O Google Workspace traz incríveis recursos para o dia a dia empresarial. Com esse pacote de ferramentas, os empreendimentos poderão contar com as melhores funcionalidades para desenvolver as suas aplicações enquanto maximizam os seus resultados. Esse serviço traz diversas opções para diferentes finalidades a fim de ajudar os negócios a alcançarem o sucesso.
Assim, é necessário contar com uma ferramenta que permita gerenciar essas soluções e garantir seus benefícios na rotina de trabalho da organização. Para isso, existe o Google Admin Console. Ele viabiliza um maior controle à gestão em relação aos itens disponibilizados pelo Workspace para o seu uso diário no ambiente corporativo.
Continue a leitura do post para entender a fundo o que é o Google Admin Console e como acessar as suas funcionalidades! Vamos lá!
O que é o Google Admin Console?
O Google Workspace traz uma série de ferramentas para maximizar o desempenho dos times da empresa e trazer o melhor resultado à organização. Entre elas, temos o Google Admin Console, que funciona em paralelo às demais aplicações como um mecanismo administrativo para o serviço.
Ele vem incluso no Google Workspace e é uma das principais ferramentas desse pacote oferecido pela gigante da tecnologia, sendo voltado aos administradores de domínio, servindo como um meio de assegurar a gestão centralizada. Dessa maneira, é possível ter um total controle sobre a segurança, o acesso de dados, a privacidade e a proteção para a empresa.
Assim, ele pode ajudar as companhias no quesito “segurança” sobre todas as aplicações utilizadas, garantindo que toda transferência de dados ou mudança de pessoa sejam realizadas dentro dos critérios de proteção estabelecidos. Ele também traz uma interface simples e intuitiva, que pode ser manipulada com muita praticidade a qualquer momento.
Quais são as suas principais funções?
O Google Admin Console é uma ferramenta administrativa inclusa no Workspace. Por isso, duas de suas principais funções são a inclusão — ou exclusão — de usuários no sistema e a criação de grupos de acesso para determinar melhor os critérios de segurança estabelecidos para a empresa.
Lidar com tecnologias, como a computação em nuvem, exige medidas de segurança mais robustas para evitar o vazamento de informações. Por isso, é fundamental ter uma preocupação em relação à hierarquização de acesso e um controle supervisionado. Com o Google Admin Console, é viável determinar os níveis de acesso dos usuários, assim como aqueles que terão o privilégio de administrador.
Além disso, é possível definir políticas específicas para cada usuário, trazendo níveis de permissão diferentes às equipes. Isso assegura que pessoas com níveis hierárquicos distintos tenham um controle condizente com a sua posição dentro da empresa. Ele também traz um provisionamento automatizado para facilitar a gestão dos usuários.
Com ele, pode-se ter um maior controle sobre o uso das aplicações e dos dispositivos. Assim, é possível identificar quais são os equipamentos utilizados pela organização, bem como a sua localização. O registro de auditoria traz um ótimo controle sobre os usuários registrados pela companhia.
Dessa maneira, há como monitorar o status de cada conta, os acessos de e-mail, entre outros pontos. Esse recurso é indispensável para evitar e corrigir possíveis riscos de segurança e as atividades de conta dos usuários e dos administradores podem ser monitoradas e armazenadas para avaliações posteriores.
Há também as funções de segurança que permitem proteger os dados da empresa. Nesse caso, existem funcionalidades de login único ou de autenticação em duas etapas para aprimorar ainda mais a proteção interna e evitar vazamentos de informação. A partir desses critérios de proteção, é possível evitar que as contas sejam acessadas sem autorização.
Por último, temos o gerenciamento de aplicativos. Essa é outra importante função do Google Admin Console que traz maior controle aos administradores em relação às ferramentas disponibilizadas. Com isso, é possível configurar a lista de acesso dos usuários e o recurso de encaminhamento do Gmail ao enviar e receber mensagens.
Também é viável determinar as propriedades de transferência em nuvem do Cloud Drive para resolver problemas internos. Aqui, os administradores podem configurar os recursos compartilhados no Google Agenda para o uso e liberar os usuários para reservarem horários com os outros membros da equipe.
Como acessar as suas funcionalidades?
Para tornar um usuário administrador e ter acesso às várias funcionalidades do Google Admin Console, é bastante simples. Primeiro, é preciso fazer o login na plataforma.
Aqui, você terá acesso à página inicial do Admin Console. Procure, então, pela seção “Usuários” e, em seguida, selecione quem você deseja tornar administrador no sistema.
Agora, basta clicar no botão de funções e privilégios do administrador. Assim, você verá vários controles deslizantes que simbolizam as funções de acesso do usuário sinalizado. Ative as opções que você deseja para criar um controle de acesso personalizado ou atribuir uma função previamente definida.
Para definir um usuário como administrador, apenas marque a opção “Super Admin”. Assim, ele terá acesso total às funções do Google Admin Console. Com tudo pronto, agora, é só clicar em “Salvar” para guardar as suas escolhas.
Quais são os benefícios do Google Admin Console?
Esse recurso do Workspace é essencial para beneficiar o uso das soluções disponibilizadas. Separamos, a seguir, algumas das principais vantagens para você avaliar a sua importância em seu negócio.
Gestão centralizada
O recurso permite o monitoramento total sobre o uso das ferramentas do Workspace em uma única interface. Dessa forma, nenhum sistema adicional é necessário para o acompanhamento da sua gestão, havendo mais simplicidade e praticidade na hora de colher métricas importantes para potencializar a segurança de dados da empresa.
Segurança das contas garantida
Há a possibilidade de controlar vários fatores que asseguram a proteção das contas de usuários desde o momento de sua criação. Assim, é viável realizar uma série de configurações que permitem aumentar ainda mais a segurança dos usuários, como o DKIM no Gmail, que amplia a proteção da conta e evita que os e-mails sejam falsificados.
Solução econômica
O Workspace é uma solução extremamente robusta e traz um ótimo custo-benefício para as empresas, oferecendo upgrades automáticos e serviços aprimorados para os usuários. Com isso, as organizações não precisam se preocupar com problemas de compatibilidade entre as versões, evitando despesas adicionais na hora de utilizar as ferramentas.
Pronto! Agora que você já sabe o que é o Google Admin Console e como é possível utilizar as suas funcionalidades, que tal investir no sucesso do seu negócio? A Multiedro é uma empresa especializada na implementação das soluções do Google, como o Workspace. Disponibilizamos um time de profissionais capacitados para lidar com projetos de alta complexidade e assegurar bons resultados para os nossos parceiros.
Então, aproveite para entrar em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio a alcançar o sucesso!