Entenda quais são os maiores erros na comunicação interna empresarial

7 minutos para ler

A comunicação interna é fundamental para um ótimo alinhamento estratégico e para criar bons porta-vozes para a empresa. Por isso, é imprescindível que as organizações invistam em soluções e tecnologia como meio de potencializar o diálogo entre as diferentes partes e favorecer seus resultados.

Existem diversos erros na comunicação interna que podem prejudicar a forma como as pessoas se relacionam. Por isso, entender como otimizar o diálogo também serve para potencializar os esforços dos seus times e alcançar um desempenho superior no mercado.

Quer saber como melhorar seus resultados? Confira, neste texto, os principais erros na comunicação interna e aprenda como evitá-los!

Falta de investimento em ferramentas de comunicação

A transformação digital já é uma tendência na rotina de muitas empresas. Alcançar o sucesso e se destacar competitivamente exige que as organizações dediquem parte do seu planejamento à tecnologia como meio de aprimorar e automatizar processos.

No entanto, ainda existem muitos empreendimentos que resistem às inovações tecnológicas e acabam ficando para trás no mercado.

Esse é um dos erros na comunicação interna mais clássicos que ocorrem nas empresas. A falta de investimento em ferramentas de diálogo pode ser muito prejudicial para os resultados que dependem desse tipo de alinhamento estratégico.

Nesse contexto, existem diferentes soluções que podem ser valiosas para as organizações, como:

  • Intranet corporativa;
  • ferramentas capazes de otimizar reuniões;
  • serviços de e-mail corporativo;
  • ferramentas de videoconferências;
  • ferramentas que permitam coletar sugestões;
  • serviços de envio de newsletters, entre outros.

Nesse contexto, vale lembrar que é possível assegurar ótimas ferramentas de comunicação com o mínimo de investimento. O Google Workspace, por exemplo, é um conjunto de soluções capaz de atender muitas dessas demandas com uma assinatura extremamente acessível.

Assim, você não compromete o seu orçamento e ainda disponibiliza meios eficientes de otimizar o diálogo dentro da sua organização.

Integração precária entre setores da empresa

A falta de integração entre os diferentes setores da empresa é outro dos principais erros na comunicação interna cometidos. Esse tipo de situação pode causar a circulação de informações distorcidas pela organização, que acabam impactando nos resultados.

Por isso, a integração das equipes e gestores é fundamental para eliminar falhas de comunicação e fazer com que a distorção de informações perca a força. Existem diferentes formas de reforçar o bom relacionamento entre as pessoas, como as reuniões e o período de intervalo.

O engajamento de todas as partes envolvidas é fundamental para alcançar bons resultados. Manter seus times atualizados sobre o que acontece dentro da organização favorece o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Por isso, a melhor solução é encontrar meios de otimizar o clima organizacional e identificar cenários que podem prejudicar toda a comunicação interna na empresa.

Ruídos na comunicação

Outra grande falha na comunicação interna nas empresas é o famoso “telefone sem fio”. A má interpretação de um determinado diálogo pode disseminar uma informação equivocada e que pode comprometer o relacionamento entre os integrantes das suas equipes.

Ainda que seja bastante comum a ocorrência de comentários inapropriados nos corredores das empresas, é fundamental investir em soluções para reduzir esse tipo de problema. Eles são extremamente prejudiciais para os resultados, servindo como ponto de partida para a desmotivação e distrações no horário de trabalho.

Portanto, é necessário eliminar as conversas paralelas como solução para a ocorrência de erros em processos causados pelos ruídos na comunicação. O diálogo interno se mostra peça central para que as informações circulem pela empresa de forma clara e objetiva, evitando suposições e boatos que podem prejudicar a rotina de trabalho.

Falta de uma cultura de feedback

Um dos erros clássicos na comunicação interna é a falta de incentivo ao feedback para os colaboradores. Esse problema pode surgir por causa de diferentes situações, como a dificuldade de conciliar os bons resultados a uma rotina de trabalho acelerada.

Ser capaz de fornecer um retorno sobre o que está sendo feito dentro da empresa é essencial para assegurar o bom andamento dos projetos. Por isso, a falta de incentivo ao feedback acaba impactando diretamente sobre a produtividade e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

Saber dar um feedback é crucial para assegurar bons resultados nos processos de trabalho. A comunicação clara e objetiva sobre os acertos e os pontos de melhoria possibilita que as pessoas evoluam e se engajem mais com os objetivos da empresa.

Por isso, uma possível solução para esse tipo de problema é o desenvolvimento de um padrão de comunicação interna no qual serão destacados os principais aspectos que devem ser seguidos. Assim, as equipes terão um norte sobre como devem desenvolver sua rotina de trabalho, se sentindo mais seguras para alcançar os resultados esperados.

Não conhecer seus colaboradores

Sabemos que, para alcançar o sucesso com uma campanha de marketing, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo. Por isso, podemos dizer que outro dos principais erros na comunicação interna empresarial é justamente a falta de clareza sobre o perfil dos colaboradores que compõem os times.

Conhecer os profissionais que se esforçam para trazer bons resultados à empresa é fundamental para aprimorar o diálogo e conseguir reforçar as relações interpessoais de seus times. Uma organização que não tem um perfil traçado dos seus colaboradores não vai conseguir promover a integração e o engajamento entre suas equipes.

Esse tipo de cenário também pode prejudicar as empresas em relação à hierarquia de funções. A comunicação com um estagiário deve ser diferente de uma abordagem com um gestor de projetos de TI, por exemplo.

Por isso, entender o perfil dos integrantes e considerar a diversidade das pessoas é fundamental para um diálogo interno eficiente.

Não dar voz aos seus times

Por último, daremos outro exemplo muito comum que a maioria das empresas não considera ao tentar reforçar sua comunicação interna: a falta de voz dos colaboradores. É comum, dentro de organizações, haver cenários nos quais os líderes dão ordens e os funcionários obedecem sem questionar essas decisões.

No entanto, a falta de consideração com o que as pessoas têm a dizer sobre esse processo é muito prejudicial para o relacionamento com seus times. Essa unilateralidade na comunicação tende a impactar negativamente nas relações, fazendo com que as pessoas fiquem menos engajadas e motivadas.

Ser capaz de fornecer um espaço para que as pessoas consigam expressar suas opiniões e fazer com que elas se sintam ouvidas é crucial para alcançar bons resultados. Por isso, é importante que esses momentos não sejam restritos apenas às reuniões.

Procure desenvolver outras formas de fazer com que os colaboradores sintam o impacto que suas opiniões têm, como por meio de uma intranet corporativa, e-mail, conversas informais etc.

Pronto! Agora que você viu quais são os maiores erros na comunicação interna empresarial, temos a certeza de que você tomará as melhores medidas para reforçar o diálogo em seu empreendimento.

Para isso, como citamos ao longo do texto, o uso da tecnologia é fundamental. Nesse contexto, o Google Workspace é um conjunto de ferramentas excepcionais para aprimorar processos e trazer novas soluções para as organizações.

Não perca tempo e entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos ajudá-lo a implementar o Google Workspace no seu negócio para que você consiga, cada vez mais, alcançar melhores resultados!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This