CRM em empresas de pequeno porte: vantagens de adotá-lo

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satisfação do cliente tornou-se foco principal das empresas no cenário mercadológico atual, independentemente do seu ramo ou porte. O cliente ocupa o topo da pirâmide, sendo seguido de uma equipe de vendas pronta a auxiliar. O primeiro passo para atender às suas expectativas é quando identificamos seu comportamento.

Se você é dono de uma pequena ou média empresa (PME) e acredita que o controle seja eficiente apenas para grandes corporações, este post mostrará que você pode estar equivocado. Existem inúmeras opções para auxiliar sua empresa no processo de relacionamento e fidelização do cliente.

Continue a leitura deste artigo para conhecer as vantagens de utilizar ferramentas como o CRM para PMEs, entender o seu conceito e implementá-lo com eficiência!

O que é CRM?

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management — uma ferramenta que auxilia na gestão de clientes dentro de uma organização e promove o armazenamento de todo o seu histórico desde o primeiro atendimento, até o cadastramento e a continuidade da parceria.

Contar com uma estratégia como o CRM possibilita que a empresa trabalhe sempre à frente do cliente, identificando suas necessidades, podendo atendê-lo de maneira mais eficiente com soluções rápidas e personalizadas.

Outra possibilidade inteligente é permitir que a equipe atue de forma sinérgica e colaborativa, pois todos os setores terão acesso às informações do cliente, fazendo com que haja mais integração e precisão nos atendimentos.

Quais são as vantagens de utilizar o CRM?

O CRM em empresas de pequeno porte apresenta vantagens importantes que podem alicerçar o crescimento e a expansão. Quando bem aplicado, canaliza os esforços para o encantamento do cliente e controla os processos burocráticos, minimizando o risco de erro.

Conheça algumas vantagens do CRM em empresas de pequeno porte!

Agilidade no atendimento

Com o armazenamento de todo o histórico do cliente, evita-se a perda de tempo com a busca de informações sobre visitas e agendamentos anteriores, além de minimizar o tempo gasto com a coleta de dados.

Redução de papéis

Com os processos em papel chegando próximo do fim, você poderá pensar em implantar um CRM online e em nuvem — cloud —reduzindo os arquivos e a preocupação da empresa com manutenção de um espaço físico para esse fim.

Melhoria na performance da equipe de vendas

Atualmente, todas as opções de CRM disponíveis no mercado permitem a colaboração entre os times de maneira rápida e ágil. Por exemplo, se um membro está enfrentando algum problema, é possível repassar essa informação para todos os outros em tempo real, para que se chegue a uma solução mais rapidamente.

Além disso, qualquer colaborador da equipe terá acesso às informações e o cliente não precisará aguardar quem o atendeu para realizar um novo atendimento. Também, a equipe de vendas poderá se sentir mais motivada por poder contar com as informações armazenadas de forma organizada, prática e ágil.

Auxílio na tomada de decisões

Com informações agrupadas e com fácil acesso a elas, é possível mensurar o rendimento da empresa — qualitativa e quantitativamente — auxiliando para uma tomada de decisão mais simples e eficiente. Além disso, os CRMs evitam os erros de cálculo, que são muito comuns quando feitos manualmente, criando relatórios personalizados com informações verídicas.

Como funciona o CRM?

Vimos que o CRM em empresas de pequeno porte tem utilidade válida para qualquer tipo de organização. Entenda algumas de suas funcionalidades!

Funcionamento em nuvem

Não é mais necessário baixar programas em seu computador para acessar a ferramenta, todo o processo é feito online e pode ser compartilhado com toda a sua equipe. Nas tecnologias em nuvem, os softwares ficam instalados nos equipamentos dos provedores do serviço, cabendo a você apenas pagar pelo acesso a eles por meio da internet.

A melhor das funcionalidades é que com o armazenamento em nuvem o acesso não fica restrito à mesa de trabalho ou a um determinado setor. Todas as informações poderão ser acessadas de qualquer equipamento ou espaço que contar com internet.

Automatização de tarefas

Chega de desperdiçar tempo! O CRM automatiza as tarefas corriqueiras para que você possa se dedicar a tarefas mais relevantes. Empresas em que o setor de vendas precisa realizar ligações para clientes conseguem organizar os contatos utilizando essa estratégia.

Embora pareça uma agenda eletrônica, o CRM permite que as empresas trabalhem de forma mais integrada e próxima ao cliente, com acesso rápido ao seu perfil, geração de relatórios, agendamento de tarefas e lembretes de atividades.

Cada segmento necessita de um software específico e deve encontrar o melhor para atendê-lo. Empresas menores podem começar com soluções simplificadas e evoluir na medida da expansão.

O que deve ter um CRM para PME?

Infelizmente, muitas pequenas e médias empresas ainda são relutantes quanto a adoção de novas tecnologias. Seja pelos custos iniciais ou pelo fato de não estarem familiarizadas com as novas plataformas, elas acabam perdendo os benefícios que essas ferramentas têm a oferecer. Veja a seguir as grandes utilidades de um CRM para PMEs!

Controle de atividades e tarefas

É claro que nem todas as atividades da empresa podem ser automatizadas, pois dependem de conhecimento humano especializado para serem executadas. No entanto o grande volume de burocracias administrativas acaba, muitas vezes, limitando o tempo de dedicação àquelas atividades mais importantes e complexas.

