Como funciona o Google Classroom? Confira seus principais recursos

4 minutos para ler

Você já imaginou que a internet disponibilizaria um meio de ensino de qualidade para os estudantes? O Google tem investido constantemente em tecnologias que possibilitem uma aproximação virtual entre professores e estudantes, garantindo uma experiência similar às encontradas nas salas de aula.

O Google Classroom é uma ferramenta do G Suite for education que oferece todas as funcionalidades da plataforma para as escolas e universidades. Ele funciona como um sistema de gerenciamento de conteúdo didático, em que é possível criar diferentes turmas, disponibilizar tarefas diárias, enviar e receber notas e muito mais.

Continue acompanhando e entenda como funciona o Google Classroom e como ele pode ajudar na área da educação.

Funciona como meio criativo na hora de ensinar

Quando falamos sobre ensino a distância é comum ficar com aquela pulga atrás da orelha. Muitas vezes a qualidade dessa modalidade de estudo é duvidosa. Por isso, o Google Classroom se tornou um sinônimo de credibilidade quando o assunto é aula remota.

Aqui, os profissionais da área da educação contam com meios eficientes de interação com os alunos de uma maneira muito mais criativa. Por fugir do modelo tradicional de ensino, a ferramenta disponibiliza uma forma repaginada para ministrar uma aula.

Ainda que o Google Classroom não substitua as salas de aula físicas, ele serve como um complemento, oferecendo diversas ferramentas para os professores trabalharem com maior liberdade por meio de dispositivos conectados à internet.

Conta com ótimos recursos

O principal objetivo dessa ferramenta é tornar o aprendizado mais eficiente e prático. Entender como funciona o Google Classroom significa contar com recursos que permitem uma interação mais produtiva entre alunos e professores, otimizando toda a didática do processo.

A criação de turmas no Google Classroom é bem intuitiva e prática. Assim, basta dar um nome à sala de aula e enviar os convites aos alunos. A ferramenta tem uma interface que lembra muito o feed de uma rede social. Nela, os professores podem lançar comunicados aos diferentes grupos de estudantes, de acordo com sua necessidade.

O gerenciamento e organização da ferramenta são pontos positivos para os professores. Eles podem criar avaliações, agendar horários e marcar prazos de forma prática. Esse tipo de publicação permite anexar arquivos do computador ou até mesmo os armazenados no Google Drive. Do ponto de vista dos alunos, esse processo também é bastante simples.

O ambiente virtual da ferramenta é excelente para otimizar a comunicação entre os professores e os alunos. Além da página principal usada para lançar comunicados, é possível também responder aos envios de trabalho individualmente. Isso significa que as mensagens serão encaminhadas para o autor de cada tarefa particularmente, possibilitando um feedback direcionado.

Disponibiliza ferramentas para potencializar o ensino

O Google Classroom não conta apenas com recursos que potencializam a eficiência do ensino, como também tem outros meios que podem otimizar ainda mais a didática. Na plataforma, existem ferramentas que servem para expandir ainda mais os horizontes na hora de providenciar um ensino à distância.

O Google Apps for Education, por exemplo, conta com todos os aplicativos do G Suite voltados para a área de ensino. Eles são fundamentais para agilizar e facilitar o trabalho dos professores, garantindo uma atuação mais ampla dos profissionais.

Já o Chromebooks for Education é o desenvolvimento de notebooks com funções ligadas às aplicações do G Suite. Eles são disponibilizados com total integração à plataforma e com um ótimo desempenho para os alunos. Por último, temos o Google Play for Education.

Ele oferece diferentes aplicativos para a educação, permitindo maior liberdade criativa na hora de apresentar os conteúdos das aulas. Assim, é possível compartilhar as aplicações entre os alunos e disponibilizar uma didática mais eficiente.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre como funciona o Google Classroom. É importante ressaltar que essa ferramenta se tornou indispensável para atender à demanda pontual causada pelo cenário atual da pandemia. Oferecer um estudo de qualidade remotamente é um grande diferencial buscado pelos profissionais da educação na hora de exercer a profissão.

Por isso, aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e confira os benefícios que o G Suite for Education pode oferecer!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This