Fundamentais para gerar a retenção de clientes e aumentar as chances de fidelização, assim são as ações de pós-venda, que, quando aplicadas de forma adequada, podem trazer excelentes resultados para a empresa no curto, médio e, principalmente, no longo prazo.

Não se pode esquecer, em hipótese alguma, que o único fator que pode realmente garantir as atividades de um negócio é a sua base de clientes. Se ela não for sólida o suficiente, o seu futuro estará em jogo.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar 3 ações de pós-venda que certamente contribuirão para os números da organização. Confira!

1. Pesquisa de satisfação

Começaremos pela pesquisa de satisfação. Nesse sentido, é importante compreender que não adianta pensar na fidelização de clientes se você não procurar saber, em primeiro lugar, se eles estão contentes ou não com os seus produtos e/ou serviços.

Se porventura não estiverem, o fato de você estar perguntando como eles se sentem em relação à sua marca tende a criar uma expectativa de melhora nas experiências futuras, por exemplo. Além disso, também deixa claro que a sua empresa se importa com os clientes.

Caso você não saiba como realizar esse tipo de pesquisa, a dica é simples: utilize uma ferramenta de NPS (Net Promoter Score). Resumidamente, o NPS é um método de avaliação que atribui notas de 0 a 10 determinados pontos. Os entrevistados são divididos em três classes:

  • detratores (notas de 0 a 6);

  • neutros (notas 7 ou 8);

  • promotores (notas 9 ou 10).

Os detratores são aqueles que podem falar mal da sua empresa. Os neutros não dizem nada. Os promotores se referem aos que provavelmente indicarão o seu negócio para outras pessoas.

2. Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade também estão entre as ações de pós-venda para melhorar os resultados da empresa. Aqui, as possibilidades são inúmeras. De maneira geral, ofereça benefícios que sejam capazes de agregar algum tipo de valor à sua marca mesmo sem estarem diretamente associados às compras.

Para isso, é essencial conhecer quem é o seu cliente, procurando entender as vantagens que ele gostaria de receber no serviço de pós-venda.

3. Customer Success

Não menos relevante, está o Customer Success, uma prática que visa acompanhar o desempenho dos seus produtos e serviços na missão de solucionar as necessidades dos clientes.

Em termos práticos, o que se deve fazer é entrar em contato com os consumidores (ao encontrar o canal mais viável, geralmente e-mail) para auxiliá-los a obter o melhor proveito possível daquilo que adquiriram.  

Para finalizar este conteúdo, não poderíamos deixar de falar da importância de utilizar o CRM. Por se tratar de um sistema para gestão de relacionamento com o cliente, todas essas ações de pós-venda poderão ser realizadas por meio dele, incluindo as pesquisas de satisfação baseadas no NPS.

Nos dias de hoje, ninguém melhor do que a tecnologia para ajudar a empresa a crescer e se destacar no mercado. Lembre-se disso.

Portanto, se você gostou deste artigo, veja como escolher um bom CRM para a sua organização!