Você sabe que sua empresa precisa constantemente encontrar formas de se destacar no mercado, não é mesmo? Simplesmente vender seus produtos não é mais suficiente para garantir o sucesso nos negócios. O pós-venda é o serviço que abrange tudo o que a empresa faz para valorizar e manter os clientes mesmo depois que eles já compraram seus produtos.
Um bom pós-venda pode garantir aumento nos lucros, fidelização dos clientes, melhoria no desempenho da empresa e, principalmente, ser um diferencial em relação aos concorrentes. Então, confira agora 4 dicas imperdíveis de como trabalhar o pós-venda com qualidade. Vamos lá?
1. Receba feedback dos clientes
Os clientes gostam de saber que as opiniões deles importam para sua empresa. Assim, mostrar-se aberto a ouvi-los após a compra é essencial. Uma boa estratégia é criar mecanismos que incentivem os clientes a manifestarem sua opinião, sem que isso, no entanto, seja enfadonho.
Você pode, por exemplo, pedir a seus clientes que respondam a pesquisas da satisfação. Em troca, pode oferecer incentivos, como cupons de desconto para serem usados na próxima compra.
2. Atenda os clientes com paciência e agilidade
Como nem sempre tudo são flores, é preciso que sua equipe esteja pronta para atender bem os clientes mesmo quando houver reclamações. Paciência e disposição para resolver os problemas que surgirem no pós-venda mostram que sua empresa é séria e comprometida.
A agilidade também é essencial. Se sua empresa se mostrar lenta na resolução de problemas, pode passar uma imagem de desinteresse e desleixo. Essa lentidão pode fazer com que os clientes pensem que só o que importa para a empresa são as vendas e o lucro, o que não poderia ser pior para sua imagem, não é mesmo?
3. Crie um sentimento de comunidade
É importante que seus clientes não adquiram apenas um produto ou serviço, mas sintam que são parte de uma comunidade ou estilo de vida. Assim, sua empresa pode engajar e conectar os clientes por meio das redes sociais, por exemplo.
Uma estratégia para o bom pós-venda é pedir que os clientes fotografem o que adquiriram e compartilhem as fotos com você. Criar enquetes e votações também é uma ótima maneira de tornar os clientes participativos e transformá-los em verdadeiros seguidores da sua marca.
4. Use os e-mails a seu favor
Manter o contato com os seus clientes após a compra é fundamental. Além de mostrar que você se importa com eles, isso pode gerar novas oportunidades de negócios. Por exemplo, se um consumidor comprou um par de tênis, por que não sugerir a ele, por e-mail, que compre também um par de meias?
É importante, entretanto, que os e-mails não sejam vistos pelos seus clientes como spam. As ofertas dos pós-venda devem ser apresentadas de forma que não pareça que você está vendendo algo, mas sim ajudando o cliente a aproveitar melhor a atual experiência de compra.
Portanto, lembre-se que o relacionamento da empresa com o cliente não termina no momento em que a compra é finalizada. Pelo contrário, a fidelização dos clientes é conquistada justamente por meio de um bom pós-venda. Esse é o momento em que a empresa mostrará ao cliente que ele importa e que tem valor.
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