Quais são os principais benefícios de cloud computing para empresas?

4 minutos para ler

Cloud computing se refere à entrega de serviços de computação sob demanda, por meio da internet ou outra rede. Esses serviços podem ser plataformas, programas, espaço de armazenamento e muitos outros recursos de informática, que ficam hospedados nos servidores das empresas que os oferecem. Os usuários podem acessá-los de qualquer lugar do mundo ou dispositivo.

Continue a leitura deste artigo para conhecer os vários benefícios do cloud computing para empresas!

Redução de custos

Todos os sistemas baseados em cloud computing ficam disponíveis online. Isso significa que não é necessário gastar com a compra e a manutenção de equipamentos especializados para a instalação de programas — é possível acessá-los de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.

Além disso, a maioria dos serviços de cloud computing permite que você pague conforme o que sua empresa utilizar. Ou seja, você não precisa se comprometer com recursos que não pretende usar, ou por mais tempo do que o necessário.

Maior flexibilidade do negócio

Os provedores de cloud computing oferecem todo o suporte necessário para a escalabilidade do seu negócio, sem que você precise modificar sua infraestrutura de TI. Como mencionamos, o acesso aos serviços é pago de acordo com sua utilização. Logo, se a empresa precisa multiplicar ou diminuir sua produção, basta atualizar seu plano com as novas especificações.

Otimização dos processos de TI

O cloud computing é um grande auxílio para os profissionais de TI, pois automatiza várias atividades que costumam ser feitas manualmente. Os sistemas são atualizados, gerenciados e mantidos pelos próprios provedores do serviço, sendo que os resultados desse trabalho tomam apenas alguns segundos do tempo da sua empresa.

Além de economizar um tempo precioso da sua equipe, isso evita aborrecimentos com tarefas paradas por conta de sistemas inteiros fora do ar.

Aumento de segurança

A segurança dos dados é uma das maiores preocupações quando se fala em armazená-los online. Porém, a verdade é que os serviços na nuvem oferecem muito mais segurança do que o sistema interno convencional de qualquer empresa, que ainda precisa dividir seus recursos limitados entre inúmeros outros problemas da área de TI.

Os provedores de cloud computing trabalham continuamente pela privacidade das informações de seus clientes, pois é isso que garante sua permanência no mercado.

Os sistemas oferecem uma série de proteções, como criptografia de ponta a ponta, autenticação de dois fatores e controle de acesso, sendo que os administradores da conta também podem adicionar suas próprias medidas de segurança.

Prevenção contra perdas

Um outro recurso de segurança presente nos sistemas em nuvem é sua proteção contra perdas causadas por desastres ou por erros humanos. Em sistemas tradicionais, é necessário fazer backups constantemente para manter os dados minimamente protegidos. No cloud computing, isso é de inteira responsabilidade de seus provedores.

Todos os arquivos armazenados na nuvem permanecem acessíveis, ainda que seus equipamentos falhem ou sejam roubados. Como os dados são movidos para diversas localidades ao redor do mundo, eles permanecem protegidos em caso de desastres naturais que danifiquem os dispositivos ou as redes de energia.

Apesar de todos esses benefícios do cloud computing para empresas, muitas ainda preferem continuar presas ao convencional. Essa é a escolha delas, mas sabemos que as organizações que não evoluem com as transformações digitais estão destinadas a ficar em desvantagem em relação a suas concorrentes. E você, de qual lado prefere ficar?

Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter e comece a receber nossos artigos diretamente no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This