7 dicas de como fazer uma boa gestão de equipe

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A gestão de equipe é um processo extremamente importante para qualquer organização. Afinal, seus colaboradores são os principais responsáveis por garantir os bons resultados da empresa e trabalhar para que o negócio cresça e se desenvolva cada vez mais.

Dessa forma, quando você investe em uma boa gestão de equipes, pode colher bons frutos para a empresa. A sua equipe se sente mais motivada e engajada com as atividades que está realizando. Além disso, os colaboradores também sentem que têm um suporte maior por parte da gestão, tanto para realizar suas atividades quanto para dar feedbacks em relação às coisas que estão em desacordo com o que eles desejam.

Mas você sabe como fazer isso? Continue a leitura e descubra dicas de ouro para fazer uma boa gestão de equipe!

1. Converse com os colaboradores

Uma atitude extremamente importante para realizar uma gestão de equipe eficiente na sua empresa é conversar com os colaboradores. Afinal, esse é o primeiro passo necessário para que você entenda o que funciona e o que não funciona dentro da empresa, de forma a identificar pontos de melhoria e elementos que devem ser modificados.

Portanto, marque uma reunião com a sua equipe. Pergunte quais são os elementos, tanto no ambiente de trabalho quanto na relação com os líderes e colegas, que eles gostariam de modificar. Deixe todos muito à vontade para falar abertamente sobre os problemas e deixe claro que esse é um espaço seguro para o feedback, não havendo nenhuma retaliação em relação ao que for dito durante a reunião.

2. Identifique pontos de melhoria

Para uma boa gestão de equipe, também é essencial que você invista na melhoria contínua. E isso inclui todos os elementos relacionados ao trabalho, como demanda de atividades, relação com colegas, postura do líder e ambiente organizacional. Portanto, realize diagnósticos periodicamente para identificar pontos críticos que devem ser trabalhados.

Nesse momento, você pode levar em conta a conversa com os colaboradores, de forma a identificar os pontos que devem ser melhorados de acordo com o que eles disseram. Porém, também aproveite para coletar informações e calcular indicadores acerca da motivação e do engajamento do time, assim como realizar observações para identificar possíveis problemas.

3. Defina processos

Um elemento que pode impactar a motivação e, inclusive, a qualidade do trabalho do seu time é a forma como os processos são conduzidos dentro da empresa. Isso porque, muitas vezes, a falta de organização ou padronização em determinados processos pode deixar os colaboradores perdidos, sem saber como realizar determinada atividade ou o que é esperado deles.

É por isso que a definição de processos é um dos passos importantes para garantir uma boa gestão de equipe. Para tanto, você pode usar ferramentas de mapeamento, delineando todo o processo desde o seu input — ou seja, o gatilho que dispara o processo —, até o output — ou seja, os resultados esperados. Também determine responsáveis, entenda quais são os recursos necessários e coloque prazos bem delimitados para cada uma das etapas do processo.

4. Mantenha uma comunicação fluida

Os canais de comunicação da sua empresa devem estar sempre abertos para que os colaboradores se expressem, tirem dúvidas e deem feedbacks sempre que necessário. E isso deve ocorrer tanto entre o líder e os colaboradores quanto entre os membros da equipe, de forma que um possa ajudar o outro sempre que necessário.

Portanto, invista em meios de deixar os canais de comunicação sempre abertos. Para isso, a tecnologia pode ser uma ótima aliada. Afinal, você pode contar com toda uma estrutura de comunicação que não apenas facilita, mas também incentiva os colaboradores a trabalharem juntos e trocarem informações entre si. O Google Workspace é um exemplo de ferramenta que pode ser usada para essa e outras finalidades.

5. Conheça o seu time

Para gerenciar bem o time, é essencial que você conheça cada um dos que fazem parte dele. Afinal, como delegar as tarefas sem entender quais são os colaboradores que têm mais habilidade para cada uma delas?

Nesse sentido, faça um mapeamento de competências com os colaboradores de forma a identificar quais são as predominantes em cada um deles. A partir disso, veja as tarefas mais adequadas de acordo com as competências identificadas de maneira a garantir que todos possam dar o seu melhor para realizar as atividades da empresa.

6. Invista em treinamentos

Além de identificar as competências predominantes em cada um dos seus colaboradores, também é importante que você invista no desenvolvimento deles. Logo, aproveite para buscar treinamentos e workshops que possam ajudá-los a desenvolver novas habilidades e, com isso, não apenas serem mais produtivos e gerarem melhores resultados para a empresa, mas também se sentirem mais confortáveis com o trabalho.

Para potencializar os benefícios desse processo, aproveite o mapeamento de competências e busque capacitações que melhorem as limitações de cada um dos colaboradores. Você também pode oferecer bonificações para aqueles que efetivamente se dedicarem ao treinamento.

7. Tenha momentos de descontração

Por fim, vale lembrar que não é apenas de momento de trabalho que se faz uma boa gestão de equipe. Afinal, você e seus colaboradores precisam estabelecer uma relação de confiança e troca que pode ser estendida para além do organizacional.

Portanto, invista também em momentos de descontração com o time. Converse sobre assuntos leves antes ou depois da jornada de trabalho e entenda os interesses de cada um dos colaboradores. Troque ideia sobre o que é importante para cada um e, inclusive, entenda quais são as atividades de lazer favoritas do seu time. Dessa forma, vocês podem enriquecer a relação estabelecida e fortificar os laços entre os membros do time.

Como você pode perceber, ter uma boa gestão de equipe é essencial para que a sua empresa cresça e alcance o sucesso. Afinal, quando você melhora a motivação e o engajamento do time, os colaboradores geram mais e melhores resultados, o que afeta positivamente a empresa como um todo. A tecnologia pode ser uma grande aliada de todo esse processo e o Google Workspace é um ótimo exemplo. Afinal, ele conta com todo um suporte para a gestão do time, assim como comunicação, organização de tarefas e, inclusive, realização de muitas das atividades.

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