Como saber se sua equipe de vendedores está atingindo a performance ideal? Em que aspectos seus profissionais precisam de treinamento? Será que a empresa está proporcionando um atendimento que satisfaça os consumidores a ponto deles quererem comprar novamente?
Pois bem, essas são apenas algumas das dúvidas que todo gestor tem enquanto administra um negócio. E é justamente por isso que existem ferramentas e recursos ideais para proporcionar o conhecimento necessário para melhorar a tomada de decisões.
Neste conteúdo mostraremos algumas das principais métricas de vendas que todo gestor deve acompanhar. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir nosso artigo!
1. Número de oportunidades abertas
Como o próprio nome já deixa claro, essa é uma métrica utilizada para determinar a quantidade de oportunidades abertas em que cada profissional trabalha no momento. Ela é muito importante, uma vez que mostra ao gestor o número de novas oportunidades em seu funil de vendas e quantas possibilidades de negócios cada vendedor tem para focar.
Ao determinar essa métrica, será possível fazer análises e observar se os profissionais abriram (ou não) oportunidades o suficiente no funil, além de estabelecer quais mudanças serão necessárias para aumentar a prospecção, melhorar a qualidade dos leads e, consequentemente, elevar os resultados.
2. Ciclo de vendas
Certamente, uma das métricas de vendas mais importantes é o ciclo de vendas. Afinal, você já parou para se questionar a respeito do tempo que a empresa leva para transformar um lead em consumidor?
Profissionais com ciclos de vendas muito superiores aos seus pares podem evidenciar algum tipo de dificuldade em estabelecer urgência no fechamento com os clientes e, por isso, atrasar a concretização dos negócios.
Em contrapartida, um ciclo de vendas mais curto pode representar uma considerável diferença no fluxo de caixa da organização, aumentando o número de vendas da equipe.
3. Ticket-médio por cliente
De forma simplificada, ticket-médio é o valor que cada cliente gasta com compras na sua marca, e encontrar esse número é bem simples: basta dividir o volume de vendas pelo número de compradores.
Essa é uma das métricas de vendas mais comumente utilizadas, pois também ajuda a avaliar o desempenho dos vendedores da equipe. Nesse caso, é preciso apenas calcular quanto cada profissional vende por negócio concretizado.
4. Taxa de conversão
Por fim, a taxa de conversão é, sem dúvida, uma das métricas de vendas mais tradicionalmente utilizadas pelos departamentos de marketing e vendas das empresas, já que ajuda a mensurar o número de leads que se transformaram em consumidores.
Com essa métrica é possível obter o percentual de conversão apenas dividindo o número de negócios concluídos pelo número total de leads captados e multiplicando por 100.
Lembre-se de que baixas taxas de conversão não significam necessariamente que o problema está na equipe comercial. Na verdade, podem haver falhas em outras etapas de seu funil de vendas.
Como você pôde conferir neste artigo, toda empresa deve aplicar métricas de vendas pertinentes às suas necessidades para que possa acompanhar de perto o desempenho de sua equipe de vendas e gargalos em potencial em suas estratégias.
Agora que você já conhece as principais métricas de vendas que todo gestor deve acompanhar em seu negócio, saiba também como estruturar o funil de vendas em 4 etapas!