As empresas do mundo inteiro estão apostando no modelo de negócio orientado a dados para garantir que as decisões dos gestores sejam corretas e embasadas em informações reais e relevantes. Os profissionais responsáveis revisam os resultados obtidos mensalmente com base em indicadores que revelam se as suas estratégias estão surtindo o efeito desejado.
É possível obter respostas relevantes por meio de diferentes ferramentas de medição. Entretanto, é necessário saber coletar as informações, separá-las e as interpretar de forma adequada para sobreviver em um mercado altamente competitivo. Com essa nova abordagem, uma empresa orientada a dados pode trabalhar com base na realidade do negócio e não precisa mais apostar em palpites.
Gostaria de saber quais são as etapas necessárias para obter os benefícios com o auxílio dessas metodologias? Acompanhe a leitura!
O que significa ser uma empresa orientada a dados?
Trata-se de uma organização cujas decisões são tomadas após a realização de análises de dados que servem de apoio e embasamento aos gestores. Diversas informações podem ser verificadas para aumentar as chances de sucesso das empresas. Isso é possível com a implementação de novas tecnologias, ferramentas inteligentes e soluções de Big Data.
Os dados coletados devem ser de qualidade e precisam ser interpretados corretamente para conferir inteligência aos negócios. As soluções tecnológicas auxiliam os gestores a obter relatórios em tempo real e personalizados para usar quando precisarem para a criação de novas estratégias. Diante disso, os profissionais acessam as informações necessárias para decidir acertadamente e com mais agilidade.
Qual é a importância de ser uma empresa orientada a dados?
A implementação de uma abordagem baseada em dados é muito importante, pois permite que as empresas obtenham informações confiáveis e relevantes sobre as operações e estratégias de negócios escolhidas. A abordagem disponibiliza uma visão global ou geral da organização para que os responsáveis encontrem soluções imediatas para as dificuldades do cotidiano.
Uma empresa orientada por dados é capaz de utilizar a informação correta no momento certo para fazer escolhas assertivas. Os bancos de dados são centralizados e permanecem acessíveis para todos os tomadores de decisão, que terão mais segurança na hora de decidir. As organizações podem coletar informações de sites, redes sociais e objetos conectados.
O uso dos dados também fornece insights sobre a concorrência, o comportamento do cliente e as tendências do mercado. O acesso a essas informações permite que as empresas prevejam as reações dos clientes e, consequentemente, melhorem as experiências fornecidas e aumentem suas taxas de fidelização. As tecnologias realizam análises preditivas, ajudam a prever tendências e a obter diversos benefícios.
Quais são as etapas essenciais para se tornar esse tipo de empresa?
Tornar-se uma empresa orientada por dados requer o compromisso de usar as informações para orientar e embasar as tomadas de decisões em todos os níveis da organização. Desbloqueie o potencial da sua empresa para impulsionar o sucesso dos negócios ao implementar as etapas descritas abaixo e iniciar uma nova jornada em sua carreira!
Estabeleça uma cultura de dados
Para construir uma cultura de dados, todos os colaboradores precisam falar a mesma língua. Isso pode parecer difícil no início porque as equipes estão acostumadas a utilizar uma linguagem diferente e muitas vezes imprecisa, enquanto os termos de inteligência artificial e aprendizagem automática são frequentemente utilizados de forma incorreta.
No entanto, ao criar uma cultura de dados, os times aprenderão a usar expressões específicas ao invés de utilizar termos genéricos. Essa é a primeira parte da mudança que deve ocorrer para que a sua organização comece a fazer uso das informações coletadas dos ambientes virtuais. Coloque essa abordagem no centro da sua estratégia e conseguirá alavancar o negócio.
Identifique os KPIs relevantes
Pesquise e defina quais são os principais dados e indicadores mais relevantes para atingir as suas metas e objetivos de negócios. As métricas podem incluir informações de clientes, sistemas operacionais, setor financeiro e outros tipos de KPIs que forneçam insights valiosos. Treine seus funcionários para usar esses dados e embasar tomadas de decisão.
Se for preciso, forneça treinamentos em análise, visualização e estatística de dados. Mostre aos colaboradores a relevância da agilidade no momento de decidir, do processamento de dados e do impacto que eles causam nas rotinas. Com o auxílio dos indicadores de desempenho ficará mais fácil gerenciar contatos, melhorar os produtos ou serviços e atrair novos clientes.
Colete e armazene os dados
Conte com uma infraestrutura que permita coletar, armazenar e analisar as informações capturadas pelas tecnologias. Implemente soluções tecnológicas capazes de criar um banco de dados para visualização. A tecnologia ideal consegue gerar relatórios e mostrar os indicadores de desempenho em painéis para facilitar a gestão e para ser vista como uma vantagem pelos gestores.
Invista em uma tecnologia específica para o seu segmento, que forneça insights baseados em Inteligência Artificial, ofereça ferramentas de colaboração e data warehouses lógicos baseados na nuvem. Acredite em uma cultura inovadora na qual os dados sejam indispensáveis, mas que também promova a transparência dos processos e conquiste a confiança de todos os envolvidos, com conhecimentos compartilhados e muito mais.
Use as ferramentas certas
A empresa orientada a dados precisa disponibilizar a todos os seus recursos humanos as ferramentas necessárias para a execução dos projetos, inclusive durante o período de transição. Será necessário conhecimento técnico para definir qual solução tecnológica mais atende às demandas internas e externas do negócio e fornece informações válidas.
Os gestores precisam ter dados suficientes disponíveis que serão processados por ferramentas de coleta de alto desempenho e se tornarão informações inteligentes e utilizáveis. Talvez isso exija grandes mudanças nas operações e no modo de realizar as atividades e o negócio precise de reorganização, sensibilização e capacitação das lideranças.
Tome decisões com base em dados
Implemente estratégias e processos robóticos que priorizem o uso de dados para facilitar a tomada de decisões. Organize reuniões regulares para a análise das informações coletadas e a incorporação dos resultados das avaliações nos seus processos de planejamento. Por fim, monitore e avalie o impacto de suas iniciativas, acompanhe as métricas e indicadores de desempenho.
Compreendeu o que precisa ser feito para se tornar uma empresa orientada a dados? Saiba que é fundamental apostar no aprimoramento e na evolução contínua das suas estratégias de negócios. A Multiedro pode ajudar você a realizar esse processo, identificar as melhores soluções e garantir que a sua organização atenda aos requisitos de segurança e disponibilidade.
Quer obter mais dicas para mudar a realidade da sua empresa? Entre em contato com os nossos profissionais especializados!