compradores.
Além do mais, o data mining resgata informações que agregam valor às decisões dos gestores ou dos empreendedores. A solução ajuda a desvendar particularidades do ambiente e a fazer sugestões de tendências, além de possibilitar a realização de ações embasadas em dados reais. Ela subsidia os líderes com conhecimentos úteis sobre o contexto de atuação.
Qual é a importância do data mining?
O mercado está cada dia mais competitivo e os empresários enfrentam dificuldades para adaptar os negócios às transformações da sociedade. O data mining é importante para a empresa conseguir se adaptar às mudanças constantes em tecnologias, na economia e no cenário político, não importa qual seja o seu segmento.
Os consumidores modificam o seu comportamento com muita agilidade e procuram satisfação às suas necessidades. Com o data mining, essa situação pode ser encarada de forma positiva, visto que os riscos são minimizados, as decisões têm mais chances de dar certo e os problemas são rapidamente identificados.
A estratégia possibilita a realização de melhorias nos mais variados departamentos das empresas para obter destaque diante da concorrência. Trata-se de uma ferramenta de grande relevância para quem almeja permanecer ativo no mercado e continuar obtendo o crescimento dos seus negócios. Ela torna os processos mais dinâmicos para atender às demandas e identifica oportunidades e ameaças.
Quais são as etapas do processo de data mining?
É necessário realizar várias etapas para colocar em prática o processo do data mining no seu empreendimento. Por isso, separamos alguns passos que precisam ser seguidos. Inicialmente, faça o planejamento estratégico para entender os objetivos do procedimento de mineração dos dados e como eles estão alinhados às estratégias do negócio.
Depois de detalhar e especificar o planejamento e identificar as metas e os indicadores que serão utilizados, é hora de pensar na seleção dos dados. Reflita sobre as informações indispensáveis, as suas fontes e como elas serão utilizadas como insumo para a obtenção dos resultados almejados e estabelecidos anteriormente. Veja os dados que são importantes para os objetivos analisados.
Mantenha o foco somente nos relevantes, pois a fase de seleção é demorada, apesar de garantir resultados confiáveis. Em seguida, virá a modelagem dos dados, que faz parte da 3ª fase. Nela, são utilizadas técnicas para a mineração das informações que serão processadas por algoritmos e, consequentemente, os padrões serão identificados.
Após verificar os problemas e as correlações, deve ser feita a avaliação dos resultados. Nessa última etapa, são considerados os objetivos estabelecidos no início do processo para que os gestores tenham insights sobre como os dados podem ser aplicados para atender aos interesses do negócio. Por fim, os profissionais especializados na análise apresentam sugestões interessantes aos líderes empresariais.
Como correlacionar o Big Data e o data mining?
Ambas as ferramentas têm processos e funcionamentos semelhantes, mas se diferenciam em alguns aspectos — é isso que as torna complementares. O data mining funciona com dados mais específicos e menos complexos, como planilhas ou um pequeno banco de dados. Já o Big Data diz respeito a grandes volumes de dados, mais complexos e menos organizados.
Essa diferença faz com que o data mining sirva para uma análise mais detalhada e imediata de pequenas coisas, apresentando resultados rápidos que podem ser trabalhados para melhorar a venda de um produto específico, por exemplo. O Big Data, por sua vez, pode ser utilizado para uma análise mais ampla, servindo para fazer previsões e possíveis mudanças na gestão da empresa.
Enfim, agora, você já tem respostas sobre o que é data mining e sobre como ele é importante para o desenvolvimento dos negócios. O uso estratégico dessas ferramentas, com o Big Data e o data mining em conjunto, vem ganhando cada vez mais espaço, cada uma servindo à sua função própria. Ambas, no entanto, são extremamente relevantes para o sucesso das empresas na atualidade.
Gostou da leitura? Agora que já aprendeu o que é data mining e como essa solução pode beneficiar o seu negócio, confira também como otimizar o gerenciamento de TI da sua empresa!