Admin console do Google: como configurá-lo para as necessidades da empresa

7 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar que o Google ainda vai dominar o mundo. A piada está diretamente relacionada com a quantidade de produtos desenvolvidos pela empresa, de fácil acesso e uso. Para administrar essa abundância de serviços, a multinacional conta com o Admin Console.

A ferramenta do Google Admin nada mais é que um painel de controle que serve para gerenciar as contas de usuário do Google Workspace (GWS) de maneira geral. Confira neste artigo como essa central funciona, de que maneira você pode personalizá-la e como configurá-la conforme suas necessidades.

Gostou do assunto? Acompanhe e saiba mais!

O que é o Admin Console?

Admin Console é um dos recursos disponíveis do Google Workspace para auxiliar os administradores de domínios com um gerenciamento centralizado. Com essa ferramenta é possível ter mais controle sobre o acesso de dados, segurança da informação, proteção contra phishing, privacidade e aprimoramento da proteção dos e-mails. O recurso pode ser configurado conforme as políticas de compliance de cada empresa.

Quais são as funções do Admin Console?

A ferramenta tem diversas funções, sendo que uma das principais é a exclusão e inclusão de usuários para criar grupos. Os administradores devem se preocupar em hierarquizar os acessos e permissões para assegurar que a cloud computing seja utilizada de forma acertada. Por exemplo, o recurso permite escolher qual usuário terá privilégios.

Outra função do Admin Console é a criação de políticas específicas para cada usuário com autorizações diferenciadas. Dessa forma, os profissionais com níveis hierárquicos privilegiados receberão acessos que correspondam às suas atribuições. O aprovisionamento dos usuários ocorre de modo automatizado para facilitar a gestão dos recursos, controlar os dispositivos e aplicativos utilizados.

Sendo assim, o sistema reconhece os tablets, smartphones e outros equipamentos utilizados para a realização de tarefas da empresa. O Admin Console é muito seguro e orienta os passos de acesso, oferece o processo em duas etapas e login único. Além disso, disponibiliza total monitoramento dos aplicativos do GWS, elaboração de relatórios e reconhecimento do uso das soluções na empresa.

Como acessar os recursos do Admin Console?

Basta fazer a configuração certa com os recursos do Admin Console para que as equipes trabalhem e tenham boa produtividade. Digite no seu navegador preferido o endereço eletrônico: admin.google.com. Faça o login na plataforma Google Admin Console com uma conta de administrador para começar a gerenciar os serviços.

Uso de senha

Utilize sua senha para acessar o painel. Caso tenha esquecido a combinação, você pode pedir ajuda para fazer login ou, então, clicar em Redefinir sua Senha de Administrador. Caso não consiga acessar o login, encontre a opção: Não é possível fazer login no Admin Console e siga as orientações da ferramenta.

Acesse o mapa do Admin Console

Um administrador pode utilizar o Google Admin Console para fazer a gestão dos serviços do GWS. Seus privilégios são determinantes para a realização de tarefas e uso de recursos disponíveis. Quem tem o privilégio de administrar os usuários pode não ter o de acessar os dados do Faturamento da empresa, por exemplo.

Defina privilégios de administrador

Se desejar, poderá atribuir privilégios de administrador para outro usuário do Google Admin Console. Após atribuir essa função, o colaborador terá acesso às atividades que deve executar e às informações essenciais para o desempenho da sua função. Utilize a API Admin e execute as ações ou então crie uma função personalizada.

Privilégios de administrador

O administrador tem vários privilégios, como remover ou adicionar usuários, imprimir faturas, inserir formas de pagamento, realizar upgrade da edição do GWS e até cancelar a assinatura. Na central do Google Admin Console há a possibilidade de ler os alertas recentes, verificar ou alterar domínios, sincronizar diretórios, viabilizar a colaboração entre os times e muito mais.

Quais são os benefícios do Admin Console?

O Admin Console oferece visibilidade integral de diversas questões de uma empresa para entender suas principais ferramentas e como elas estão sendo utilizadas. A solução do Google é capaz de fazer o cruzamento de dados em suas análises para o reconhecimento de novas oportunidades, demandas e desafios do setor de Tecnologia da Informação de um negócio.

Com o Admin Console, o administrador do sistema contará com a completa centralização e integração das informações de gestão e configuração. Isso porque essa solução foi projetada para ser uma ferramenta de controle que produza melhorias na comunicação e atuação dos times. Seus elementos são seguros, protegem as informações e criam barreiras contra vazamentos dos dados sigilosos.

Como funciona o Admin Console do Google?

O Admin Console existe para otimizar o gerenciamento do Google Workspace, um recurso do Google que disponibiliza ferramentas e aplicativos para o uso corporativo.

A principal ferramenta desse recurso permite uma gestão centralizada de serviços, como o Gmail, para gerenciar e-mails corporativos, o Drive, para armazenar documentos em nuvem, e o Meet, para conferências.

Como todos os serviços da empresa, o painel de controle funciona de maneira muito simples. Basta acessar o site https://workspace.google.com/ e clicar no botão “Iniciar agora”, referente ao Admin Console.

Pronto! Agora, você pode criar e fornecer e-mails para a sua equipe, armazenar os arquivos em uma nuvem — e determinar quais usuários podem editá-los —, conceder privilégios de administrador para os colaboradores que desejar, dentre outras funcionalidades que determinam o nivelamento de acessos, o layout e informações da conta.

De que maneira é possível personalizar a central?

Dentro do contexto exposto acima, veja agora as maneiras de personalizar a central.

Editar o perfil da empresa

Para que os usuários vejam as informações sobre a organização ao acessarem os arquivos compartilhados, na página inicial, clique em Perfil da Empresa e, depois, em Perfil.

Criar endereços personalizados

Você pode criar URLs simples e fáceis de recordar para usar os principais aplicativos disponibilizados pelo Google, na opção Perfil da Empresa > URLs personalizados.

Adicionar logotipo

Para deixar o Admin Console cada vez mais com a cara da empresa, adicione o logotipo na opção Personalização, dentro do Perfil da Empresa. Lá, você vai encontrar o botão “logotipo personalizado”.

Como configurar conforme as necessidades da empresa?

Nem só de aparências vive o Admin Console do Google. O recurso pode ser configurado e livremente editado conforme as necessidades da empresa.

De acordo com o Mapa de Recursos, disponibilizado pelo próprio portal, você pode:

  • gerenciar permissões de acesso ao Admin Console para administrar a conta da sua empresa, em Funções do Administrador;
  • analisar o tráfego nos seus sites, documentos, apresentações e planilhas, clicando em Aplicativos > Serviços adicionais do Google > Google Analytics;
  • na opção Faturamento, gerenciar pagamentos, licenças e assinaturas;
  • em Migrações, migrar com facilidade por e-mails, contatos e eventos de agendas para o Google Workspace;
  • agrupar os usuários para simplificar a comunicação, o acesso aos dados, entre outras funcionalidades por meio do botão Grupos;
  • ativar ou desativar serviços para seus usuários e configurar os serviços do Google na aba Aplicativos > Google Workspace, Aplicativos do Marketplace ou Serviços adicionais do Google;
  • personalizar demais itens de segurança na opção Segurança;
  • na opção Usuários, gerenciar as contas e acessos.

Percebeu como o Google não quer dominar o mundo, apenas oferecer serviços de qualidade para que as pessoas possam utilizar ferramentas simples e eficientes no meio corporativo? Saber usar o Google Admin Console traz praticidade para essa rotina online.

Se você achou nosso artigo interessante e quer continuar recebendo informações sobre as soluções da Multiedro, entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This