Leads são possíveis clientes interessados nos produtos ou serviços que você oferece e que, por causa dessa atração inicial, forneceram à sua empresa informações pessoais valiosas. Esses dados relevantes podem ser um e-mail, um número de telefone, os perfis nas redes sociais etc. Para conseguir extrair o máximo desse conteúdo tão rico, será crucial um acompanhamento de leads dinâmico e de qualidade.
Se você tem a intenção de aperfeiçoar a sua gestão da carteira de clientes, saber gerar e cultivar os leads fará uma enorme diferença. Tanto é assim que as taxas de conversão e preservação estão entre os indicadores mais analisados pelos especialistas em marketing. Para nutrir os atuais e conquistar novos, são vitais ações de networking, eventos, feiras, entre inúmeras outras providências.
Ficou interessado? Então acompanhe neste post dicas sobre as vantagens de manter um bom relacionamento com esse potencial público, além de orientações para chegar lá! Confira!
O acompanhamento de leads ajuda a aumentar as vendas
Alguns gestores quebram a cabeça para aumentar as vendas, muitas vezes sem sucesso, quando poderiam investir nas técnicas de acompanhamento de leads, que são muito mais eficientes justamente por terem um foco mais definido. Quando você expõe um produto ou serviço a uma pessoa que já está propícia a comprar de você, suas chances de vendas se multiplicam.
Além disso, você conquista um imenso diferencial competitivo, já que manterá uma relação permanente com esse público por meio da oferta constante de conteúdo de qualidade sobre assuntos de interesse dessas pessoas.
Assim, quando elas precisarem novamente de mercadorias ou de serviços no ramo de sua organização, provavelmente se lembrarão da sua empresa, e não dos seus concorrentes. Por esse motivo, o acompanhamento de leads também traz diversos avanços para as táticas de pós-vendas.
Outro benefício é a economia de esforços desnecessários. Isso porque as abordagens de vendas convencionais, feitas às cegas, têm uma margem de insucesso considerável, o que não é segredo para ninguém da área comercial. Em tempos de recessão econômica, fechar negócios dessa forma improvisada fica ainda mais difícil.
Uma boa gestão de leads agrega valor a produtos e serviços
As empresas que fazem um trabalho constante de acompanhamento de leads conseguem agregar mais valor a seus produtos e serviços. Como isso acontece? Quando a organização se dedica a esse público, a equipe de vendas tem mais informações sobre ele e, dessa forma, consegue fazer uma construção de valor, isto é, apresentar ao público soluções que realmente vão suprir suas necessidades latentes.
Você pode ter um produto com 100 vantagens, mas se apenas duas delas servem a seu lead, de nada adiantará perder tempo e energia falando das demais 98, não é mesmo?
Dessa forma, o time comercial, munido com as informações constantes sobre os leads, vai conseguir aumentar a produtividade e transformar atributos aleatórios de seus serviços em respostas eficientes para problemas.
Esse processo é denominado de construção de valor. Além de ajudar a ampliar as vendas, uma oferta direcionada expande também a sua capacidade de precificação. Afinal de contas, os consumidores se sentem predispostos a pagar mais por produtos que de fato mostrem saídas estratégicas. Desse modo, você consegue otimizar a sua gestão de vendas.
Quem monitora os leads tem respostas mais rápidas para o público
As empresas que fazem a lição de casa quando o assunto é o acompanhamento de leads respondem às interações do público de forma bem mais rápida e proveitosa porque já têm um bom conhecimento sobre essa audiência. Isso porque a nutrição e a produção desse tipo de público requerem estudos profundos tanto sobre a capacidade do negócio como sobre tudo que atormenta seus potenciais consumidores.
Assim, se o lead faz um contato, é dado um retorno rápido e certeiro, com bastante objetividade. Desse modo, o setor comercial nunca perde um timing como esse, que é o instante mais indicado para uma abordagem mais direta. É nesse momento que você dribla a concorrência ou é vencido por ela.
Além disso, as relações com esse público vão ficando cada vez mais próximas no pós-vendas por conta do fornecimento perene de informação útil para essas pessoas, o que contribui para estimular a fidelização, algo essencial para o cumprimento das metas de vendas.
