Dicas práticas de como fazer a construção de API de forma mais efetiva

3 minutos para ler

O API (Application Programming Interface) possibilita que os desenvolvedores da sua empresa criem zonas de comunicação entre softwares e plataformas. Com isso, eles se tornam mais eficientes e automatizados, possibilitando que uma série de atividades da sua empresa sejam realizadas de maneira otimizada e sem desgaste da equipe.

Mas na hora de construir o API, os desenvolvedores podem encontrar uma série de dificuldades que dificultam e complicam o trabalho. Você sabe como solucionar esse problema? Se não, está na hora de descobrir!

Leia o artigo e entenda quais são as melhores dicas práticas para a construção de API de forma mais efetiva!

Mantenha um padrão na escrita

Uma das melhores dicas no que se refere à criação de API é ter um padrão consistente na escrita do código. Isso facilita a programação e, inclusive, o entendimento por parte do programa ou software que utilizará o API.

Nesse aspecto, vale indicar a utilização de substantivos ao invés de verbos na hora de criar as linhas do código. Além disso, dê preferência para os substantivos no plural ao invés do singular. Dessa forma, você mantém a coerência e evita ambiguidade.

Invista na criptografia SSL

A segurança da informação deve ser uma preocupação em todos os processos realizados na sua empresa, o que inclui a criação de APIs. Dessa forma, investir em criptografias eficientes pode ser uma ótima forma de proteger, aplicar e garantir a integridade das informações contidas nela.

Para isso, a criptografia SSL pode ser a melhor solução para a sua empresa. Isso porque, além de eficiente, esse sistema de criptografia também permite a autenticação de forma simples. Com o uso de tokens, por exemplo, o usuário pode acessar os dados sem comprometer a sua segurança.

Crie várias versões

A criação de várias versões no momento de desenvolvimento do API é uma ótima forma de tornar esse processo mais eficiente e ainda aumentar a qualidade do resultado final. Isso porque as diversas versões podem auxiliar na identificação do melhor código para que a API funcione de maneira correta.

Além disso, o versionamento também facilita a identificação e correção de erros que podem ocorrer ao longo do processo. É possível comparar as versões para, com isso, visualizar o erro de forma simples e eficiente.

Crie padrões de respostas para erros

Existem alguns erros padrões que podem ocorrer enquanto o usuário acessa o API. É essencial que você determine quais são eles e, a partir disso, crie padrões de resposta para que o problema seja corrigido rapidamente.

Na resposta padrão você deve incluir o nome do erro e código. Também pode ser importante incluir uma lista de detalhes à qual o usuário pode consultar informações precisas sobre o erro ocorrido.

A construção de API é um processo importante para as empresas. Porém, para que isso ocorra da melhor forma possível, é essencial que os desenvolvedores sigam algumas boas práticas, tornando o processo mais rápido e os resultados melhores. Aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a implementar essas práticas na sua empresa!

Ficou com alguma dúvida? Então aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This