Veja quais são as principais características do consumidor 5.0

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A tecnologia não mudou apenas o processo produtivo; ela também foi responsável por transformar a forma como consumimos os produtos. Diante deste novo cenário, as empresas que estão atentas ao consumidor 5.0 acabam abrindo vantagem sobre a concorrência.

Você está pronto para esta mudança? Primeiramente, é necessário entender que este novo perfil de consumo é muito mais ativo e conectado, sabendo, às vezes, mais sobre seu produto que você nem sequer poderia imaginar. Isso se deve principalmente à ampla pesquisa online e às trocas de informações até o momento da compra.

Conheça as principais características do consumidor 5.0 para saber como lidar com ele!

Utiliza mais a tecnologia para compras

O consumidor 5.0 está antenado na tecnologia. E, desta forma, todo seu consumo começa com pesquisas na internet. Na maioria das vezes, a compra também ocorre no ambiente virtual.

Por isso, é fundamental ficar atento a este perfil de cliente, otimizando o site para ele ser responsivo, criando estratégias para as redes sociais e melhorando sua comunicação online. Afinal, é neste ambiente que seu cliente estará.

É mais ativo no processo de comunicação

Antes, os clientes recebiam as promoções das lojas e as visitavam para decidir sobre a compra. Agora, eles fazem toda a pesquisa via internet, interagem com outros compradores e pesquisam sobre a reputação da empresa e dos produtos em sites específicos para este fim.

Ou seja, de passivo, o consumidor 5.0 se tornou ativo no processo de compra e pode, inclusive, influenciar outras pessoas a adquirirem ou não seu produto. Então, é necessário dar o máximo de atenção a está questão ao longo de todo o funil de vendas e, principalmente, no pós-venda.

Mais que tornar um cliente recorrente em sua loja, um trabalho bem feito é capaz de fidelizá-lo e fazer com que ele promova seus produtos junto à sua rede de contatos.

Está disposto a trocar de marca

Mais que qualidade e preço, o consumidor 5.0 quer conhecer os valores que a marca traz consigo. Na maioria das vezes, ele escolhe produtos pelo lado emocional e não se importa em pagar até mais por um item apenas pelo conceito que ele transmite.

Esta é uma questão na qual você deve ficar atento e investir pesadamente. A partir do momento em que o cliente opta por uma marca baseado neste fator, ele será fidelizado e será voz ativa em defesa de seus produtos, tornando-se um parceiro.

Baseia sua compra na opinião de outros consumidores

Como já dissemos, o consumidor considera a opinião de pessoas que já usaram o produto. Desta forma, é fundamental ficar atento aos sites de avaliações e reclamações, que se tornaram ferramentas fundamentais nesta era de transformação digital do marketing.

Por isso, siga a máxima de que relacionamento é tudo e trabalhe constantemente para que seu cliente tenha sempre a melhor impressão da sua empresa. Invista fortemente em Inbound Marketing e monitore qualquer problema, buscando solucioná-lo da forma mais rápida e efetiva.

Como você deve ter percebido, o consumidor 5.0 é uma pessoa que merece atenção especial do seu time de marketing. As antigas relações de consumo mudaram e as empresas que estiverem atentas a este novo cenário terão resultados melhores.

Se você gostou deste post, aproveite para descobrir como a 4ª revolução industrial ajuda no relacionamento com o cliente!

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