Estratégia de multicloud: entenda quais são as vantagens e como implementar

6 minutos para ler

A computação em nuvem é uma solução bastante visada pelas empresas no mercado. Essa tecnologia é capaz de trazer ótimos benefícios para os empreendimentos e favorecendo o desempenho e produtividade em diferentes atividades, além de trazer um ótimo custo-benefício aos negócios.

Devido à ascensão da tecnologia em nuvem no mercado, começaram a surgir novas estratégias e conceitos. O multicloud, por exemplo, é uma tendência que muitas empresas estão aderindo aos seus modelos de negócio para alcançar ótimos resultados e desenvolver um diferencial competitivo eficiente.

Continue acompanhando e entenda o que é esse tipo de estratégia e quais são seus benefícios. Confira!

O que é uma estratégia multicloud?

A adoção de uma estratégia multicloud envolve o uso de ao menos dois ambientes distintos de computação em nuvem simultaneamente. Inicialmente, esse conceito surgiu de uma necessidade para trazer meios confiáveis para as soluções cloud usadas pelas organizações, suprindo problemas que geram perdas de dados e downtimes.

Esse conceito se refere à administração de soluções cloud disponibilizada por diferentes parceiros sem a necessidade de uma interconexão entre os serviços disponibilizados. Muitas pessoas acabam tendo dúvidas sobre essa estratégia e a nuvem híbrida — que acaba exigindo a interdependência para operar corretamente.

A tendência é que mais de 70% das empresas até 2023 adotem modelos de multicloud como parte dos serviços de nuvem usados e ampliar o potencial das estratégias de cloud computing adotadas.

Quais são os seus benefícios?

Agora que explicamos sobre o que se trata uma estratégia multicloud, separamos também uma lista sobre os seus principais benefícios. Confira!

Mais segurança

A questão da segurança de dados é um aspecto fundamental que toda empresa deve priorizar em seu modelo de negócio. Com a LGPD em vigor, é fundamental proporcionar um ambiente protegido e confiável para a sua gestão de dados e evitar problemas posteriores com invasões ou vazamento de informações.

Com uma estratégia multicloud, é possível combinar os diferentes tipos de provedores e assegurar um ambiente mais seguro para o tráfego e armazenamento de dados da empresa. Além disso, a exposição às ameaças externas é bem menor, já que a distribuição dos servidores é diferente entre os ambientes em nuvem.

Autonomia do sistema

A autonomia de sistema é uma das maiores vantagens proporcionadas pela adoção de uma estratégia multicloud. Dessa forma, a empresa terá meios de se relacionar às diferentes soluções em nuvem à sua disposição com muito mais praticidade e agilidade, trazendo ganhos em desempenho e produtividade.

Com essa estratégia, as equipes de TI podem decidir como e quando desejam aplicar os recursos fornecidos pelos diferentes provedores em nuvem. Esse processo é importante para evitar situações de lock-in — quando uma empresa fica restrita a um único provedor que determina a performance e os serviços que o cliente tem acesso.

Redução de riscos

A redução de riscos proporcionada pelo multicloud serve como um complemento à segurança robusta que essa estratégia traz às empresas. A adoção de múltiplos provedores de nuvem é capaz de reduzir drasticamente a exposição que as empresas têm às ameaças externas e ataques DDoS.

Isso acontece porque os serviços, produtos e dados estão partilhados entre diferentes fornecedores de soluções cloud. Assim, a probabilidade de um ataque, invasão ou vazamento de informações que podem comprometer todo o sistema é muito inferior. Assim, os serviços se tornam muito mais resilientes e contam com um período de recuperação menor caso sofra um ataque.

Maior flexibilidade

A escalabilidade das soluções em nuvem já é um aspecto bastante vantajoso para o crescimento e expansão das operações. O multicloud é capaz de ampliar ainda mais esse benefício, oferecendo flexibilidade às empresas.

Como os empreendimentos não ficam presos a apenas um provedor de cloud, é possível conseguir ofertas mais interessantes e adequadas de acordo com sua demanda.

Assim, caso seja necessário, é possível realizar a migração ou atualização dos serviços sempre que houver necessidades — além de facilitar a negociação com os diferentes provedores de tecnologia em nuvem.

Redução de custos

Contar com uma maior flexibilidade durante a negociação e aquisição de serviços em nuvem é muito importante para encontrar o melhor custo-benefício para a empresa. Por isso, uma estratégia multicloud é fundamental para elevar o desempenho e produtividade das empresas e ainda reduzir significativamente os seus custos.

Como mostramos, a negociação com diferentes provedores possibilita uma negociação mais adequada às suas necessidades. Esse processo facilita a possibilidade de encontrar ofertas com preços mais competitivos, facilitando a adesão de soluções cloud para alavancar seus resultados.

Aderência à legislação local

A contratação de diferentes provedores para compor a sua estratégia multicloud também pode ajudar as empresas a se adequarem à legislação local. Dependendo do território em que a organização atua, ela está sujeita ao cumprimento legal de regras governamentais locais.

Por isso, contar com essa estratégia pode auxiliar na adequação dessas normas e atender as demandas obrigatórias e simultaneamente alocar outros serviços de maneira independente.

Como implementá-la na empresa?

A implementação de uma estratégia multicloud vai depender da demanda e da necessidade das empresas expandirem as suas operações com o uso da tecnologia de computação em nuvem. Por isso, a contratação desse serviço é mais indicada para quem busca por mais flexibilidade durante a aquisição de cloud computing para auxiliar a organização da infraestrutura com as opções mais adequadas para o empreendimento.

Ainda assim, o processo de implementação pode exigir muito do setor de TI para assegurar as suas funcionalidades e benefícios. Por isso, o mais indicado é contar com um parceiro especializado em soluções de infraestrutura em nuvem para trazer os melhores resultados e providenciar um suporte eficiente caso surja algum problema posterior.

Além disso, contar com um parceiro pode reduzir a carga sobre a sua equipe de TI, disponibilizando o seu time para outras atividades que exigem mais urgência. Assim, será possível usufruir de todas as vantagens da estratégia multicloud com mais eficiência e assegurar a produtividade em seus projetos.

Pronto! Esperamos que este texto tenha esclarecido as suas dúvidas sobre a estratégia multicloud e como ela pode ser benéfica para o seu negócio. Lembre-se sempre de contar com o auxílio de uma empresa especializada para garantir os melhores resultados para o seu empreendimento.

Quer trazer inovação à sua empresa e melhorar seus resultados? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e confira nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This