Gestão colaborativa em TI: quais os benefícios e como implementar?

6 minutos para ler

Existem muitas maneiras de fazer a gestão de TI em uma empresa. Mas, uma das que é tendência no mercado é a gestão colaborativa. Esse é um método horizontal de gerenciamento que demonstrou ser uma ótima solução, tanto para resolver problemas como para aumentar a produtividade.

Assim, as equipes e os projetos podem ser administrados com mais facilidade e melhorias podem ser implantadas pela equipe de tecnologia da informação, sem que existam empecilhos e com boa aceitação por parte dos funcionários.

Se continua com dúvidas a respeito desse tipo de gestão? Saiba que neste post, iremos destacar vários pontos desse modelo de trabalho.

O que é gestão colaborativa?

A gestão colaborativa é um modelo considerado descentralizado de administrar os negócios. Isso quer dizer que nesse modelo não existe uma hierarquia rígida de gerir, não sendo igual aos modelos tradicionais de gestão. 

Esse tipo de gestão é horizontal, o que significa que os colaboradores conseguem influenciar nas tomadas de decisão da empresa. Assim podem compartilhar opiniões e dar ideias sobre os processos que são considerados decisórios. 

Uma das consequências disso, é que é possível fazer com que a equipe mantenha-se motivada e busque trabalhar em conjunto para melhores resultados. Isso na área de TI é primordial para que todos se sintam engajados e satisfeitos.

Quais os benefícios?

A gestão colaborativa na área de TI, oferece para a empresa inúmeras vantagens, e isso vale tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Isso tudo devido ao fato que o ambiente fica mais livre e estará sempre aberto para contribuições. E, é exatamente isso que torna os dias mais leves para todos os funcionários de uma empresa.

As estruturas que são muito rígidas não têm sido tão bem aceitas atualmente porque a nova geração gosta de sentir que faz parte dos processos. Separamos abaixo os maiores benefícios desse tipo de gestão. Confira!

Mais engajamento e produtividade

No momento em que o profissional se sente livre para expor as suas ideias e percebe que elas são aceitas e colocadas em prática, ele se sente mais empolgado.

Isso é natural e pode, inclusive, aumentar a produtividade, afinal, a pessoa poderá ter a certeza de que faz parte dos projetos, participando não apenas como ouvinte, mas como parte de um todo.

Sendo assim, o modelo de trabalho irá corresponder às expectativas dos profissionais e estará alinhado ao perfil dos colaboradores do ambiente de TI e inclusive dos demais setores da empresa.

Mais espaço para inovação

Na gestão colaborativa, o ambiente colabora para a criação de um local de trabalho fértil onde existe inovação e criatividade. Esse tipo de gestão de TI pode ser útil principalmente nos momentos de crise, onde é preciso buscar por soluções que sejam eficazes e inteligentes. Isso é ótimo para superar os desafios.

Comunicação eficiente

Sem que as pessoas tenham medo de serem julgadas, ou que pensem que suas ideias não serão bem recebidas, a gestão colaborativa em TI faz com que a comunicação seja mais eficiente e todos poderão dar a sua opinião sobre determinado assunto, para ser encontrada a melhor maneira de gerir o negócio.

Desenvolvimento de habilidades

Em uma empresa que possui gestão colaborativa, todos os funcionários, sem distinção, são incentivados a se desenvolverem e a utilizar os seus talentos. As pessoas não são limitadas as suas funções e ganham total liberdade para elaborar, expandir e explorar suas ideias.

Adaptabilidade às mudanças

Na área de TI, as mudanças são sempre presentes. Isso porque a tecnologia avança rapidamente e é preciso estar atento a todos os detalhes. As inovações surgem como uma enxurrada de informações e estas precisam ser processadas e usadas o mais rápido possível.

A gestão colaborativa contribui para a formação e preparo dos profissionais para que estes estejam mais capacitados e prontos para lidar com instabilidades, transições e contratempos.

Como implementá-la?

Se você achou esse tipo de gestão interessante e deseja aderir a esse modelo de trabalho, que tal implementar esse modelo como uma melhoria empresarial? Essa pode ser uma mudança significativa, por isso, fique atento aos passos que citaremos abaixo!

Ajude os profissionais a mudarem a sua mentalidade

Para as empresas que possuem uma gestão mais rígida e que os profissionais estejam acostumados com a maneira de gerir tradicional, é interessante, como primeiro passo, auxiliar a todos a mudarem de mentalidade.

Toda a empresa, incluindo gestores, funcionários e até os empreendedores, precisa mudar à sua maneira de pensar. Faça pesquisas sobre esse tipo de gestão e repasse as informações, seja por meio de palestras, slides ou por e-mail para os funcionários.

Compartilhe o planejamento estratégico

Faça o planejamento estratégico e disponibilize aos colaboradores. Estabeleça objetivos claros e que sejam de curto e longo prazo e permita que todos saibam quais são eles. Assim todos poderão trabalhar unidos para alcançar as metas.

Esclareça quais são as responsabilidades de cada pessoa

Oriente cada profissional sobre qual é a sua parte nas responsabilidades. Para isso, disponibilize as informações para cada gestor e deixe que eles compartilhem os dados com os funcionários do seu setor. Dessa maneira, será criado um ambiente de cooperação entre todos.

Tenha uma comunicação clara

A partir do momento em que o modelo de hierarquia tradicional se desfaz, todos os profissionais ganham voz e espaço para falarem e se posicionarem. Faça com que a comunicação no ambiente de trabalho seja o mais transparente possível para que todos se sintam parte crucial da empresa.

Use a tecnologia

Utilize todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para implementar a gestão colaborativa em TI. Use dispositivos, como:

  • computadores;
  • notebooks;
  • celulares;
  • tablets;
  • software.

Esses e outros aparelhos podem ser usados para que as pessoas possam expor as suas ideias e para que a gestão colaborativa possa ser colocada em prática.

Então, agora que você já sabe o que é a gestão colaborativa, que tal implementar em sua empresa? Caso tenha alguma dúvida, procure por auxílio de uma empresa especializada na área de tecnologia para te ajudar. Dessa maneira, você conseguirá fazer o uso desse tipo de gestão e os trabalhos serão o maior sucesso.

Gostou do nosso post? Siga-nos no Facebook e Linkedin!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This