Saiba como fazer o monitoramento de seus leads
Com as agendas cada vez mais repletas de afazeres, muitos gestores têm reclamado de dificuldades em gerenciar os leads de uma maneira realmente produtiva para o empreendimento.
Isso acontece porque a relação com esse público exige uma boa programação, a realização de várias atividades com fins de se aproximar, além de um monitoramento constante. Para você não se perder, abaixo, confira algumas dicas do que fazer para assegurar um acompanhamento de leads perfeito. Veja!
Descubra quem são seus leads
O pontapé inicial para um excelente acompanhamento dos leads é categorizá-los de acordo com o seu estágio dentro do funil de vendas. Faça um sistema de pontuação para definir quais estão mais preparados para a compra. Como se faz isso?
Use um critério de acordo com as atitudes de seus leads. Por exemplo: quem baixa seu e-book provavelmente está no meio desse funil e mais propenso a fechar um negócio do que aquele que apenas curtiu algumas postagens no Facebook. Dessa forma, a abordagem e o conteúdo serão distribuídos em conformidade com esses perfis e tendências.
Crie personagens
Crie personagens de ficção para representar seus leads. Esse procedimento vai trazer um aspecto mais humanizado para as pesquisas a respeito da audiência.
Com esse personagem, é possível entender mais facilmente quais são as características, os gatilhos para uma movimentação, os desejos, as necessidades, os medos e os problemas que afetam esse público.
Ofereça conteúdo relevante de forma ininterrupta
Quanto mais relevância tiver uma informação para um lead, mais ele se interessará pelo material que você tem a oferecer. Se é uma pessoa que sonha em passar em um concurso público, mas tem pouco tempo para os estudos, materiais sobre aprendizado on-line farão toda a diferença.
Além dos temas em si, os meios de comunicação também devem ser utilizados com critérios lógicos. Por esse motivo, descubra quem prefere o e-mail, quem se dá melhor com o WhatsApp, quem gosta mais de se informar pelo Facebook e assim por diante.
A geração e a conservação de leads são processos contínuos, que exigem atenção e ajustes periódicos para garantir a total aderência ao mercado e aos consumidores, que não são estáticos e apresentam mudanças quase sempre.
Desse modo, pelo menos uma vez por mês, as empresas devem avaliar os resultados de suas políticas para os leads. Há inúmeros indicadores a serem observados, mas a escolha de quais deles serão alvo das análises varia de um negócio para o outro. Para você ter uma referência, abaixo estão alguns exemplos de taxas a serem mensuradas:
- conversão de leads em clientes;
- geração de leads;
- abertura de e-mails;
- nível de respostas;
- número de vendas por perfil de clientes.
Automatize os processos
As soluções de salescloud podem ser a saída para resolver muitos problemas corporativos relacionados a vendas. Com programas de informática especializados, você consegue uma rede projetada para alavancar o desempenho comercial e que une todos os profissionais da empresa virtualmente. Desse modo, operações complexas são feitas de forma automática e intuitiva.
Além disso, esses softwares proporcionam relatórios personalizados que ficam disponíveis em dashboards didáticos. Assim, a equipe comercial tem muito mais chances de converter seus leads em negócios concluídos.
Esses programas ajudam a evitar as perdas de dados, muito comuns em organizações que não conseguem reduzir a Shadow IT — quando sistemas de informática são utilizados de forma improvisada, sem o consentimento da equipe de Tecnologia de Informação (TI). Esse comportamento impróprio dos colaboradores costuma acontecer diante da falta de um software de qualidade na rotina.
Com as soluções de salescloud, não haverá motivos para adotar programas informais, já que elas são aderentes a outros softwares e aplicações, como e-mails, sistemas próprios e páginas das redes sociais. Afora isso, um vendedor acessa o acervo de qualquer lugar, inclusive do smartphone, com total proteção de dados.
Como você pôde notar, o acompanhamento de leads é indispensável para facilitar os processos de vendas em qualquer que seja o segmento. Com um apoio tecnológico, é possível deixar todas as informações sobre os clientes reunidas em um único lugar, sempre prontas para serem consultadas.
E você? O que achou do nosso post? Gostou? Então entre em contato com a gente para ter acesso a mais informações!