Com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, as empresas estão se tornando cada vez mais virtuais. Elas não têm somente equipes internas nas empresas e muitas possuem pessoas trabalhando em tempo integral, no estilo home office. Isso somente é possível devido às inovações que estão a surgir.
Como todos os setores precisam estar alinhados, é preciso contar com o uso da comunicação unificada. Como resultado, as informações podem ser repassadas de maneira eficaz. Se você está com dúvidas sobre como funciona esse tipo de comunicação, neste post abordaremos este assunto. Confira!
O que é a comunicação unificada?
A comunicação unificada nada mais é que uma maneira de usar as ferramentas de comunicação de maneira integrada. Com ela as empresas e os indivíduos podem gerenciar todas as comunicações em uma mesma plataforma.
Ou seja, quando as maneiras de se comunicar são unificadas, elas preenchem a lacuna entre o VoIP e todas as outras tecnologias de comunicação no computador. Isso é perfeito para a gestão empresarial moderna.
Quais os benefícios?
O modelo de comunicação unificada oferece muitas vantagens tanto para as empresas como para os seus colaboradores. Isso devido às mudanças que oferecem melhorias para todos os setores do negócio. Separamos abaixo os principais benefícios. Veja!
1. Eficiência
A comunicação unificada auxilia as empresas a terem eficiência profissional em todas as áreas do negócio. Isso por tornar mais simples os processos, minimizar os erros e agilizar a troca de informações.
Isso tudo graças à centralização da comunicação, que resulta em tomadas de decisões mais rápidas, fazendo assim com que sejam otimizados os fluxos de trabalho.
2. Segurança
Os usuários que se comunicam por meio de uma única plataforma, contam com a segurança dos dados, que são protegidos muitas vezes por senha. E o melhor de tudo é que eles podem alternar entre dispositivos que eles acharem melhor, seja no PC, no telefone, por meio de um navegador ou em tablets.
3. Economia de custos
Com o uso desse tipo de tecnologia é possível minimizar os gastos. Um exemplo simples é que por meio de uma plataforma robusta, é possível realizar reuniões remotas, sem que haja necessidade de locomoção das pessoas, o que se torna menos oneroso.
Além disso, também diminui a necessidade da contratar pessoas de TI para fazer as manutenções de diversos softwares, sendo que será usada apenas uma plataforma.
Como implementar?
Para implementar o uso da tecnologia da comunicação unificada é preciso contatar uma empresa que disponibiliza esses serviços. Encontrando uma parceira de confiança, basta aderir ao plano que mais se adequar as necessidades do seu negócio.
Dentre as opções, podem ser encontrados aplicativos, que tenham:
- telefonia IP – chamadas de voz via internet;
- videoconferência – contato por meio de voz e imagem;
- mensagens unificadas – troca de mensagens entre pessoas ou grupos com uma plataforma integrada;
- chat e mensagens instantâneas – trocas ágeis de mensagens de texto;
- e-mail integrado – facilidade no envio e acompanhamento de comunicações;
- software de ponto unificado – ajuda a acompanhar as atividades empresariais em tempo real.
Basta procurar pelo sistema que mais se adequar a sua empresa e fazer o uso de todas as ferramentas que serão disponibilizadas. Se for necessário, ofereça treinamentos para os profissionais que irão usar o programa.
Então, agora que você já sabe o que é a comunicação unificada, não deixe de fazer a implementação e otimizar os sistemas de sua empresa. Isso é extremamente importante para a realização de negócios e inclusive para serem cumpridos os prazos.
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