Já reparou, ao receber um e-mail corporativo, que a assinatura mais parece uma obra de arte? É clara a sensação de que o responsável pela criação passou horas a fio elaborando a imagem. É verdade! A maioria das corporações tem um trabalho bem sério de gestão de assinaturas.
Elas representam a marca empresarial e todo o interesse em institucionalizar e padronizar qualquer tipo de comunicação comercial. Com isso, será fácil identificar a empresa e o profissional vinculado a ela, assim como o posicionamento hierárquico interno.
Neste post, vamos explicar por que é importante ter uma boa gestão de assinaturas e quais os benefícios proporcionados pela implementação. Boa leitura!
O que é gestão de assinaturas?
A forma de atuação da empresa diz muito sobre os objetivos que ela tem diante da concorrência e do mercado. A imagem atrelada aos serviços agrega valor e produz um efeito associativo — fundamental para produzir influência sobre os processos em andamento.
A gestão de assinaturas direciona o olhar para a personificação da marca por meio de elementos visuais estrategicamente combinados, desde a fonte utilizada até as cores que ressaltam a mensagem que se deseja transmitir.
Entenda a importância de fazer da gestão de assinaturas uma ferramenta estratégica de negócio!
Mantém a identidade visual
A era digital chegou para produzir um efeito de inovação e modernidade a todo tipo de negócio. Independentemente do tamanho da empresa, transmitir ao cliente um ar de seriedade institucional abre as portas para o desejo de conhecer sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Padronizar as assinaturas e vincular uma imagem de alusão ao segmento mantém a identidade visual em constante memorização quando do envio e recebimento de e-mails.
É de bom tom criar facilidades para que o interlocutor entre em contato imediatamente ao recebimento de uma proposta, por exemplo. Dados como nome, cargo, telefone e setor possibilitam maior e melhor integração.
Permite o uso de fotos dos colaboradores
As assinaturas de e-mails estão ainda mais modernas e uma novidade é a utilização da fotografia dos colaboradores ao final de cada mensagem, junto com as informações de contato.
Há uma preferência por fotos interativas e dinâmicas, mas é preciso ter cuidado com o tipo de negócio e função, conferindo à marca uma boa postura profissional, mesmo que em cada foto o profissional esteja sorrindo.
Com base no perfil de negócio, o uso de cores e também divulgação das redes sociais poderá compor a estratégia de divulgação, mas são ações que precisam de análise criteriosa para saber se produzem efeito positivo nos clientes.
Um bom sistema pode ajudar a criar diversas assinaturas para situações diferentes como, por exemplo, as campanhas sazonais em que um item ou serviço torna-se momentaneamente o carro chefe das vendas.
Se a sua empresa tiver ainda atividades específicas por departamento, cada um deles poderá ter assinaturas personalizadas, estabelecendo contato visual com o público interno e externo e a mesma referência estética com fortalecimento do nome e da marca.
Como vimos, a gestão de assinaturas contribui para que os e-mails não sejam mais mensagens sem qualquer conexão intuitiva de relacionamento. São incentivos para um conteúdo bem-elaborado e produzido com o objetivo de causar um efeito de conversão, fazendo jus à imagem visual da empresa.
Se você gostou deste post sobre a gestão de assinaturas e percebeu o quanto pode favorecer o negócio da sua empresa, então siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.