Veja como criar um formulário no Google e saiba aproveitar suas vantagens

6 minutos para ler

Muitas vezes, na empresa, é necessário coletar uma série de dados dos colaboradores. Você pode precisar de informações pessoais para registros e cadastros da equipe ou obter feedbacks sobre determinado processo com cada um dos profissionais. Diante dessa necessidade, você sabe como realizar esse processo de forma simples e rápida?

Criar um formulário no Google pode ser uma ótima solução! Isso porque esses documentos são simples de ser criados e distribuídos entre os membros do time. Além disso, são fáceis de ser utilizados pelos colaboradores, e os resultados chegam em forma de planilha, facilitando também a análise.

Quer saber como funciona e como criar um formulário no Google? Então, continue a leitura e descubra, agora mesmo!

Como funciona o formulário no Google?

Como você já sabe, o Google Workspace tem uma série de funcionalidades e plataformas que podem ser suas grandes aliadas na hora de realizar as atividades do dia a dia da empresa e realizar a gestão do time. Entre essas ferramentas, está o Google Forms, também conhecido como Formulários do Google.

A ferramenta permite que você crie todos os tipos de formulários, desde pequenos  questionários fechados até os mais longos, com questões abertas. Eles servem para criar formulários de opinião, feedback, provas, questionários, avaliações com escala numérica, entre outras.

Vale lembrar que o formulário do Google pode ser criado por qualquer pessoa, e totalmente personalizado. Isso significa que você escolhe o tipo de questão, a pergunta que será feita, o tipo de resposta que a pessoa deve emitir e, inclusive, se a pergunta é obrigatória ou não.

Ele também pode ser compartilhado diretamente por e-mail ou por link, que pode ser enviado por meio de qualquer plataforma. Os resultados finais chegam até você em uma planilha no Google Drive. Dessa forma, é possível identificar o número de respostas e quais foram cada uma delas, com facilidade.

Como criar um formulário no Google?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o formulário no Google, veja o passo a passo e entenda como é simples criar um formulário, agora mesmo!

Acesse o Google Forms

Comece acessando o site do Google Forms. Vale lembrar que é necessário ter uma conta no Google para iniciar a criação de um formulário. Também é importante saber que o formulário é incluso nos planos, não exigindo nenhum pagamento a mais para que você utilize essa funcionalidade. No site, vá até o final e clique em “Ir para formulários Google”.

Crie um novo formulário

Essa é a hora de iniciar a criação do seu formulário. Você vai perceber que o Google já oferece alguns modelos, que podem ser editados por você de forma a atender suas necessidades.

Caso perceba que eles já têm algumas das informações que você realmente precisa, você pode optar por utilizar um dos modelos. Porém, caso queira iniciar um formulário totalmente novo, clique em “Em branco”.

Preencha as informações básicas

Ao iniciar um novo formulário, é hora de começar com o preenchimento das informações básicas. Em primeiro lugar, dê um título para o questionário, de forma a identificar o objetivo da pesquisa.

Além disso, há uma opção para que você adicione uma descrição. Esse é o momento de explicar para as pessoas quais são os objetivos e como preencher o formulário. Você pode usar esse espaço, também, para se apresentar e dar outras informações que podem ser importantes para a pesquisa.

Crie as suas perguntas

Agora, é a hora de criar as suas perguntas. Comece com o título, ou seja, o enunciado. Se esse é o momento de solicitar, por exemplo, a identificação de quem está respondendo, você pode digitar apenas “Nome Completo”, e deixar a opção abaixo para que a pessoa responda.

No caso de uma pergunta de opinião, por exemplo, você pode colocar: “que nota, de 0 a 10, você daria para a atividade realizada?”. Esse é o enunciado, o título da sua pergunta.

Escolha o tipo de resposta

O formulário no Google oferece uma série de opções de resposta, de acordo com as suas necessidades. Em cada uma das perguntas, você deve escolher o que melhor se adequa ao dado que você pretende obter. Os principais tipos de resposta possíveis são:

  • múltipla escolha;
  • caixa de seleção;
  • parágrafo;
  • escala linear.

Caso opte por múltipla escolha ou caixa de seleção, é importante que você descreva as opções, abaixo. No caso de escolher a escala linear, você deve determinar qual o intervalo que deve ser colocado. Ou seja, defina se o respondente precisará escolher uma resposta entre 0 e 10, 1 e 5 ou 0 e 7, por exemplo.

Determine se a pergunta é obrigatória

Você vai perceber que existe a opção de marcar a pergunta como obrigatória. Isso significa que a pessoa só poderá enviar a seção do formulário caso responda. Marque essa caixa, se for o caso.

Utilize os recursos adicionais

Na barra lateral, você vai perceber que existe uma série de recursos que podem ser utilizados. Você pode, por exemplo, duplicar a pergunta, o que é muito útil, caso você esteja fazendo um questionário de escala linear e precise modificar apenas o título da pergunta.

Também é possível inserir imagens ou vídeos em cada uma delas. Se sentir a necessidade, utilize esses recursos adicionais para deixar o seu formulário ainda melhor! Ao final do processo, basta clicar em enviar, e você terá acesso ao link correspondente.

Quais as vantagens de criar um formulário no Google?

Existem várias vantagens relacionadas ao formulário no Google. Veja, agora, quais são as principais delas:

  • praticidade, tanto para quem cria quanto para quem responde;
  • possibilidade de personalização;
  • fácil adesão do público;
  • interface intuitiva;
  • diversos recursos disponíveis;
  • compartilhamento do link;
  • possibilidade de edição posterior;
  • formulário salvo na nuvem;
  • facilidade no acesso aos dados e análise.

Como você pode perceber, criar um formulário no Google tem diversas vantagens, tanto para realizar pesquisas e testes quanto para outros processos dentro da sua empresa. Essa ferramenta faz parte de uma série de funcionalidades que o Google oferece no seu Workspace, e todas elas podem ajudar no trabalho em sua organização.

Portanto, aproveite para conhecer o Google Forms e comece a usar todos os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa! Quer saber mais sobre essa e outras ferramentas do Google? Então, entre em contato com a Multiedro e veja como podemos ajudar a sua empresa a se tornar mais digital!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This