As ferramentas de comunicação interna são um investimento essencial para qualquer negócio que busca alcançar resultados melhores. A ausência de um bom diálogo com os seus colaboradores pode trazer alguns problemas para a empresa. O desalinhamento entre os times e a rádio-peão podem causar instabilidade dentro da organização, ocasionando uma baixa no desempenho geral das equipes.

Por isso, investir em formas eficientes de promover a comunicação interna é uma maneira de contornar esse cenário e trazer maior alinhamento entre os diferentes departamentos da empresa. Conseguir falar na mesma língua que os seus colaboradores dá a oportunidade de qualificar os seus processos, evitando desperdícios de tempo e dinheiro.

Continue acompanhando este texto e confira as 4 principais ferramentas de comunicação interna e como elas podem ajudar em seu negócio!

1. Intranet

A intranet está entre as principais ferramentas de comunicação interna para as empresas. Ela é uma rede corporativa, onde apenas os colaboradores da organização têm permissão de acesso. A sua principal função é interligar os diferentes departamentos, publicar informativos, aumentar a produtividade das equipes, entre outros.

Assim, as empresas conseguem uma padronização de comunicação interna e prática para todos os envolvidos. Outro ponto de destaque da Intranet é que ela é capaz de fortalecer o diálogo entre os seus times.

2. E-mail corporativo

O e-mail é uma ótima forma de fortalecer a comunicação interna em uma empresa. Além de servir como poderosa ferramenta de marketing, o correio eletrônico pode ser usado como forma de agendar reuniões e eventos, manter os times atualizados e destacar as novidades sobre o empreendimento.

Existem ferramentas que possibilitam automatizar o disparo, aumentando a eficiência do e-mail corporativo. A automatização é essencial para reduzir esforços nesse tipo de atividade. Visando maior desempenho para os gestores, essa função agiliza todo o processo de disparo, realizando entregas em um período menor.

3. Newsletter

A inovação é um fator muito importante para promover a comunicação interna em uma empresa. Contar com as ferramentas certas é a engrenagem principal que permite que toda a sua empresa funcione corretamente.

A newsletter é um meio eficiente de comunicar, ensinar e atualizar as equipes internas em seu negócio. Ela pode ser tanto impressa quanto digital, e a sua escolha vai depender do perfil dos seus colaboradores. 

Aqui, as informações variam desde um resumo geral da empresa até as notícias que podem ser úteis para os colaboradores sobre o segmento.

4. Videoconferência

Como forma de reduzir o deslocamento de colaboradores e até mesmo facilitar a comunicação, a videoconferência é a ferramenta perfeita para as empresas. Assim, os gestores têm a possibilidade de dialogar ao vivo com funcionários, clientes, fornecedores etc.

Além disso, é possível agendar reuniões e realizá-las a partir de um dispositivo com câmera e em qualquer lugar com acesso à internet. Existem ferramentas de comunicação interna, como o Hangouts, que permitem realizar videoconferências com alta qualidade.

Pronto! Agora você já sabe quais são as principais ferramentas de comunicação interna! Contar com serviços de TI é a melhor forma de você alcançar resultados melhores em seu negócio. Assim, além de promover o dialogo na empresa, é possível otimizar a jornada de trabalho dos seus colaboradores, melhorando os seus desempenhos durante o processo.

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