Em meio à crise causada pela covid-19, muitas empresas precisaram se adaptar como forma de sobreviver. Nesse sentido, a demanda pelo trabalho remoto aumentou consideravelmente nos últimos anos, possibilitando que profissionais desempenhem suas atividades diretamente no conforto de suas casas.
A adaptação à LGPD no home office é um processo que traz bastantes desafios para as empresas. Com a modalidade de trabalho remoto ficando cada vez mais popular, surgiu a grande preocupação com a proteção e a integridade dos dados que circulam na rede.
Mesmo remotamente, os dados de clientes e parceiros devem ser protegidos. Continue acompanhando e entenda como fica a LGPD no formato de trabalho home office!
O que é a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados foi inspirada em um projeto bastante similar editado pela União Europeia, o General Data Protection Regulation. Na LGPD, existe uma série de normas e práticas que servem como diretrizes sobre a maneira como as empresas realizam a coleta, o armazenamento e o tratamento de informações sensíveis de usuários e parceiros.
Assim sendo, a LGPD traz autonomia aos usuários sobre a forma como as empresas realizam a coleta e o tratamento de suas informações. Ela reafirma o direito de todo cidadão que confia os seus dados a terceiros, possibilitando uma consequência caso ocorra o descumprimento das normas.
Para a LGPD, os dados são qualquer tipo de informação que pode descrever ou individualizar uma pessoa, como nome, documentos pessoais, endereço e características pessoais. Dessa forma, o não cumprimento de suas especificações pode trazer sérias consequências para as empresas, como advertências e multas diárias.
Como fica a LGPD no trabalho home office?
A tecnologia é o principal recurso utilizado pelas empresas que possibilitam a eficiência das equipes em um trabalho remoto. Por isso, a preocupação em relação às informações que circulam na rede se torna um motivo de alerta.
Com usuários conectados diariamente desempenhando suas atividades, é crucial que as organizações tenham medidas de proteção adequadas ao novo cenário em que muitos negócios estão inseridos.
Há ferramentas que realizam o controle de jornada de trabalho dos funcionários e que podem ser consideradas invasivas, já que coletam grandes quantidades de informações sobre seus usuários.
Com isso, as empresas devem ter a máxima cautela sobre as tecnologias utilizadas para o monitoramento e orientação das equipes no home office. Caso contrário, além de expor dados sensíveis de seus funcionários e parceiros, elas podem sofrer as consequências do descumprimento das normas da LGPD.
Como se adequar à LGPD no trabalho home office?
O primeiro ponto para se adequar à LGPD no home office é avaliar os tipos de dados com que cada funcionário está tendo contato diariamente. Com isso, torna-se possível identificar quais serão os melhores recursos utilizados para trazer mais segurança e proteção ao dia a dia dos profissionais, evitando problemas com vazamentos de informações.
É preciso lembrar que o principal meio de se adequar à LGPD é por meio de treinamento. Esse processo permite que as pessoas envolvidas entendam melhor sobre as normas e diretrizes e comecem a trabalhar de forma mais eficiente no que se refere à proteção de dados.
A tecnologia se mostra a maior aliada nesse cenário. Existem ferramentas que permitem criptografar a rede e aumentar o nível de segurança, como o VPN. Assim, as equipes podem ter mais flexibilidade em sua rotina de trabalho, assegurando a integridade de todos os dados pessoais.
Pronto! Como pôde ver, é fundamental adequar o seu negócio à LGPD no home office. Assim, você garante o crescimento de suas operações e evita problemas legais que podem comprometer o sucesso do seu empreendimento.
Gostou deste texto? Aproveite para assinar nossa newsletter e acompanhar mais novidades em primeira mão!