A gestão de serviços de TI é um processo estratégico para a maioria das empresas. Afinal, o setor de TI é o responsável pelo funcionamento de toda a infraestrutura que mantém os processos internos da sua empresa funcionando. Além disso, ele também tem acesso a diversos dados, tanto de clientes quanto dos colaboradores e da organização como um todo, sendo essencial para a garantia da segurança da informação na empresa.
Porém, apesar de sua importância, existem problemas que podem ocorrer na gestão de serviços de TI. Isso faz com que ela se torne ineficiente e, com isso, a empresa corre riscos de ter problemas em seus processos internos, serviços e produtos oferecidos para os clientes e, até mesmo, segurança. Entender quais são esses problemas e como solucioná-los é essencial para melhorar a gestão de TI da organização.
Quer saber quais são os principais problemas na gestão de serviços de TI? Então continue a leitura e descubra!
1. Falta de comunicação entre os setores
O setor de TI é uma área que deve ser capaz de integrar todos os outros setores da organização. Afinal, ele é responsável por proporcionar toda a infraestrutura que as equipes precisam para realizar os seus trabalhos internos, assim como para trabalharem em conjunto.
Dessa forma, um dos problemas que podem ocorrer na gestão de serviços de TI é a falta de comunicação entre os mais diversos setores da empresa. Isso pode fazer com que não exista um alinhamento entre as demandas que chegam até o time de TI, tornando a solução dos problemas ainda mais difícil. Essa falta de comunicação pode comprometer o trabalho diário dos colaboradores, que precisam um dos outros para dar andamento às suas tarefas.
2. Ausência de uma política de segurança
A sua empresa lida com uma série de informações sobre os colaboradores, clientes e funcionamento da organização. Esses dados são reunidos na infraestrutura de TI da empresa e precisam estar acessíveis para que os colaboradores consigam realizar as suas atividades. Porém, são informações sigilosas, que precisam ser protegidas.
A ausência de uma política de segurança clara e bem estruturada é um outro problema na gestão de serviços de TI. Isso porque é o setor de TI que deve criar toda a infraestrutura de segurança das informações, dando a tranquilidade que os colaboradores precisam para realizar as suas atividades. Sem essa política, a empresa corre os riscos de que os dados caiam em mãos de pessoas externas ou, até mesmo, que sejam apagados do seu sistema, prejudicando a organização como um todo.
3. Infraestrutura inadequada
Por fim, um outro problema que pode ocorrer na gestão de serviços de TI é a ausência de uma infraestrutura adequada para a realização das atividades. Isso vale tanto para os equipamentos quanto para os softwares e plataformas utilizadas dentro da empresa.
Isso porque pode ser que o seu time de TI não tenha acesso aos softwares adequados para a realização das atividades, o que compromete o resultado e as entregas como um todo. Também é possível que o time não esteja fornecendo uma infraestrutura de TI que suporte todas as atividades realizadas na organização, o que causa transtornos e problemas que afetam os resultados da empresa.
Esses são três dos problemas mais comuns na gestão de serviços de TI. Caso identifique algum deles vale a pena entender qual a origem do problema para combatê-lo. Vale lembrar que uma empresa especializada pode ser a sua maior aliada na hora de otimizar esse setor, posicionando-o de forma estratégica dentro da organização.
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