Entenda o que é Data Analytics e como ele pode ser útil para a empresa!

7 minutos para ler

As empresas trabalham com um enorme volume de dados que são capturados diariamente pelas tecnologias. As informações coletadas são essenciais para a criação de estratégias mais efetivas, obtenção de insights valiosos e tomadas de decisões assertivas. Data Analytics pode ajudar os negócios a atender as necessidades dos clientes e a alcançar o sucesso.

O conceito é indispensável para a realização de análises de dados, promove a segurança e a eficiência dos profissionais que atuam nas mais variadas áreas de uma organização. Ele ajuda a superar os desafios do mercado, enfrentar a concorrência e aumentar a produtividade das equipes.

Neste conteúdo, você vai descobrir o que é Data Analytics e quais são as principais formas de utilização de Data Analytics na empresa. Leia este artigo até o fim e descubra mais!

Saiba o que é Data Analytics

Data Analytics é o processo que possibilita a análise de dados estruturados ou não, que são gerados continuamente e coletados em tempo real. Ela tem como finalidade a extração, armazenamento e avaliação dos dados para ajudar os gestores do negócio em sua tomada de decisões. Desse modo, o conceito beneficia as organizações nas questões internas e externas.

Além disso, Data Analytics aponta as mudanças no comportamento dos clientes e ajuda as empresas a criarem oportunidades por meio da exploração das informações capturadas. O processo de coleta e análise possibilita o crescimento do negócio, pois os seus resultados são precisos. Os dados são extraídos, organizados, tratados e avaliados para posterior aplicação.

Compreenda as principais formas de uso dessa tecnologia

O conceito Social Data extrai e armazena os dados, compila perfis e comportamentos para a compreensão das tendências de consumo que estão surgindo. Já o Enterprise Data confere os dados corporativos veiculados e estocados nas empresas para apoiar a tomada de decisão. O Personal Data coleta dados pessoais pela integração entre dispositivos conectados à Internet. Observe abaixo alguns detalhes!

Identificação de padrões

Data Analytics é muito importante para a identificação de padrões e para fazer a segmentação personalizada dos clientes da organização. Ele permite o estudo dos perfis do público-alvo, como localização, comportamento, idade e preferências para a entrega de soluções apropriadas. Consequentemente, é possível superar a concorrência atendendo aos anseios dos consumidores.

Redução de custos

Uma das maiores vantagens de usar Data Analytics é a redução dos custos de Tecnologia da Informação (TI). Além do mais, os dados armazenados na nuvem permitem que os gestores tomem decisões eficientes em virtude da agilidade no seu processamento. A utilização inteligente dos recursos elimina desperdícios e os custos desnecessários.

Data Analytics fornece uma visão completa do funcionamento do negócio e do uso de recursos aos gestores. Durante as análises, podem ser percebidos os gastos desnecessários que foram diluídos nos processos operacionais. Diante disso, os profissionais detectam os custos ocultos com mais facilidade e percebem como eles podem ser eliminados.

Desenvolvimento de soluções

O desenvolvimento de novos produtos ou serviços torna-se possível em função da coleta de volumes de informação do público consumidor. Após a mineração dos dados, pode-se utilizar um algoritmo que reconheça regras e padrões para auxiliar os gestores. Data Analytics servirá de base para a identificação de desejos e necessidades dos clientes e criação de soluções satisfatórias.

Melhora no processo de tomada de decisão

Com o Data Analytics, os profissionais tomam decisões melhores e mais rápidas. As empresas obtêm informações em tempo real para fazer análises rápidas e inteligentes. Os times verificam as demandas, avaliam os estoques, controlam o volume de vendas e muito mais. O processo de avaliação revela os dados úteis conforme a movimentação do mercado e ajuda na otimização dos recursos.

Os gestores precisam tomar decisões diárias para favorecer o crescimento das organizações. O Data Analytics oferece informações confiáveis e precisas para que esses profissionais façam escolhas bem-sucedidas. O conceito é uma fonte de dados que foi criado para o embasamento de estratégias e para que os líderes tenham certeza de estarem tomando a decisão mais inteligente.

Conheça os tipos de Data Analytics

Data Analytics realiza o cruzamento das informações para que os gerentes e administradores tenham uma visão completa do cenário empresarial. O conceito cruza os dados e fornece estimativas para várias finalidades. Existem diversos tipos de avaliações decorrentes das possibilidades do uso dessa solução. Veja a seguir os principais tipos de análises existentes até o presente momento!

Análise preditiva

A análise de dados preditiva é realizada quando o profissional pretende obter a antecipação dos efeitos de determinada decisão para saber se deve ou não realizá-la. Ela gera um diagnóstico com modelos estatísticos que são baseados na regressão e no estabelecimento de relações de causa e efeito. Dessa maneira, a empresa aplica fórmulas estatísticas e antecipa os resultados.

Análise prescritiva

A análise prescritiva serve para identificar as probabilidades decorrentes de uma decisão. Com ela, os gestores compreendem o retorno que será obtido após um investimento, por exemplo. A avaliação mostra quais ações são ideais para que os objetivos do empreendimento sejam alcançados, tais como o aumento nos lucros, melhor atendimento ao cliente, eficiência operacional etc.

Análise descritiva

A análise descritiva, por sua vez, é necessária para que haja o entendimento do que está acontecendo no momento. Ela evita que a empresa perca recursos e dinheiro em virtude de gargalos na produção, pois ajuda a revelá-los tornando-os visíveis aos gestores. Esse tipo de avaliação descreve a realidade presente no momento em que surge o questionamento.

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica segue a mesma linha da análise descritiva mencionada acima. O processo ajuda a compreender o contexto atual com o objetivo de explicar a razão dos acontecimentos positivos ou negativos. Ele é indicado para as organizações que já enfrentaram turbulências e que não querem mais enfrentar esse tipo de dificuldade no futuro.

O Data Analytics, portanto, trata-se do processo de análise das informações que estão armazenadas no Big Data. É o exame e a gestão de dados brutos aglomerados por uma organização para a criação de estratégias inovadoras que impactem positivamente o negócio. Essa avaliação ajuda na identificação de conclusões que serão úteis para os administradores.

Entendeu o que é Data Analytics e como ele pode ser útil para a empresa? Esse conceito pode ser utilizado nas organizações para a realização de uma variedade de análises. O processo auxilia os líderes a fazer análises em tempo real, com monitoramento constante dos principais elementos da empresa e atualização contínua das informações que propiciam a alavancagem do negócio!

Precisa saber mais sobre Data Analytics? Entre em contato com a Multiedro e solicite informações!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This