Change management: saiba a importância da gestão da mudança!

3 minutos para ler

Processo que tem como propósito preparar as equipes internas para as mudanças na estrutura do negócio, esse é o change management. Quando implementado da forma correta, ele traz soluções que facilitam a adequação dos funcionários a um novo projeto.

Essas modificações podem se referir à adoção de novas tecnologias de trabalho, às alterações nos procedimentos internos ou à maneira pela qual um determinado departamento é gerenciado, por exemplo.

Em boa parte dos casos, essas mudanças são acompanhadas por um período de adaptação um tanto quanto confuso, às vezes estressante e até mesmo crítico. É por essa razão que o change management é tão importante, pois ajuda a minimizar as reações negativas.

A seguir, mostraremos quais são os benefícios de aplicá-lo na sua empresa. Continue a leitura e confira!

Mais produtividade

Por consistir em um projeto de planejamento e organização das mudanças, o change management proporciona mais produtividade, afinal, elimina os fatores interruptivos ou que exigem muita atenção.

A programação das alterações é feita de modo a agilizar os processos, facilitando o trabalho e o entendimento dos colaboradores em relação a eles.

Redução de custos

Há situações em que as organizações optam por uma metodologia de trabalho que gera muitos custos. Os motivos para isso podem ser vários, uma questão que não vale o debate no momento.

No entanto, é preciso ser dito que, às vezes, a necessidade de reduzi-los se torna uma inevitabilidade. Pode ser, por exemplo, a troca de um determinado software por outro.

Nessa ideia, um pequeno contratempo pode ocorrer: a dificuldade de fazer com que as equipes se adequem ao novo sistema, incidindo em gastos excessivos com treinamentos e perdas de dinheiro em virtude dos erros de uso.

Com o change management, isso pode ser evitado devido ao planejamento dessa mudança, desde que sejam considerados os possíveis problemas previamente.

Maior alinhamento estratégico

O change management não deve ser feito pensando apenas em um único setor, mas sim em toda a empresa. Nesse tipo de gestão, devem ser avaliados todos os impactos da mudança.

Em outras palavras, é preciso buscar a compreensão de como ocorrem os efeitos de cadeia no negócio, fato que contribuirá para o seu maior alinhamento estratégico.

Melhora na reação às mudanças

É na melhora da reação às mudanças que o change management tem a sua aplicação fortalecida. Isso acontece porque ele diminui a ansiedade que costuma aparecer quando estamos diante de algo novo.

Além disso, também faz com que os funcionários fiquem mais flexíveis em relação às modificações na estrutura interna da empresa.

Por fim, vale salientar que a implementação do change management só pode ser feita com sucesso a partir de um bom diagnóstico. Nesse sentido, estamos nos referindo a todos os pontos da organização que passarão por uma determinada alteração.

Uma vez analisados, faça um mapeamento dos possíveis riscos dessa transição, considerando as vantagens esperadas, os recursos que serão necessários e os resultados que deseja obter no médio e longo prazo. ​

O que achou deste artigo? Gostou? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This