Admin console do Google: como configurá-lo para as necessidades da empresa

4 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar que o Google ainda vai dominar o mundo. A piada está diretamente relacionada com a quantidade de produtos desenvolvidos pela empresa, de fácil acesso e uso. Para administrar essa grande quantidade de serviços, a multinacional conta com o admin console.

A ferramenta nada mais é que um painel de controle que serve para gerenciar as contas de usuário do G Suite de maneira geral.

Conheça agora como essa central funciona, de que maneira você pode personalizá-la e como configurá-la de acordo com as suas necessidades. Acompanhe e saiba mais!

Como funciona o admin console do Google?

O admin console existe para otimizar o gerenciamento do G Suite, um recurso do Google que disponibiliza ferramentas e aplicativos para o uso corporativo.

A principal ferramenta desse recurso permite uma gestão centralizada de serviços, como o Gmail, para gerenciar e-mails corporativos, o Drive, para armazenar documentos em nuvem, e o Hangouts, para conferências.

Como todos os serviços da empresa, o painel de controle funciona de maneira muito simples. Basta acessar o site https://gsuite.google.com e clicar no botão “Começar agora”, referente ao admin console.

Pronto! Agora, você pode criar e fornecer e-mails para a sua equipe, armazenar os arquivos em uma nuvem — e determinar quais usuários podem editá-los —, conceder privilégios de administrador para os colaboradores que desejar, dentre outras funcionalidades que determinam o nivelamento de acessos, o layout e informações da conta.

De que maneira é possível personalizar a central?

Dentro do contexto exposto acima, veja as maneiras de personalizar a central:

Editar o perfil da empresa

Para que os usuários vejam as informações sobre a organização ao acessarem os arquivos compartilhados, na página inicial, clique em Perfil da Empresa e, depois, em Perfil.

Criar endereços personalizados

Você pode criar URLs simples e fáceis de lembrar para usar os principais aplicativos disponibilizados pelo Google, na opção Perfil da Empresa > URLs personalizados.

Adicionar logotipo

Para deixar o admin console cada vez mais com a cara da empresa, adicione o logotipo na opção Personalização, dentro do Perfil da Empresa. Lá, você vai encontrar o botão “logotipo personalizado”.

Como configurar de acordo com as necessidades da empresa?

Nem só de aparências vive o admin console do Google. O recurso pode ser configurado e livremente editado conforme as necessidades da empresa.

De acordo com o Mapa de Recursos, disponibilizado pelo próprio portal, você pode:

  • gerenciar permissões de acesso ao admin console para administrar a conta da sua empresa, em Funções do Administrador;
  • analisar o tráfego nos seus sites, documentos, apresentações e planilhas, clicando em Aplicativos > Serviços adicionais do Google > Google Analytics;
  • na opção Faturamento, gerenciar pagamentos, licenças e assinaturas;
  • em Migrações, migrar com facilidade por e-mails, contatos e eventos de agendas para o G Suite;
  • agrupar os usuários para simplificar a comunicação, o acesso aos dados, entre outras funcionalidades por meio do botão Grupos;
  • ativar ou desativar serviços para seus usuários e configurar os serviços do Google na aba Aplicativos > G Suite, Aplicativos do Marketplace ou Serviços adicionais do Google;
  • personalizar demais itens de segurança na opção Segurança;
  • na opção Usuários, gerenciar as contas e acessos.

Percebeu como o Google não quer dominar o mundo, apenas oferecer serviços de qualidade para que as pessoas possam utilizar ferramentas simples e eficientes no meio corporativo? Saber usar o admin console traz praticidade para essa rotina online.

Se você achou o nosso artigo interessante e quer continuar recebendo mais conteúdos como este, assine já a nossa newsletter! Até breve!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This