DevOps: entenda qual sua função na empresa

3 minutos para ler

Você já ouviu falar em DevOps? Esse conceito se refere a um conjunto de metodologias e ferramentas para potencializar o desenvolvimento de softwares dentro de uma empresa, sendo uma das grandes tendências do setor de TI da atualidade. Dessa forma, entender o que significa e qual a função do DevOps dentro da empresa é essencial para garantir o diferencial competitivo da organização no cenário atual.

Para entender melhor, é importante saber que DevOps é uma sigla que une Desenvolvimento e Operação de software. O seu principal objetivo é permitir uma integração entre todas as fases do desenvolvimento de forma a garantir projetos ágeis e de qualidade para o empreendimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra!

O que é o DevOps?

Como você já percebeu, o DevOps é um conjunto de ferramentas e metodologias. Dessa forma, ele não é uma metodologia única, ou seja, uma receita de bolo que deve ser aplicada da mesma maneira em todas as empresas. Na verdade, a proposta do DevOps é o acesso a um conjunto de recursos que devem ser empregados de acordo com as necessidades e demandas da sua organização com o objetivo de integrar as áreas de desenvolvimento, operação e infraestrutura de software.

Ele pode, inclusive, ser entendido como uma filosofia, uma proposta de trabalho dentro da organização. Além disso, está baseado na cultura ágil e se encontra em constante desenvolvimento e atualização.

Qual o papel do profissional DevOps na empresa?

Para implementar o DevOps dentro da empresa, é necessário contar com um profissional especializado. Mas você sabe quais são as funções que ele desenvolve dentro da organização?

O profissional DevOps é o responsável por realizar a ponte entre os diversos setores da TI. Dessa forma, é ele que deve identificar as principais necessidades da organização e problemas que devem ser solucionados para que os times trabalhem juntos e em sintonia. Ele também dá o suporte para que os outros membros da equipe saibam como utilizar as ferramentas propostas da melhor forma possível.

Assim sendo, ele participa de todos os processos de TI de forma estratégica, indicando os melhores caminhos para que as equipes trabalhem juntas. Vale lembrar que, para implementar o DevOps na empresa, também é necessário capacitar os outros profissionais de forma que todos se engajem nessa mudança. Portanto, o profissional DevOps é ainda o responsável por esse processo, participando da construção de uma cultura ágil no setor de TI.

Quais as vantagens de implementar o DevOps na empresa?

Implementar o DevOps pode oferecer uma série de benefícios para a sua organização. Entre os principais, podemos destacar:

  • melhora a integração do time de TI;
  • reduz o número de erros;
  • aumenta a velocidade no desenvolvimento de projetos;
  • aumenta a qualidade dos resultados;
  • melhora o alinhamento do time de TI como um todo.

Como você pode perceber, o DevOps é uma tendência de TI que veio para ficar. Agora que você já sabe o que é e como funciona esse conjunto de metodologias e ferramentas, assim como as funções de um profissional DevOps, é hora de buscar meios de implementá-la na organização. Com isso, você aproveita todos os benefícios que uma cultura DevOps pode trazer para o negócio como um todo!

Gostou do artigo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e propague o conhecimento entre seus amigos!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This