Uma tendência das empresas líderes mundiais é o trabalho colaborativo por meio do cloud computing (computação em nuvem). Isso ocorre porque existem grandes vantagens no uso dessas ferramentas para facilitar a integração de toda a estrutura corporativa. É fundamental conhecer e saber como utilizar esses métodos para se destacar em seu mercado.

Neste post, vamos falar sobre essas tecnologias, as vantagens delas e o que levar em conta antes de implantar em sua empresa. Confira!

O que é trabalho colaborativo?

Podemos definir como compartilhamento de tarefas, funções, serviços ou ocupações para serem observadas ou trabalhadas em grupos. Tem como finalidade resolver problemas, dividir conhecimento, desenvolver ideias de forma colaborativa, fácil e rápida.

Por exemplo, se diversos setores utilizam a mesma informação numa empresa ou um projeto que muitos profissionais diferentes precisam participar ou alimentar, é mais prático se todos estiverem interligados de alguma maneira.

Uma forma de fazer isso é por meio das ferramentas de cloud computing. Esse método armazena dados virtualmente, compartilha informações, recursos e softwares, permitindo o manuseio a partir de qualquer computador, tablet ou celular que tenha acesso à internet.

Quais os benefícios da cloud computing?

A partir de agora, vamos falar das vantagens de se usar especificamente o Google Cloud, que é umas das opções no mercado. Para começar, ele permite que se crie e compartilhe planilhas, fluxogramas, agendas, formulários, comunicados por meio do Hangout, dentre outras coisas que facilitam muito alguns processos da sua empresa.

Veja outros, de seus maiores benefícios.

Redução de custos

Esse é um dos maiores prós em se investir nesse método. Isso porque, ao trabalhar dessa maneira, você reduz drasticamente a aquisição de equipamentos, softwares, hardwares, gastos com manutenção, com segurança e até mesmo com energia elétrica.

Assim, os gestores conseguem concentrar os recursos em outras áreas necessárias, dando fôlego para o crescimento da empresa.

Facilidade no uso

O acesso às informações é extremamente fácil e intuitivo. Isso facilita em muito a velocidade em que os dados são absorvidos, discutidos, compartilhados e aplicados pelos usuários, além do acompanhamento em tempo real.

Mobilidade e flexibilidade:

Não importa onde o colaborador esteja: com um login e senha, ele pode manipular, acessar e alterar informações nos arquivos a que ele tiver permissão a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Poderá acessar e alterar informações, até mesmo, pelo celular, enquanto negocia com um cliente.

Isso elimina muitas limitações de horários, locais e outras que existiam no passado. Essa portabilidade acelera a integração entre todas as áreas da empresa.

Algo muito importante é o fato de os trabalhadores da companhia terem acesso a todas as informações sobre os clientes e fornecedores. Isso ajuda especialmente as equipes de vendas, pós-vendas e setores que dão suporte.

Crescimento e produtividade:

Com todos esses benefícios já listados, é fácil concluir que tudo isso facilita e impulsiona o crescimento e a produtividade. Com todas as referências e dados em mãos, o processo se torna mais prático e automatizado, o que influencia diretamente no desenvolvimento e na produção de toda a empresa.

Avalie bem ao implementar em sua empresa

Depois de vermos tantos pontos positivos de usar essa ferramenta, é importante saber a melhor maneira de implantar em sua empresa, não é mesmo?

Antes de contratar um serviço de cloud computing, é importante que se faça uma avaliação real das informações como:

  • o que deve ser enviado para nuvem;
  • o que deve ser mantido na empresa;
  • o tamanho do pacote;
  • se existe a possibilidade de crescimento;
  • licenças de uso;
  • se alguma legislação local tem regulamentação sobre armazenar em nuvem determinados tipos de dados.

Após uma análise consistente e bem planejada, os gestores de TI poderão decidir que opções se encaixam melhor para as necessidades de sua companhia.

Independentemente disso, essa é uma tendência no trabalho colaborativo sem volta e que realmente vale muito a pena o investimento. Com a rápida expansão do mercado e crescimento na área de TI, as empresas que tomam a iniciativa saem na frente para se beneficiar dessa tecnologia e atingir os resultados desejados o mais rápido possível.

Gostou do post? Leia este outro artigo se quiser conhecer mais ferramentas de trabalho colaborativo que podem impulsionar a sua empresa!