Por que a integração de departamentos na empresa é importante?

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Se, na vida pessoal, a comunicação e a integração oferecem um resultado positivo do trabalho conjunto, dentro de uma empresa é fundamental que o espírito coletivo prevaleça.

O sucesso do negócio é compartilhado entre todos que decidem seguir na mesma direção rumo ao objetivo ou razão de existência da empresa, sendo responsabilidade de cada um colaborar para um cenário de engajamento e adequação.

Se o foco principal for a geração de produtividade e, consequentemente, o lucro, a integração de departamentos na empresa é a peça-chave nesse jogo de tabuleiro em que cada movimento estratégico determina a excelência da jogada.

Se você trabalha em um ambiente com dificuldades de disponibilização de informações em tempo hábil, não pode perder a leitura deste post. Nós vamos ajudar você a criar uma filosofia de que, em conjunto, se chega mais longe e com melhor aproveitamento. Confira a seguir os benefícios da integração de departamentos na empresa!

Qual a importância da integração de departamentos na empresa?

Trabalhar de forma integrada é se imaginar a todo momento em um jogo no qual cada movimento faz diferença na conquista. Cada um em sua posição, com sua especialidade, contribui para os resultados esperados.

É até possível obter resultados no trabalho individualizado, mas, fatalmente, em alguma etapa, o processo ficará comprometido e será necessária a intervenção ou colaboração de outra pessoa ou setor.

O melhor, então, é desde o início promover a integração e um comportamento pautado na coletividade. Vejamos alguns aspectos importantes na integração de departamentos que farão da sua empresa campeã em qualidade e eficiência!

Mais segurança e padronização dos processos

Com a integração entre os setores, há um trajeto quase diário (e obrigatório) dos processos, e isso permite um melhor acompanhamento e a identificação de possíveis falhas, de forma a chegar até a alta gestão um compilado de informações seguras para a tomada de decisão.

Fortalecimento do comprometimento

Ainda usando um jogo coletivo como exemplo, todo jogador para de trabalhar sozinho e quer fazer um excelente passe, deixando para o colega de equipe uma possibilidade de dar continuidade e executar a mais bela jogada e vencer. Assim também, com comprometimento e integração, deve ser a rotina diária de trabalho.

Informações em tempo real

Adotar o pensamento de integração e continuidade entre os setores é de suma importância para que as informações sejam geradas e coletadas em tempo real.

Departamentos como vendas, financeiro, atendimento, recursos humanos e TI precisam, a todo o momento, uns dos outros e das informações geradas por cada um deles. São colaborativos e complementares, e é esse suporte mútuo que deve ser encarado como um trunfo de fortalecimento do negócio.

Melhoria da comunicação

Ter setores integrados melhora e uniformiza a comunicação de uma empresa. Os e-mails, por exemplo, podem ser padronizados, funcionando como uma eficiente ferramenta de comunicação. As formas de armazenamento também devem mudar, para que qualquer um consiga localizar um arquivo sem se perder em um emaranhado de informações separadas.

Como promover a integração de departamentos na empresa?

Elaboração de estratégias de endomarketing

O marketing costuma ser associado a estratégias para atrair clientes, mas a verdade é que ele também pode ser usado para otimizar as funções da própria organização. O endomarketing compreende práticas institucionais que visam à melhoria do ambiente de trabalho, de forma a criar uma boa imagem para a instituição.

Essa estratégia melhora o relacionamento entre as equipes e incentiva o crescimento profissional dos colaboradores. Ele também diminui a rotatividade de pessoal, pois motiva profissionais qualificados a fazerem parte do seu time.

Veja como implementar as estratégias de endomarketing:

  • entenda as necessidades dos seus colaboradores;
  • defina as metas que deseja atingir com as estratégias;
  • monitore os resultados obtidos;
  • ofereça um canal para feedbacks das equipes.

Ampliação dos canais de comunicação

Os canais de comunicação se referem aos meios utilizados para vincular mensagens dentro de uma organização. Eles são fundamentais para a integração de departamentos, porque facilitam o diálogo entre os membros de diferentes equipes. Subestimar a comunicação interna é um grande erro que compromete a performance das empresas.

Por isso, é importante investir em canais diversificados que se adaptem às necessidades da sua instituição. Hoje em dia já existem várias ferramentas digitais de comunicação desenvolvidas especialmente para o ambiente corporativo, com ótimos recursos que promovem o trabalho colaborativo.

Confira as nossas dicas para escolher bons canais de comunicação:

  • trace uma estratégia com os objetivos que deseja alcançar;
  • faça um orçamento para adquirir novas ferramentas;
  • procure soluções simples e fáceis de se adaptar;
  • use métricas para avaliar quais recursos os colaboradores preferem.

Emprego de soluções tecnológicas

A tecnologia é a maior aliada quando se trata de melhorias em qualquer aspecto de uma organização. É por isso que grandes empresas como o Google se dedicam a criar soluções cada vez mais eficientes para o dia a dia das empresas.

O Google Workspace — antes conhecido como G Suite — é uma plataforma na nuvem que reúne uma série de aplicativos Google em sua versão corporativa, como Gmail, Drive, Documentos, Calendários, Meet e muitos outros. Eles são disponibilizados aos usuários por meio de assinaturas mensais que podem ser alteradas conforme as necessidades da empresa.

O objetivo do Workspace é oferecer um ambiente virtual de colaboração que se aproxime da realidade das empresas na era digital. Ele aproxima as equipes de diferentes setores e permite que todos permaneçam conectados mesmo no trabalho remoto, pois as ferramentas de computação em nuvem podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo.

O Google Workspace é vantajoso para a integração de departamentos porque:

  • conta com aplicativos para troca de mensagens e videoconferências;
  • permite que os colaboradores trabalhem simultaneamente nos mesmos documentos;
  • sincroniza os dispositivos conectados à conta;
  • melhora a fluidez na comunicação entre os setores;
  • agiliza o andamento dos projetos.

Integração de departamentos na empresa é sinônimo de bons relacionamentos e visão futura de sucesso para todos. Fazer com que ela funcione incentiva a transparência e a fluidez, além de trazer vantagem competitiva e um ambiente saudável para sua empresa. Por isso, não deixe de aproveitar os benefícios que uma ferramenta digital pode trazer para o relacionamento das suas equipes.

Entre agora mesmo em contato com a Multiedro e aproveite as vantagens do Google Workspace para o seu negócio!

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