Trabalhar a comunicação da empresa é um importante processo que permite maiores resultados na hora de transmitir suas mensagens. Para isso, uma ótima assinatura de e-mail profissional é essencial para fortalecer sua identidade e ajudar a promover a empresa e sua excelência no mercado.
Normalmente, é comum enviarmos diversos e-mails em um único dia. A grande maioria dos conteúdos recebidos hoje são, de fato, spam. Por isso, ao utilizar uma boa assinatura, você garante a autenticidade do seu e-mail, aumentando as oportunidades de fazer negócio e maximizar seus resultados.
Continue acompanhando para entender melhor o que é uma assinatura de e-mail profissional e como fazer uma ótima assinatura para seus disparos!
O que é uma assinatura de e-mail profissional?
A assinatura de e-mail profissional nada mais é do que uma mensagem configurada, exibida automaticamente em todas as mensagens enviadas a partir de um determinado endereço. Com isso, todo conteúdo enviado aos seus destinatários será mais facilmente identificável se vier de uma fonte segura e confiável, por exemplo.
Trabalhar uma assinatura de e-mail é essencial, principalmente ao considerar vários fatores que podem impactar a comunicação profissional com seus clientes. Hoje, a maioria dos disparos de e-mail na web são apenas spam ou práticas maliciosas, como o phishing. Por isso, identificar seu conteúdo é crucial e pode trazer ótimos benefícios.
Assim, é possível trazer maior exposição positiva à marca, além de fortalecer a credibilidade e profissionalismo da empresa no mercado. Também, trabalhar com uma boa assinatura aumenta as chances de conquistar e captar clientes para o negócio, sendo um importante recurso na hora de maximizar resultados.
Quais as melhores práticas para fazer uma boa assinatura de e-mail?
Agora que você entende melhor sobre o que se trata a assinatura de e-mail profissional e seus benefícios, separamos as melhores práticas para você fazer uma boa assinatura e conquistar seu público. Confira!
Aprenda a usar a logo da marca
Antes de pensar em apenas assinar seu nome em cada e-mail profissional da empresa, é preciso considerar que esse processo precisa também carregar o nome da marca e mostrá-la aos seus destinatários. Como o objetivo é passar maior credibilidade para seus clientes, é muito importante planejar a maneira como os elementos serão dispostos na assinatura.
Isso também envolve o uso do logo de sua empresa. Para isso, é crucial trabalhar a identidade visual da marca para que a comunicação em sua assinatura seja condizente com todo o material já utilizado no mercado. Uma boa aplicação é indispensável quando se trata de conquistar a confiança do público e transmitir a autoridade do seu negócio em seus disparos.
Procure utilizar uma identidade condizente à empresa
Além de saber como trabalhar a logo de sua empresa na assinatura, há também outro importante elemento que deve ser considerado para elaborar uma boa assinatura: a identidade da empresa. Aqui, é necessário considerar desde as cores que representam a marca quanto a sua forma de comunicação com o público.
Esse processo é importante para fortalecer a sua imagem no mercado, servindo como uma extensão da marca ao se comunicar com seus clientes e parceiros. Por isso, novamente, é preciso seguir o manual de identidade visual da marca para assegurar uma assinatura de e-mail profissional eficiente e cativante.
Deixe a mostra outros meios de contato
Por mais que o e-mail seja um meio de comunicação extremamente eficiente ao que se propõe, ele pode não ser a melhor alternativa para todos os usuários. Nesse sentido, ao elaborar sua assinatura de e-mail profissional, é preciso inserir outras formas de contato que também podem ser utilizadas pelos seus destinatários caso precisem retornar a mensagem.
Aqui, é possível reforçar as formas de comunicação com você e com a empresa por meio de vários recursos de comunicação, como telefone, whatsapp, telegram e até mesmo outros endereços de e-mail. O ideal é deixar algo simples, rápido e eficiente. Assim, caso seja um assunto de urgência, o usuário poderá contar com o auxílio da empresa sem grandes dores de cabeça.
Represente o diretor executivo e a empresa
A assinatura de e-mail profissional é um local que deve contar com todas as suas informações básicas. Ela funciona como uma representação pessoal sua, servindo como uma comunicação mais direta com aqueles com quem você está entrando em contato.
Por isso, uma boa assinatura profissional deve contar com elementos diretos e claros sobre quem é a pessoa que está enviando a mensagem e onde ela trabalha, como: nome, empresa, cargo, meios de contato e uma foto. Com isso, é possível trazer mais credibilidade para seus contatos e reformar o profissionalismo e seriedade da marca em seus e-mails.
Passe credibilidade e profissionalismo
A assinatura de e-mail, como mostramos, é um local que servirá para você identificar o conteúdo enviado aos seus destinatários e reforçar a credibilidade de suas mensagens. Por isso, independentemente do tamanho da empresa, é essencial se portar de forma profissional na hora de assinar seus conteúdos.
Uma assinatura deve ser enxuta e transmitir justamente o que se propõe: mostrar quem está falando, qual sua posição dentro da empresa e representar a marca. Informações demais podem atrapalhar a leitura e soar como um conteúdo malicioso ou sem relevância. O impacto causado ao assinar suas mensagens deve ser positivo para que sua credibilidade seja transmitida da melhor forma possível.
Seja memorável
Ao enviar suas mensagens, é preciso ter em mente que cada e-mail disparado deve deixar uma boa impressão aos seus destinatários. Com a assinatura de e-mail profissional é possível fazer com que seus contatos pensem em seu negócio e lembrem-se de sua marca posteriormente.
Por isso, contar com uma boa assinatura permite que seus e-mails se destaquem e conquistem a confiança de seus destinatários. Assim, é possível reforçar o laço com seus clientes e parceiros, maximizando suas oportunidades de fazer negócio no futuro.
Pronto! Como pôde ver, a assinatura de e-mail profissional é essencial para quem deseja passar mais credibilidade em seus disparos. O Google Workspace oferece várias soluções essenciais para o dia a dia corporativo, como o MultiSign, que permite um gerenciamento e padronização das assinaturas utilizadas nos e-mails da organização.
Aproveite para conhecer melhor sobre o MultiSign e o Google Workspace e veja como esse investimento pode melhorar seus resultados!