Isso é um problema ainda maior em pequenas e médias empresas, nas quais a quantidade limitada de pessoal obriga cada funcionário a se responsabilizar por várias funções. Nesse caso, a automação é uma mão na roda para desafogar as equipes e permitir que foquem no que é mais importante para o negócio.

Otimização da comunicação interna

A fluidez do trabalho de qualquer negócio está diretamente associada à efetividade na comunicação entre os membros do seu time. O CRM é uma forte ferramenta nesse sentido, pois os softwares permitem a armazenagem de todas as informações da empresa em um único lugar.

Dessa forma, o compartilhamento de dados entre o pessoal pode ser feito em questão de segundos, garantindo que todos estejam a par do que está acontecendo dentro da organização — ou fora dela.

Acompanhamento do comportamento do cliente

Acompanhar os hábitos de clientes é sempre uma tarefa complexa, ainda que estejamos falando de empresas de pequeno porte. Sem uma ferramenta digital, muitas informações vitais sobre o comportamento dos consumidores acabam passando despercebidas, o que compromete a performance nas vendas. Nesse sentido, o CRM conta com algumas funções extremamente úteis.

Campanhas de marketing mais acertadas

O CRM é capaz de coletar um grande volume de dados e analisá-los automaticamente, de um jeito que mãos humanas jamais conseguiriam fazer. Com isso, as equipes são capazes de entender melhor o que motiva seus consumidores ao longo de todo o funil de vendas, criando campanhas de marketing mais atrativas baseadas em suas preferências.

Dessa forma, os clientes receberão o produto certo no momento em que mais precisam, o que aumenta o índice de satisfação dos clientes e, consequentemente, sua fidelização.

Melhor suporte ao cliente

Ainda que uma empresa seja especializada na venda de produtos, os clientes esperam que alguns serviços adicionais estejam a sua disposição, principalmente no que diz respeito ao suporte antes, durante e após as vendas. Por melhor que seja o produto, os clientes podem facilmente desistir de uma compra caso o suporte deixe a desejar.

Do mesmo jeito que melhora as campanhas de marketing, a coleta de dados pelos CRMs também favorece o suporte dado aos clientes. Ao conhecer seu histórico de interação com a empresa, seus hábitos de compra, suas dúvidas e outras informações relevantes, você estará ciente das maiores necessidades dos seus consumidores.

Com isso, seu time consegue ir diretamente ao cerne dos problemas do cliente, oferecendo exatamente a solução que procuram com mais agilidade.

Ampliação do ticket médio

Ticket médio é uma métrica que indica o volume de vendas para cada consumidor. Em outras palavras, ele aponta o quanto cada cliente produz de lucro para o seu negócio em um dado período. Dessa forma, ampliar o ticket médio significa obrigatoriamente fazer com que cada cliente compre mais de você.

Como visto nos tópicos anteriores, o CRM influencia diretamente na fidelização de clientes. Com campanhas de marketing mais eficientes, melhora no suporte e na satisfação dos consumidores, é certo que eles vão preferir comprar na sua empresa novamente do que recomeçar seu ciclo de compra em outro lugar.

Desenvolvimento de aplicativos mobile

Como pontuado anteriormente, uma das características do CRM é a sua utilização em nuvem, o que traz a vantagem de poder acessá-lo de qualquer lugar. Obviamente, você não carregará os computadores da sua empresa para onde for, mas celulares e tablets com certeza.

Assim, é importante verificar os CRMs que têm versões mobile na hora de escolher um para a sua empresa, para usá-los em dispositivos móveis. Dessa forma, sua equipe aproveitará ao máximo o benefício do acesso remoto, podendo acessá-los de casa ou durante uma viagem de negócios, por exemplo.

Maior segurança de informações

O acesso indevido a informações privadas e sigilosas é uma das grandes preocupações das empresas hoje em dia. Em plena era digital, parece que tudo está ao alcance das mão de criminosos cibernéticos. Porém isso não é completamente verdade.

As empresas que oferecem tecnologias em nuvem investem pesado em recursos de segurança para impedir violações e perdas dos dados valiosos de seus clientes. Esses recursos incluem criptografia de ponta a ponta, backups automáticos, autenticação de dois fatores e muito mais.

Com isso, ainda que armazenados na internet, seus dados são tratados com muito mais segurança do que sua empresa poderia oferecer. Além do mais, isso não é útil apenas contra criminosos, mas também contra falhas de equipamentos e erros de manuseio.

Os CRMs para PMEs oferecem muito mais do que um simples auxílio para os negócios. Eles podem ser a solução que você tanto precisa para alcançar suas grandes metas. Dito isso, é essencial procurar pelo serviço especializado de uma empresa bem-conceituada como a Multiedro.

Com o objetivo de alavancar o uso da computação em nuvem, entregamos soluções corporativas altamente eficientes na área de tecnologia da informação, com histórico comprovado na excelência em implementação de serviços de TI para outras grandes empresas. Com a nossa expertise, garantimos a satisfação na escolha de um CRM para PME que melhor se encaixe em suas necessidades.

Dito isso, não perca mais tempo e entre em contato com a Multiedro para conhecer nossas valiosas soluções em nuvem que elevarão a performance do seu negócio. Teremos o maior prazer em atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

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