Infraestrutura do Google Cloud Platform: conheça as principais!

6 minutos para ler

O investimento em uma infraestrutura de TI envolve muitos gastos que nem sempre podem ser encaixados no orçamento da empresa. Por isso, o Google Cloud Platform é uma solução extremamente rentável para as empresas na hora de maximizar o desempenho e trazer maior segurança de dados.

As soluções em nuvem são ótimas formas de destacar os serviços da empresa e evidenciar a sua excelência para o público. A infraestrutura do Google Cloud Platform conta com excelentes diferenciais, como velocidade, escalabilidade e segurança. Dessa forma, as organizações podem contar com o que há de melhor para desenvolver seus serviços e elevar a sua competitividade no mercado.

Neste texto, explicaremos melhor sobre a infraestrutura do Google Cloud Platform e como ela pode beneficiar a sua empresa. Confira!

O que é o Google Cloud Platform?

A tecnologia da computação em nuvem revolucionou a forma como as empresas operam no mercado. Esse tipo de investimento traz excelentes resultados em diferentes aspectos, como na eficiência e agilidade na execução de processos e na segurança de dados. No Brasil, a adoção desse tipo de serviço cresce a uma taxa de 35,5%, anualmente.

Nesse sentido, a gigante da tecnologia desenvolveu a sua própria plataforma de computação em nuvem, com ferramentas e recursos alinhados às necessidades das empresas no mercado. O Google Cloud Platform é um serviço completo, em que é possível administrar todos os programas, armazenamento e funções utilizadas pela organização.

Com isso, os usuários têm acesso a todos os recursos e contam com maior segurança e performance na hora de executar processos. A infraestrutura do Google Cloud Platform traz ótimos benefícios aos desenvolvedores, sendo um ambiente confiável e altamente escalável para a criação, teste e implementação de aplicações.

O Google Cloud Platform foi desenvolvido com um objetivo: otimizar a execução de diversos serviços com o apoio da computação em nuvem. Esse processo traz uma performance elevada às empresas, favorecendo também a segurança e a confiabilidade de suas operações. Os web apps contam com um back-end mais estruturado e escalável, fornecido por sua infraestrutura de alta performance.

Qual a infraestrutura do Google Cloud Platform e como ela pode beneficiar seu negócio?

Agora que você entendeu o que é o Google Cloud Platform, vamos mostrar três modelos de computação em nuvem que compõem a sua infraestrutura, como funcionam e como eles podem ajudar o seu negócio a crescer no mercado.

SaaS

Um dos modelos que integram a infraestrutura do Google Cloud Platform é o SaaS, ou Software as a Service. Ele opera como um conjunto de aplicativos terceirizados, totalmente acessíveis por meio de um navegador. Dessa forma, os usuários podem se conectar às aplicações de forma prática, apenas utilizando a Internet.

O Gmail, por exemplo, é uma aplicação que compõe o Google Workspace e que utiliza o SaaS. Uma das grandes vantagens do Software as a Service é a sua praticidade na hora de desenvolver os web apps.

Com ele, não é necessário adquirir licenças para o desenvolvimento. Dessa forma, basta pagar a sua mensalidade e selecionar as melhores ferramentas para desenvolver as aplicações. Assim, é possível reduzir gastos e ainda assegurar a eficiência dos web apps para os usuários.

PaaS

O PaaS, ou Platform as a Service, é outro modelo que integra a infraestrutura do Google Cloud Platform, e que oferece os recursos necessários para o desenvolvimento de aplicações web eficientes. Nele, os profissionais podem trabalhar com códigos de aplicações que vêm pré-configurados à empresa.

Assim, os desenvolvedores contam com mais praticidade durante a criação e planejamento de aplicativos exclusivos às organizações e traz ótimos benefícios para esse processo, como maior agilidade e performance.

Além disso, o PaaS é capaz de beneficiar as empresas com a qualidade que a computação em nuvem proporciona aos empreendimentos. Dessa forma, é possível assegurar um serviço de alta escalabilidade, acessibilidade e funcionalidade.

IaaS

Por último, temos a IaaS, ou Infrastructure as a Service. Aqui, os recursos de computação são fornecidos com relação direta ao hardware virtualizado. Nesse sentido, as empresas podem contar com serviços dedicados, como espaço virtual de servidores, largura de banda, conexões de rede, entre outros.

Como as aplicações e o banco de dados são executados a partir do IaaS, as empresas conseguem reduzir seus gastos e ainda garantem uma camada de proteção extra para as suas informações. Por isso, o Infrastructure as a Service é um serviço destinado às organizações que não se interessam em investir em hardwares próprios para o negócio.

Nele, todos os recursos de computação são disponibilizados como elementos à parte. Assim, a empresa tem mais liberdade durante a configuração dos ambientes digitais que vão servir como sua infraestrutura de TI, enquanto o provedor fica responsável apenas pelo gerenciamento do serviço.

Quais são as ferramentas de segurança digital usadas no Google Cloud Platform?

Além de contar com uma boa infraestrutura, o Google Cloud Platform também disponibiliza excelentes ferramentas de segurança digital para aprimorar o desempenho das empresas no mercado. Por isso, os recursos tecnológicos utilizados nas soluções de computação em nuvem do Google contam com um alto nível de proteção.

Existem diversas alternativas para que as empresas conquistem maior controle sobre a segurança de seus dados, como a autenticação de dois fatores. Além disso, o Google Cloud Platform traz uma camada de proteção extra, evitando que pessoas sem autorização tenham acesso às informações.

Há, também, a proteção referente aos dados guardados na nuvem. O armazenamento em servidores remotos garante que todos os arquivos alocados nos servidores do Google Cloud Platform estão protegidos contra falhas de hardware, evitando a perda de informações, caso haja alguma pane nos data centers da empresa.

Como pode ver, a infraestrutura do Google Cloud Platform traz excelentes recursos para o desenvolvimento de software e para o funcionamento de web apps. Esse investimento conta com uma alta escalabilidade, em que você pagará apenas pelo que for usado. Com isso, você terá acesso remoto a todas as funcionalidades da computação em nuvem e contará com um serviço confiável e capaz de aumentar a segurança de suas operações.

Quer se beneficiar da computação em nuvem e destacar os seus serviços? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This